Trailblazer: desempenho e requinte

 

Investimento alto impede que o utilitário siga o sucesso de vendas da pick-up da mesma marca

O Chevrolet Trailblazer foi desenvolvido para ser sucesso, já que foi criado em conjunto com a nova versão da S-10, pick-up média da marca que manteve a trajetória de sucesso no segmento e hoje está em terceiro lugar no ranking dos comerciais leves mais vendidos e é lider entre as pick-ups dias. Mas não é o que acontece com o utilitário por culpa do preço, segundo o mercado.

Os engenheiros da GM do Brasil, junto com engenheiros da GM na Tailândia, usaram todo seu conhecimento para adicionar ainda mais atributos de robustez, versatilidade, desempenho e conforto ao utilitário esportivo da Chevrolet, e realmente o SUV tem todos estes atributos e passou por diversos testes de validação para sintonizar o seu desempenho global e atender às condições locais, incluindo estradas abertas, estradas montanhosas e terrenos de extrema condição off-road, com capacidades de carga diferentes, para garantir que ele se comporte como um verdadeiro utilitário esportivo.

O grande problema é o crescimento do mercado e a grande variedade de oferta, que acaba fazendo com que os concorrentes ganhem mais espaço, quando se analisa o custo-benefício do veículo.
Mas para os lojistas que possuem consumidores que não acham que o valor seja um problema, apresentamos mais detalhes deste utilitário.

 

 

Traços marcantes e com personalidade

As linhas do novo Trailblazer são tão marcantes quanto às da nova S10. Mas a traseira mais alta e volumosa dá ao utilitário mais elegância. Com a frente alta e a grade seccionada pela barra que ostenta o logo da Chevrolet, o Trailblazer mostra que é capaz de superar diversos obstáculos. As linhas agressivas da dianteira acabam se tornando mais suaves na lateral, mas a ideia de força continua forte pelas caixas de rodas altas. Há outros destaques exteriores, como os para-lamas alargados, rodas 18” e o rack de teto com acabamento em alumínio, que passam uma sensação de robustez, combinados com estribos e frisos de plástico antracite na parte inferior das portas.

Mas é inegável que há uma forte exclusividade nas linhas do Trailblazer. O formato das janelas laterais traseiras e o friso cromado que acompanha as janelas laterais comprovam isso. A aparência premium também é refletida pelo trabalho detalhado de chapa em todo o exterior, incluindo o capô e painéis das portas laterais, que misturam camadas de luz natural para uma aparência limpa e harmoniosa.

Talvez o alto valor se explique aí, já que o SUV já apresenta diversos acessórios que o consumidor poderia buscar nas lojas a preços mais competitivos, como os alargadores, racks de teto, estribos e frisos. O que não impede o cliente de maior poder aquisitivo de querer trocar tudo e buscar exclusividade.

 

 

Interior espaçoso como deve ser o de um SUV

Com um comprimento total de 4,88 metros e largura de 1,90 metro, o utilitário da Chevrolet tem um interior espaçoso. Manuseio e estabilidade são auxiliados por uma distância entre eixos de 2,85 metros e com bitolas (dianteira e traseira) de 1,57 e 1,59 metros, respectivamente. Poucas coisas se colocarão a frente do Trailblazer, graças a sua distância mínima do solo de 232 milímetros.

Oferece excelente espaço interno, contando com uma terceira fileira de bancos retráteis. A capacidade do porta-malas traseiro vai de 205 litros a 1.830 litros, este último com todos os bancos rebatidos. Os designers também conseguiram elevar as segunda e terceira fileiras de assentos, sem sacrificar o espaço para a cabeça. Este estilo de bancos, lembrando os de um teatro, permite melhor visibilidade para todos os ocupantes. E os assentos da terceira fila oferecem conforto e espaço, mesmo para adultos, em viagens longas.

 

No interior há ainda semelhanças com o da versão LTZ da nova S10. Os comandos ficam posicionados no console central, incluindo o regulador do ar-condicionado. As linhas e a qualidade do acabamento garantem uma aparência de luxo em todas as interfaces de controle e superfícies – painel digital na cor ice blue com computador de bordo, console central integrados e assinatura do design Chevrolet no painel dual cockpit. Um sistema de entretenimento premium mantém o condutor e os passageiros entretidos em viagens longas.

 

Mais sobre a versão LTZ (comercializada no Brasil)

É equipado com duas opções de motor e tração 4X4. Um inédito e moderno motor V6 de 3.6 litros e 239 cavalos, alimentado por gasolina e o já conhecido e elogiado 2.8 Turbodiesel CTDI
Junto a estes dois motores, o Trailblazer esta disponível com uma transmissão automática de seis marchas – GR6. Além de toda comodidade e conforto de uma transmissão automática, esta caixa conta com o sistema Active Select, que permite o controle total da transmissão, por meio de trocas manuais, e maior esportividade. Além disso, o câmbio conta com o sistema Clutch to Clutch, que proporciona mudanças suaves e extremamente rápidas e com o EC3, sistema que gerencia o travamento do conversor de torque, proporcionando menor consumo de combustível.

O sistema de tração 4×2 e 4×4 High/Low é acionado eletronicamente “Shift on the Fly” por meio de um seletor no painel, dispensa alavanca e permite trocas com o carro em movimento.

O Trailblazer sai recheado de itens de conforto, estilo e segurança de fábrica. Tem ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático com comandos no volante, rodas aros 18 com pneus 265/60R18, sistema premium de som, incluindo rádio double din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar, quatro tomadas de 12V, entre outros itens.
A garantia, a exemplo da pick-up S10, é de três anos sem limite de quilometragem.

Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação

fabio codellos

Recent Posts

Bao 5: conheça o jipe da BYD com 686cv que vai estrear no país em 2025

SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…

14 horas ago

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

5 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

6 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

1 semana ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

1 semana ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

2 semanas ago

This website uses cookies.