De acordo com dados do IBGE, quase 46 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência motora, mental, visual ou auditiva. Isso significa que 24% da população total do país têm o que se chama tecnicamente de “necessidades especiais”. Não é à toa que a acessibilidade vem se tornando um assunto que a cada dia ganha mais evidência.
Grande parte dessas pessoas poderia dirigir veículos especialmente adaptados e, para facilitar o seu acesso a esses veículos, uma série de normas legais os isenta de recolhimento de impostos e taxas federais, estaduais e municipais, como IPI, IOF, ICMS e IPVA.
Complementarmente, esses consumidores ainda contam com linhas de crédito com juros subsidiados para a compra de equipamentos e veículos, o que facilita ainda mais o seu acesso a esses tipos de produtos.
Chamando a atenção
O enorme potencial de crescimento desse mercado vem atraindo a atenção das montadoras, que criaram facilidades e serviços e ainda dão descontos adicionais de até 5% nos preços dos veículos para conquistar os consumidores.
As redes de concessionários passaram a ter vendedores especializados especialmente treinados, que fazem o atendimento dos consumidores interessados a domicílio e os encaminham a despachantes especializados, cujos serviços são muitas vezes oferecidos como cortesia da revenda.
De olho nesse público, nada menos que oito das maiores montadoras instaladas no país participaram no mês passado em São Paulo da oitava edição da feira especializada ReaTech, onde mostraram suas últimas novidades em stands de mais de 300m².
Além disso, General Motors, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Nissan, Renault e Toyota também disponibilizaram dezenas de veículos adaptados para serem testados pelos visitantes.
Oportunidade de mercado
Um fato digno de nota, é que a maioria absoluta desses veículos não é entregue pelas montadoras às revendas já equipada com os acessórios que vão permitir que eles sejam conduzidos por pessoas com necessidades especiais. Essa instalação é feita localmente, em lojas e oficinas indicadas pelos fabricantes desses acessórios.
Portanto, em função da baixa concorrência e do grande potencial do mercado, essa pode ser uma opção interessante para os lojistas de acessórios que procuram novas opções de produtos para oferecer.
O varejo de acessórios é uma das opções que atraem o interesse das empresas especializadas em equipamentos para adaptação de veículos, como a Cavenaghi, líder nesse segmento, cujos produtos são homologados por praticamente todas as montadoras nacionais, com exceção da Fiat, que preferiu homologar os produtos importados de outra marca.
Segundo o Raul Oliveira Neto, gerente comercial da Cavenaghi, muitos dos produtos da empresa podem ser instalados rapidamente, sem a necessidade de ferramentas especiais ou grandes requisitos de espaço.
Produtos com potencial
Alguns produtos podem ser instalados com grande facilidade, como os “pomos“ giratórios, acessórios facilmente adaptados ao volante de direção do veículo que tanto servem para diminuir o esforço exigido de motoristas comuns em vans, peruas, caminhões e ônibus, como são indicados para pessoas com restrições de uso das mãos, com opção de modelos de um, dois ou três pontos. Ou seja, tanto podem ser oferecidos para motoristas sem deficiência como para os com necessidades especiais.
Outro produto da empresa com bastante identidade com as lojas de acessórios é a CCE – Central de Comandos Elétricos, um tipo de controle remoto acoplado ao volante, que permite que o motorista acione facilmente todos os comandos elétricos do veículo, como setas, faróis, limpador e buzina, além de poder ser usado para facilitar o uso da direção.
Além desses acessórios mais simples, a empresa ainda oferece uma diversificada gama de outros produtos para atender as mais diversas necessidades das pessoas com deficiência, como controles manuais de aceleração e frenagem, embreagens automatizadas, bancos basculantes, etc.
Por requererem instalação mais especializada, esses produtos mais específicos exigem um treinamento técnico e só são comercializados por revendedores autorizados. A Cavenaghi está estudando com atenção as características e necessidades da rede de varejo de acessórios automotivos e promete novidade nos próximos meses.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.