Instalação

Instalação: Sistema de iluminação, automação e desbloqueio de vídeo da nova Toyota SW4

A nova versão da famosa SUV da montadora Toyota, Hillux SW4, agora chamada somente de SW4, vem recheada de requinte com novo design luxuoso e sofisticações tecnológicas. Trata-se de um carro consolidado no mercado de SUVs, robusto, e que, com estas mudanças, torna-se um veículo completo que se enquadra agora nas categorias premium dos melhores do mercado, sendo uma excelente oportunidade para o mercado de acessórios em geral.

Embora com uma plataforma elétrica bem avançada, a montadora manteve a tradição de flexibilidade e facilidade para modificações e upgrades de acordo com a necessidade do usuário. Nesta matéria vamos descrever o que construímos e idealizamos para o sistema de iluminação e desbloqueio deste veículo.

Iluminação

Neste modelo que recebemos, o veículo já vem equipado com LEDs frontais de posicionamento e faróis bi-focais de LEDs. Mantivemos este sistema original mas, na parte de farol de milha, o carro vem equipado originalmente com um modelo de lâmpada H11 halógena que, em contraste com o sistema original de LEDs, apresentava uma disparidade que nos desagradou – e muito.

Analisamos o copo do farol de milha e percebemos que ele se encontrava numa área de baixa circulação de ar. Por este motivo, decidimos aplicar sistemas de LEDs 6.000K, que geram baixa dissipação de calor devido à sua alta eficiência (foto 1). Deixo claro que foi uma opção, o que permite a utilização de um kit de xenon sem problemas, desde que se saiba utilizá-lo, com o carro sempre em movimento para maior refrigeração.

Foto 1

Ainda na parte externa, substituímos as lâmpadas de iluminação de placa, que originalmente vem equipada com modelo T10 (pingão) halógena (o que dá um tom amarelado e antiquado ao veículo) por LED T10 de 6.000K de alta luminosidade, com tecnologia COB, dando uma aparência muito mais esportiva à parte traseira do veículo.

Na parte interna do veículo pudemos logo observar um grande erro no sistema original de iluminação: apenas a iluminação central e de leitura usam LEDs. O restante utiliza uma iluminação halógena amarelada e antiquada. Fizemos a substituição do restante da iluminação por LEDs com tecnologia COB, conforme detalhamos a seguir.

Nas quatro portas, substituímos a iluminação de solo, que originalmente era T10 halógena, por T10 LED de alta performance (foto 2).

Foto 2

No quebra sol, quando abrimos a proteção do espelho, também acendia uma lâmpada amarelada modelo T10 que foi substituída por LED (foto 3).

Foto 3

Ainda na parte interna, no compartimento de malas, a iluminação central, por incrível que pareça, também é amarelada, contrariando qualquer projeto estético pois, lembrando o que já havíamos citado anteriormente, a iluminação de cortesia central é originalmente de LED.

Fizemos imediatamente a substituição do modelo original torpedo de 28 mm halógena, por uma placa de LED de alta performance de 6.000K, o que alinhou o padrão de iluminação central do veículo tornado-o agradável e iluminado por igual.

Como vemos, apenas no setor de iluminação já podemos oferecer uma ampla gama opções ao nosso cliente.

Automação

O veículo, por ser um lançamento mundial, não vem equipado com subida de vidro e nem rebatimento de retrovisores – mais uma grande oportunidade para você, lojista, oferecer para o seu cliente. Neste projeto utilizamos módulos de subida de vidros plug and play e rebatimento de retrovisores, ambos one-touch via chaveador original do veículo, muito úteis na correria dos dias de hoje.

Desbloqueio do vídeo em movimento

Neste veículo o desbloqueio da central original é feito através de uma interface plug and play facilmente encontrada nas melhores lojas do segmento. A interface implantada neste veículo para desbloquear vídeo e TV digital é a mesma que utilizamos no novo Corolla equipado com central de fábrica. Embora a máscara frontal da SW4 seja diferente, a parte de software e plugs é a mesma do novo Corolla. A seguir, mostramos passo-a-passo a sequência de desmontagem para retirada da central e implantação da interface de desbloqueio.

Retire cuidadosamente as asas laterais que envolvem o painel central, ambas presas por presilhas plásticas de pressão (fotos 4 e 5).

Foto 4
Foto 5

Retire a moldura de acabamento em Black piano, também fixada por presilhas plásticas (fotos 6 e 7).

Foto 6
Foto 7

Feito isso, retire os parafusos laterais da central com uma chave canhão ou Phillips, como desejar.

Efetue o plugamento da interface nos conectores originais conforme indica o fabricante da interface (foto 8). Leia sempre o manual de instalação.

Foto 8

Com a interface devidamente conectada, efetue os testes necessários e remonte o veículo efetuando o procedimento contrário ao da desmontagem.

Boa instalação!

Por: Serginho e Bila – Projetistas de áudio da Stop Car Áudio Design

 

Matéria publicada originalmente na revista AutoMOTIVO, a publicação B2B do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

2 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

3 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

5 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

7 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.