Artigos

REALIDADE AUMENTADA: uma tendência no mercado automotivo

*Por Marcos Trinca

Experiências de Realidade Aumentada tem sido cada vez mais utilizadas como estratégia de engajamento e para oferecer uma boa experiência aos consumidores. Engana-se aqueles que acham que a novidade traz retornos positivos somente para o mercado de varejo, entretenimento ou educação, o setor automotivo é um exemplo de segmento tradicional que tem se rendido aos benefícios da tecnologia.


Que a transformação digital abalou diversos negócios, isso não há dúvidas, e foi observando que a maior parte da jornada de compra de carros acontecia via internet que diversas marcas passaram a enxergar as soluções imersivas como estratégia para aumentar ainda mais suas vendas. Afinal, por que não otimizar o tempo e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, se já é possível visualizar em tempo real o carro que deseja adquirir como se estivesse frente a frente com ele?

A Citroën, por exemplo, foi pioneira. Aliado a um chatbot no Facebook Messenger, os interessados nos produtos da marca puderam conhecer “de perto” o SUV Citroën C4 Cactus e utilizar da realidade aumentada para visualizar o carro na sua garagem e personalizá-lo com diferentes cores e acessórios, tudo isso sem ter que ir até uma concessionária.

Já a Ford começou a usufruir dessa solução para conectar técnicos a engenheiros, pois percebeu que isso ajudaria a agilizar o diagnóstico de falhas nos seus veículos e ganharia mais tempo para efetuar as reparações. A Volkswagem divulgou recentemente a produção do Nivus, primeiro crossover compacto da categoria a ser desenvolvido 100% digital, concebida pelas mais avançadas tecnologias de realidade virtual, aumentada e impressões 3D.

Como um agente nesse ecossistema reforço que as tecnologias imersivas têm sido grandes aliadas aos negócios que querem proporcionar um atendimento diferenciado aos seus clientes. Seja pelas redes sociais ou qualquer outro canal utilizado para vender ou gerar engajamento, enxergo o setor automotivo um verdadeiro oceano de oportunidades. Às montadoras cabe saber usufruir dessa inovação a seu favor e aos consumidores, vivenciar essa experiência incrível.

*Marcos Trinca é Head de XR da More Than Real, empresa brasileira referência global no desenvolvimento de experiências e soluções de realidade aumentada

Marcos Camargo

Recent Posts

Tiggo 7 na China já deixou modelo brasileiro para trás: veja o que muda

SUV médio ganha novo visual, mais tecnologia e fica mais barato A Chery na China…

3 dias ago

Honda HR-V Touring 2024: teste completo, consumo, ficha técnica

versátil, versão turbo tem bom desempenho mas custa quase R$ 200 mil O Honda HR-V…

3 dias ago

Polo, Strada e Onix: conheça os carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…

4 dias ago

Bao 5: conheça o jipe da BYD com 686cv que vai estrear no país em 2025

SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…

5 dias ago

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 semana ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 semanas ago

This website uses cookies.