Sabedor da insegurança que acaba por ser parte do dia-a-dia dos empresários do nosso mercado, o palestrante fez questão de começar mostrando diversos estudos e artigos que revelam todo o tamanho do mercado brasileiro: segundo o Banco Mundial já somos a sexta maior economia do mundo em 2014, seremos a quinta no próximo ano e a quarta em 2040.
Um país de classe média
E seremos rapidamente um país de classe média. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em 2015 os pobres serão apenas 8% da população e nos próximos cinco anos a projeção é que a classe média passe de 49% para 56,5% da população, enquanto que a soma das classes A, B e C deve abranger 72% de todos os brasileiros.
Além disso, um estudo da empresa Pyxis Ibope Inteligência afirma que, após a forte ascensão das classes D e E para C ocorrida na última década, estamos no meio de um novo movimento de migração semelhante, só que da classe C para a B.
Segundo esse estudo, até o fim de 2015 a classe B deve ser a camada social com maior potencial de consumo, com nada menos que 15,1 milhões de domicílios e R$ 753 bilhões para gastar, ultrapassando a classe C.
Um país, potencial de consumo de vários
Em seguida, Marins passou a examinar o potencial do nosso mercado, comparando os números locais com os de países que muitos de nós invejamos e vemos como de primeiro mundo e como exemplos para nos espelharmos.
Segundo o IBGE, o Brasil tem mais de 190 milhões de habitantes, dos quais mais de 89 milhões têm entre 25 e 59 anos. Esse grupo, no auge da sua capacidade de trabalho, é maior do que toda a população da Alemanha, que é de 81,8 milhões de pessoas, já incluindo crianças e idosos.
Continuando com dados do IBGE, os mais de 10 milhões de brasileiros que ganham mais de cinco salários mínimos superam a população somada de Noruega e Dinamarca ou de Uruguai, Líbano e Kuwait.
Economias dos estados, maiores que muitos países
O Paraná seria a 54ª economia do mundo, maior do que a do Kuwait, e Santa Catarina, a 60ª, superando a Líbia. Já a economia do Rio Grande do Sul é igual à da Nova Zelândia e supera a do Peru. A de Rondônia é maior do que a do Paraguai.
Em resumo, temos muito mercado para conquistar e inúmeros motivos para deixar o pessimismo de lado e continuar acreditando. Como costuma dizer o Professor Marins, “pense nisso”. E continue investindo e trabalhando!
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação e Equipe AM
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.