Prof. Marins: Três medidas para enfrentar a crise

PARECE CLARO QUE A CRISE QUE ESTAMOS VIVENDO PODERÁ SE AMPLIAR AINDA MAIS NESTE 2015.

A pergunta que não quer calar é o que, dentro das poucas possibilidades que nos restam, podemos fazer para minorar seus efeitos e sobreviver até que a neblina baixe e possamos novamente acelerar.

Três coisas são absolutamente necessárias para enfrentar esta crise:

1 – NÃO PODEMOS PERDER NENHUM CLIENTE

Agora é preciso fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para manter os clientes que já temos.
Sabemos que não será fácil conquistar novos clientes, mas perder os que já temos será pecado capital e não podemos permitir que isso ocorra em nossa empresa.

2 – TEMOS QUE PROCURAR VENDER MAIS AOS CLIENTES QUE JÁ TEMOS

Além de não perder os clientes que já temos é nossa obrigação procurar formas criativas de servi-los ainda mais e melhor, participando mais de seu bolso e de sua carteira, oferecendo a eles todo o nosso portfólio de produtos e serviços.

É sempre mais fácil vender mais para os clientes que já temos do que conquistar novos clientes. E há, sem dúvida, muitas oportunidades para vender mais para os clientes satisfeitos que temos dentro de nossa empresa.

3 – TEMOS QUE SENTAR EM CIMA DO CAIXA

Não bastará não perder clientes e vender mais aos que já temos.

Será preciso sentar em cima do caixa. Será preciso combater rigidamente toda forma de desperdício, de inadimplência, de compras erradas que gerarão estoques elevados.

Assim, muito cuidado ao financiar vendas e fazer vendas a prazo.

Lembre-se de que os juros subirão e a inadimplência poderá aumentar.

Trabalhe com estoques mínimos e coloque toda a força no combate ao desperdício em todas as áreas da empresa.

“É preciso criar espaço para que novas ideias surjam e sejam rapidamente testadas e avaliadas na prática.”

Essas três medidas poderão minorar os efeitos da crise em nossa empresa. Mas elas precisam ser tomadas com coragem e determinação.

Além disso, é preciso lembrar que tempos de crise exigem ainda mais CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO.

É preciso criar espaço para que novas ideias surjam e sejam rapidamente testadas e avaliadas na prática. Um clima tenso, negativo demais, poderá embotar a inovação e a criatividade, aprofundando ainda mais a crise, e muitas saídas que porventura existam poderão não ser vistas em ambientes pesados e autoritários.

Pense nisso. Sucesso!

Professor Marins

O antropólogo e escritor Luiz Marins, mais conhecido como Professor Marins, é um dos mais conhecidos e populares palestrantes e consultores do Brasil e colaborador fixo da AutoMOTIVO.
Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail: consultores@revistaautomotivo.com.br

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

2 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

2 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

5 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

5 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

5 meses ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

5 meses ago

This website uses cookies.