Porsche Concept Mission E: o futuro está chegando

Não há como se falar em carros esportivos sem lembrar da marca Porsche. Há décadas que as máquinas fabricadas pela marca alemã são sinônimo de desempenho diferenciado, mecânica confiável e design identificável à distância. E isso não deverá mudar muito.

Um concept apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro, dá uma clara visão de como serão os modelos da montadora de Stuttgart num futuro próximo.

Batizado de Porsche Mission E, o concept não se afasta muito do tradicional design da casa mas, ao mesmo tempo, prova que é possível adotar uma motorização elétrica sem abrir mão das características de desempenho da marca ao oferecer nada menos de 600 hp de potência, aceleração brutal, autonomia de 500 km e só 15 minutos de tempo de carregamento das baterias.

Rapidez em todos os sentidos

Em comparação ao tempo de recarga exigido por outros veículos elétricos, os 15 minutos que o Mission E Concept exige para alcançar 80% da carga das baterias equivalem a um rápido “splash and go” das pistas de competição.

A motorização e o sistema de recuperação de energia são descendentes diretos dos utilizados nos 919 Hybrid, vencedores da edição deste ano das míticas 24 Horas de Le Mans, onde aceleração e velocidade final não servem para muita coisa se não tiverem equivalentes em durabilidade e resistência.

Dois motores elétricos de ímãs permanentes (PMSM) produzem 440 kW, o que equivale a mais de 600 hp e permitem que o Mission E acelere de zero a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e alcance os 200 km/h em menos de 12 segundos.

Em função de sua alta eficiência, densidade de potência e linearidade na conversão da energia elétrica em força, eles conseguem que todo o seu potencial seja utilizado mesmo após várias acelerações em intervalos curtos, ao contrário de outros sistemas de propulsão elétrica.

Para melhor aproveitamento de toda essa potência, o sistema de tração integral nas quatro rodas Porsche Torque Vectoring distribui automaticamente o torque para cada uma das rodas individuais em função do que for necessário em cada situação.

Um dos avanços introduzidos no Porsche Mission E é a utilização de tecnologia de 800 volts, o dobro do utilizado em outros modelos elétricos atuais. Isso se traduz em tempos de carregamento mais curtos, maior autonomia e menor peso, em função do uso de cabos de cobre bitola menores.

Turbo Charging

Discretamente instalado atrás de um segmento deslizante da carroceria, logo atrás da roda dianteira esquerda, o inovador sistema “Porsche Turbo Charging” permite conectar ao carro tanto a estações de carregamento de 800 volts quanto às mais tradicionais de 400 volts.

Outra opção é o carregamento por indução, que pode ser feito simplesmente estacionando o carro sobre uma bobina embutida no piso, a partir da qual a energia é transferida sem cabos a uma outra bobina existente no carro.

A bateria de lítio-íon que abastece os dois motores é instalada junto ao piso do carro, ocupando todo o espaço entre os eixos dianteiro e traseiro. Isso garante um baixo centro de gravidade e permite que o peso seja distribuído uniformemente entre os dois eixos, otimizando o equilíbrio.

Com estilo que não se afasta muito dos icônicos modelos da Porsche, a carroceria oferece espaço para quatro ocupantes e utiliza uma mistura de alumínio, aço e polímero reforçado de fibra de carbono, chamando a atenção pelos faróis dianteiros integrados a entradas de ar e pelas quatro portas com abertura contraposta.

As rodas em fibra de carbono são de 21 polegadas na dianteira e de 22 polegadas na traseira.

Por dentro, os apoios de cabeça dos bancos lembram as proteções usadas pelos pilotos de competição. Na carroceria, as portas “suicidas” são o destaque. Cada detalhe do Porsche Mission E chama a atenção!

 

Texto: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

7 dias ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

7 dias ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.