Porsche Concept Mission E: o futuro está chegando

Não há como se falar em carros esportivos sem lembrar da marca Porsche. Há décadas que as máquinas fabricadas pela marca alemã são sinônimo de desempenho diferenciado, mecânica confiável e design identificável à distância. E isso não deverá mudar muito.

Um concept apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro, dá uma clara visão de como serão os modelos da montadora de Stuttgart num futuro próximo.

Batizado de Porsche Mission E, o concept não se afasta muito do tradicional design da casa mas, ao mesmo tempo, prova que é possível adotar uma motorização elétrica sem abrir mão das características de desempenho da marca ao oferecer nada menos de 600 hp de potência, aceleração brutal, autonomia de 500 km e só 15 minutos de tempo de carregamento das baterias.

Rapidez em todos os sentidos

Em comparação ao tempo de recarga exigido por outros veículos elétricos, os 15 minutos que o Mission E Concept exige para alcançar 80% da carga das baterias equivalem a um rápido “splash and go” das pistas de competição.

A motorização e o sistema de recuperação de energia são descendentes diretos dos utilizados nos 919 Hybrid, vencedores da edição deste ano das míticas 24 Horas de Le Mans, onde aceleração e velocidade final não servem para muita coisa se não tiverem equivalentes em durabilidade e resistência.

Dois motores elétricos de ímãs permanentes (PMSM) produzem 440 kW, o que equivale a mais de 600 hp e permitem que o Mission E acelere de zero a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e alcance os 200 km/h em menos de 12 segundos.

Em função de sua alta eficiência, densidade de potência e linearidade na conversão da energia elétrica em força, eles conseguem que todo o seu potencial seja utilizado mesmo após várias acelerações em intervalos curtos, ao contrário de outros sistemas de propulsão elétrica.

Para melhor aproveitamento de toda essa potência, o sistema de tração integral nas quatro rodas Porsche Torque Vectoring distribui automaticamente o torque para cada uma das rodas individuais em função do que for necessário em cada situação.

Um dos avanços introduzidos no Porsche Mission E é a utilização de tecnologia de 800 volts, o dobro do utilizado em outros modelos elétricos atuais. Isso se traduz em tempos de carregamento mais curtos, maior autonomia e menor peso, em função do uso de cabos de cobre bitola menores.

Turbo Charging

Discretamente instalado atrás de um segmento deslizante da carroceria, logo atrás da roda dianteira esquerda, o inovador sistema “Porsche Turbo Charging” permite conectar ao carro tanto a estações de carregamento de 800 volts quanto às mais tradicionais de 400 volts.

Outra opção é o carregamento por indução, que pode ser feito simplesmente estacionando o carro sobre uma bobina embutida no piso, a partir da qual a energia é transferida sem cabos a uma outra bobina existente no carro.

A bateria de lítio-íon que abastece os dois motores é instalada junto ao piso do carro, ocupando todo o espaço entre os eixos dianteiro e traseiro. Isso garante um baixo centro de gravidade e permite que o peso seja distribuído uniformemente entre os dois eixos, otimizando o equilíbrio.

Com estilo que não se afasta muito dos icônicos modelos da Porsche, a carroceria oferece espaço para quatro ocupantes e utiliza uma mistura de alumínio, aço e polímero reforçado de fibra de carbono, chamando a atenção pelos faróis dianteiros integrados a entradas de ar e pelas quatro portas com abertura contraposta.

As rodas em fibra de carbono são de 21 polegadas na dianteira e de 22 polegadas na traseira.

Por dentro, os apoios de cabeça dos bancos lembram as proteções usadas pelos pilotos de competição. Na carroceria, as portas “suicidas” são o destaque. Cada detalhe do Porsche Mission E chama a atenção!

 

Texto: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.