Categories: CarrosPainel

Saiba as diferenças entre um carro de Stock Car e um carro normal

Um carro de Stock Car não é apenas um automóvel de rua modificado, mas exclusivamente produzido para a corrida.

O veículo é fabricado pela equipe da Stock Car por cima de uma gaiola de aço, chamada Santo Antonio, que visa proteger o piloto em caso de capotamento, evitando que ele seja atingido pelo teto do carro.

Além disso, possui revestimento anti-chamas, que blinda o condutor em caso de incêndio no motor, por exemplo.

Dentro do veículo, há apenas um banco de carbono para o piloto, diferente do carro usado para voltas rápidas – estes são carros de exibição, com mais um lugar para um passageiro.

O volante do carro usado na corrida é cheio de comandos: além do rádio, usado pelo piloto para se comunicar com a equipe, e da água que ele bebe, é onde fica o câmbio estilo borboleta de seis marchas.

Para trocar de marcha, o piloto deve pisar na embreagem, como em um carro manual que dirigimos pelas ruas da cidade.

Também igual aos carros normais é o combustível usado nos veículos de Stock Car: o etanol, que encontramos em postos por todo o País.

O tanque, porém, é maior, com capacidade para 106 litros, enquanto um tanque de um automóvel normal tem capacidade para cerca de 70 litros.

Essa característica pode ser justificada pelo consumo do carro de Stock Car, que é maior que em um veículo normal: um litro para cada um quilômetro percorrido contra um litro para cada seis quilômetros percorridos para os veículos de passeio.

Naturalmente, o motor de um carro de Stock Car também é muito mais potente que o da maioria dos veículos que circulam nas ruas.

Assim como o veículo em si, é fabricado pela equipe da Stock Car especialmente para as corridas e tem uma potência de 500 cavalos. Por cima de toda essa estrutura, vai a carroceria das montadoras patrocinadoras das equipes.

A manutenção de todas essas máquinas é apenas para precaução, já que dificilmente os carros quebram. A produção é cuidadosa e usa peças de última tecnologia, garantindo o espetáculo e a segurança dos pilotos.

Toda essa complexidade inviabiliza que um motorista de um carro normal consiga dirigir um veículo de Stock Car. Os competidores do circuito são experientes e possuem um grande currículo no mundo automobilístico.

Por isso, para nós, condutores do dia-a-dia, só nos resta assistir às corridas e aplaudir o talento dos habilidosos pilotos.

Denise Andrade

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.