PARECE CLARO QUE A CRISE QUE ESTAMOS VIVENDO PODERÁ SE AMPLIAR AINDA MAIS NESTE 2015.
A pergunta que não quer calar é o que, dentro das poucas possibilidades que nos restam, podemos fazer para minorar seus efeitos e sobreviver até que a neblina baixe e possamos novamente acelerar.
Três coisas são absolutamente necessárias para enfrentar esta crise:
Agora é preciso fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para manter os clientes que já temos.
Sabemos que não será fácil conquistar novos clientes, mas perder os que já temos será pecado capital e não podemos permitir que isso ocorra em nossa empresa.
Além de não perder os clientes que já temos é nossa obrigação procurar formas criativas de servi-los ainda mais e melhor, participando mais de seu bolso e de sua carteira, oferecendo a eles todo o nosso portfólio de produtos e serviços.
É sempre mais fácil vender mais para os clientes que já temos do que conquistar novos clientes. E há, sem dúvida, muitas oportunidades para vender mais para os clientes satisfeitos que temos dentro de nossa empresa.
Não bastará não perder clientes e vender mais aos que já temos.
Será preciso sentar em cima do caixa. Será preciso combater rigidamente toda forma de desperdício, de inadimplência, de compras erradas que gerarão estoques elevados.
Assim, muito cuidado ao financiar vendas e fazer vendas a prazo.
Lembre-se de que os juros subirão e a inadimplência poderá aumentar.
Trabalhe com estoques mínimos e coloque toda a força no combate ao desperdício em todas as áreas da empresa.
“É preciso criar espaço para que novas ideias surjam e sejam rapidamente testadas e avaliadas na prática.”
Essas três medidas poderão minorar os efeitos da crise em nossa empresa. Mas elas precisam ser tomadas com coragem e determinação.
Além disso, é preciso lembrar que tempos de crise exigem ainda mais CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO.
É preciso criar espaço para que novas ideias surjam e sejam rapidamente testadas e avaliadas na prática. Um clima tenso, negativo demais, poderá embotar a inovação e a criatividade, aprofundando ainda mais a crise, e muitas saídas que porventura existam poderão não ser vistas em ambientes pesados e autoritários.
Pense nisso. Sucesso!
O antropólogo e escritor Luiz Marins, mais conhecido como Professor Marins, é um dos mais conhecidos e populares palestrantes e consultores do Brasil e colaborador fixo da AutoMOTIVO.
Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail: consultores@revistaautomotivo.com.br
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.