Prof. Marins: Três medidas para enfrentar a crise

PARECE CLARO QUE A CRISE QUE ESTAMOS VIVENDO PODERÁ SE AMPLIAR AINDA MAIS NESTE 2015.

A pergunta que não quer calar é o que, dentro das poucas possibilidades que nos restam, podemos fazer para minorar seus efeitos e sobreviver até que a neblina baixe e possamos novamente acelerar.

Três coisas são absolutamente necessárias para enfrentar esta crise:

1 – NÃO PODEMOS PERDER NENHUM CLIENTE

Agora é preciso fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para manter os clientes que já temos.
Sabemos que não será fácil conquistar novos clientes, mas perder os que já temos será pecado capital e não podemos permitir que isso ocorra em nossa empresa.

2 – TEMOS QUE PROCURAR VENDER MAIS AOS CLIENTES QUE JÁ TEMOS

Além de não perder os clientes que já temos é nossa obrigação procurar formas criativas de servi-los ainda mais e melhor, participando mais de seu bolso e de sua carteira, oferecendo a eles todo o nosso portfólio de produtos e serviços.

É sempre mais fácil vender mais para os clientes que já temos do que conquistar novos clientes. E há, sem dúvida, muitas oportunidades para vender mais para os clientes satisfeitos que temos dentro de nossa empresa.

3 – TEMOS QUE SENTAR EM CIMA DO CAIXA

Não bastará não perder clientes e vender mais aos que já temos.

Será preciso sentar em cima do caixa. Será preciso combater rigidamente toda forma de desperdício, de inadimplência, de compras erradas que gerarão estoques elevados.

Assim, muito cuidado ao financiar vendas e fazer vendas a prazo.

Lembre-se de que os juros subirão e a inadimplência poderá aumentar.

Trabalhe com estoques mínimos e coloque toda a força no combate ao desperdício em todas as áreas da empresa.

“É preciso criar espaço para que novas ideias surjam e sejam rapidamente testadas e avaliadas na prática.”

Essas três medidas poderão minorar os efeitos da crise em nossa empresa. Mas elas precisam ser tomadas com coragem e determinação.

Além disso, é preciso lembrar que tempos de crise exigem ainda mais CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO.

É preciso criar espaço para que novas ideias surjam e sejam rapidamente testadas e avaliadas na prática. Um clima tenso, negativo demais, poderá embotar a inovação e a criatividade, aprofundando ainda mais a crise, e muitas saídas que porventura existam poderão não ser vistas em ambientes pesados e autoritários.

Pense nisso. Sucesso!

Professor Marins

O antropólogo e escritor Luiz Marins, mais conhecido como Professor Marins, é um dos mais conhecidos e populares palestrantes e consultores do Brasil e colaborador fixo da AutoMOTIVO.
Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados ao e-mail: consultores@revistaautomotivo.com.br

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

23 horas ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.