Salão de Paris: crise européia não diminui o glamour e tradição do evento

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Apesar da crise econômica vivida em todo continente europeu, a organização do Salão de Paris classificou como “excelente”  o total de 1.253.513 pessoas que visitaram o parque de exposições do Porte de Versailles para a edição deste ano, que aconteceu entre os dias 4 e 19 de outubro.

Para driblar a crise e aumentar o número de visitantes, os organizadores abusaram de opções criativas, como cobrar entradas mais baratas que os 14 euros (equivalente a R$ 44) do ingresso cheio.

Pessoas mais jovens (entre 10 e 25 anos) pagaram 8 euros (cerca de R$ 24) e famílias (adulto acompanhado de uma ou duas crianças) também tiveram desconto nas entradas. Iniciativas que não só aumentaram o público, como também o renovaram.

Mas em matéria de exclusividade, o evento deste ano não apresentou muitos lançamentos. E as montadoras que levaram novidades priorizaram o que sempre atrai o público. As marcas de luxo mostraram carros topo de linha que tendem a ter preços cada vez maiores, já que o público deste tipo de veículo não deixou de comprar, pelo contrário.

Foi o caso de Bugatti, Ferrari, Lamborghini e Rolls-Royce. Mas houve também os que decidiram apostar na diversificação, seja de plataformas e de ideias para tentarem adequar os carros ao gosto do público com dinheiro mais curto.  Foi o caso do grupo Fiat-Chrysler, Peugeot, Citroën e Renault.

Veja os destaques que a AutoMOTIVO separou:

O Peugeot Quartz Concept no Salão de Paris

Peugeot Quartz – Capa da edição de outubro da AutoMOTIVO, este é um crossover que combina design avançado,
motorização híbrida de grande potência e uso de materiais inovadores para oferecer o que a montadora promete ser um
SUV topo de linha.

O Toyota C-HR Concept

Toyota C-HR Concept – Apesar de ainda não ser um modelo de produção, o C-HR Concept é estratégico para a Toyota. Ele estreia uma
nova plataforma que dará origem aos futuros SUVs da marca. O conceito mede 4,35 metros de comprimento, 1,85 metro de largura,
1,50 metro de altura e tem distância entre-eixos de 2,64 metros.

O Audi TT Sportback Concept

Audi TT Sportback Concept – A grande novidade da marca para o Salão de Paris traz o interior da atual família TT, predominando os
revestimentos em pele, aplicações em alumínio escuro e em preto brilhante.

O Citroen DS Divine

DS Divine – A Citroën decidiu dar asas para a linha de luxo DS, que virou uma marca separada em julho deste ano. O conceito apresentou um futuro em que o cliente poderá escolher como será o interior do seu veículo.

A bela Lamborghini Asterion

Lamborghini Asterion – Sem o ronco forte do motor? Esse é o primeiro veículo híbrido plug-in da história da marca. O carro-conceito, num azul vibrante, deslizou silenciosamente para o palco do Salão.

O SUV Audi RS Q3

Audi RS Q3 – A Audi amplia sua gama voltada ao mercado brasileiro com a introdução do RS Q3 no País. O utilitário esportivo de alta performance ainda não tem cronograma definido para o Brasil, mas é certo que vem.

O Honda HR-V

Honda HR-V – Próximo utilitário da marca japonesa fez sua primeira aparição. O modelo, feito na mesma plataforma do novo Fit, será produzido futuramente no Brasil e deve dar as caras no Salão do Automóvel de São Paulo.

O Ford Mustang 2015

Novo Mustang – Apresentado em Paris, o modelo pretende oferecer desempenho e refinamento de classe mundial, com elementos de design clássico e perfil elegante, como as já conhecidas lanternas traseiras de três barras, agora tridimensionais e a frente com grade dianteira trapezoidal em formato de boca de tubarão.

O Mercedes-Benz AMG GT

Mercedes AMG GT – Seguindo os passos de diversos modelos de nova geração, o AMG GT tem boa parte da estrutura em alumínio. Desse modo, tomando como base o último SLS, há uma redução de 145 kg, com o peso total estimado entre 1.540 e 1.570 kg.

O SUV Kia Sorento

Novo Kia Sorento – O SUV da marca coreana está maior em relação aos modelos anteriores. Além de redesenhado, ele mede agora 4,78 m de comprimento, 2,78 m entre os eixos e 1,68 m de altura. Estas novas dimensões permitem mais conforto para transportar até sete passageiros.

A Ferrari 458 Speciale conversível

Ferrari 458 Speciale – Apresentação oficial da 458 Speciale, que terá produção limitada em 499 carros, será equipada com o mesmo motor 4.5 V8 da Speciale cupê, de 605 cavalos, o que a torna a Ferrari conversível mais potente de todos os tempos.

fabio codellos

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 meses ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

6 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

6 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

9 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

9 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

10 meses ago