Sistema interativo da Ford permite controlar apps através do carro


 

O programa é o primeiro a estimular desenvolvimento de aplicativos móveis na indústria automobilística

Um anúncio da Ford, no início do ano durante o CES 2013 (Consumer Eletronic Show), a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, deixou muita gente ansiosa para conhecer as novidades do sistema multimídia Sync e sua interface Applink. Ativado por voz, o sistema permite que o motorista controle aplicativos do celular sem precisar tocar no aparelho.

Hoje, a Ford conta com 64 aplicativos ativados por comandos de voz para os veículos equipados com o Sync para smartphones das plataformas Android, BlackBerry e iOS. Segundo um representante da Ford, o programa deve chegar a países da América do Sul no fim deste ano. Aqui no Brasil o sistema SYNC, desenvolvido pela Microsoft, é encontrado nos modelos Edge, Fusion, New Fiesta, Novo EcoSport, Novo Fusion, mas sem o AppLink.

 

A montadora lançou um programa batizado de Ford Developer Program (Programa Ford para Desenvolvedores) para atrair produtores de software interessados em desenvolver aplicativos que rodem na interface Applink, já famosa lá fora e usada em diversos modelos da marca.

O programa é o primeiro da Ford aberto aos desenvolvedores de software. Cada novo aplicativo criado terá seu funcionamento e adequação avaliados por engenheiros da Ford. Se aprovado, o desenvolvedor terá apoio da empresa para colocar do aplicativo no mercado.

A Ford garante que desenvolvendo mais aplicativos, através da plataforma, irá incentivar a criação de experiências inovadoras dentro de seus veículos.

Lançado em 2010, na CES, o Sync AppLink é um sistema avançado que inclui serviços populares no exterior, como o personalizador de rádio Pandora, já conhecido pelos brasileiros, além de rádio inteligente e digital, canal de notícias e navegador personalizado.

 

Três principais categorias de aplicativos foram apresentadas pela Ford: notícias e informação, música e entretenimento, navegação e localização. Para manter esses temas, a Ford afirma estar em parceria com uma variada gama de empresas e pesquisadores.

1. Notícias e informação

Disponibilidade dos jornais Wall Street Journal e USA Today, acesso a notícias de rádio ao vivo e sob demanda e versões em áudio dos artigos mais importantes de várias revistas e jornais.

2. Música e entretenimento

Mais de 30 mil estações de rádio e conteúdos na internet, como serviços de música sob demanda, música por assinatura, notícias, entretenimento, áudio-livros, informações sobre o tempo, restaurantes, hotéis, entre outros.

3. Navegação e localização

Localização em tempo real para a família e amigos, em um mapa dinâmico, e o BeCouply, que oferece sugestões instantâneas de pontos interessantes na região.

 

OpenXC em código aberto para atrair desenvolvedores

A OpenXC é outra plataforma que recebe forte investimento da Ford. Ela é baseada no sistema operacional Android e dá acesso à rede de dados interna dos veículos. A empresa deseja que seus clientes consigam personalizar seus veículos com aplicativos que controlem diversos equipamentos instalados neles.

A montadora e sua parceira Bug Labs, especialista em tecnologia, garantem que a plataforma dará acesso aos dados de desempenho do veículo em tempo real, como velocidade, aceleração, travas e sensores.
A plataforma foi anunciada pela primeira vez em 2011 e disponibilizada no mesmo ano como software de código aberto, o que significa que a plataforma agora está aberta para modificações e personalizações, atraindo desenvolvedores do mundo inteiro.

Com isso, também é possível que engenheiros criem aplicativos e equipamentos conectados para uma futura geração de automóveis.

Durante o Salão de Nova York, em março deste ano, Jim Farley, vice-presidente executivo de marketing da Ford, anunciou um prêmio de US$ 50 mil aos desenvolvedores que conseguirem fazer aplicativos voltados à economia de combustível, usando a plataforma OpenXC.

Batizado de Personalized Fuel Efficiency App Challenge, o desafio serve para difundir o tema da economia de combustível e fazer com que, futuramente, os motoristas possam compartilhar seus resultados.

 

Por: Renata Asp
Fotos: Divulgação

fabio codellos

Recent Posts

Tiggo 7 na China já deixou modelo brasileiro para trás: veja o que muda

SUV médio ganha novo visual, mais tecnologia e fica mais barato A Chery na China…

2 dias ago

Honda HR-V Touring 2024: teste completo, consumo, ficha técnica

versátil, versão turbo tem bom desempenho mas custa quase R$ 200 mil O Honda HR-V…

2 dias ago

Polo, Strada e Onix: conheça os carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…

3 dias ago

Bao 5: conheça o jipe da BYD com 686cv que vai estrear no país em 2025

SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…

4 dias ago

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 semana ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

1 semana ago

This website uses cookies.