Categories: Para Instaladores

Sistemas de segurança

Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design

O fusível e o disjuntor nada mais são do que um dispositivo de desarme de alimentação, caso haja uma irregularidade (curto-circuito), ou mesmo uma sobrecarga de corrente ou tensão no sistema. Trocando em miúdos: bem aplicados, são projetados para detectar fatores citados acima e desarmar, provocando, assim, uma interrupção instantânea da corrente no sistema. Um fator muito importante é o posicionamento destes equipamentos, que devem estar localizados o mais próximo da fonte de alimentação. No nosso caso, a bateria do veículo.
Um fato muito comum no dia-a-dia do instalador é a troca de um fusível queimado por um de maior valor de amperagem. Isto é inadmissível. Ex.: um CD player da marca X tem um consumo nominal de 10 A .
Na queima deste fusível, o instalador opta por um de 15 A, achando que o fusível é mais forte. Isso chega a ser quase um crime, já que ele está aumentando a carga resistiva para que o fusível venha a queimar. Ou seja, ele nada mais do que está fazendo aumentar a resistência do curto-circuito em relação ao fusível, não sanando o problema e podendo causar superaquecimento de cabos, partes plásticas do veículo e, (na maioria das vezes) ocasionando a queima do equipamento por sobrecarga excessiva de corrente.

Em muitas instalações, pode-se notar a inexistência de um fusível próximo ao Pólo positivo da bateria. É comum encontrar instalações erradas (em matéria de segurança), com o fusível junto ao terminal positivo de entrada do amplificador. Isto é relativamente comum de ocorrer quando o porta-fusível é banhado a ouro – o qual, por ser mais vistoso – acaba sendo colocado num local que possa ser notado. Infelizmente, como podemos constatar, este equipamento não protegerá o sistema, em caso de um curto-circuito.

Tempo de resistência de um fusível
Um fusível de 50 A não vai abrir (queimar) com a mesma amperagem, pois ele é projetado para suportar esta corrente nominal; tampouco não vai “abrir” com 51A . O tempo de resistência de um fusível varia conforme a corrente nele aplicada, Para rapidamente entendermos este funcionamento, diríamos que um fusível de 50 A – aplicada a mesma corrente – pode vir a demorar alguns minutos para queimar, pois isso significa um consumo contínuo. Já quando a nossa corrente dobra (100 A), ele abre em menos de 1 segundo, que é caracterizado como um curto-circuito, onde nossa fonte (bateria) vai descarregar toda a sua corrente num só ponto.

Tipos de fusíveis e suas aplicações

Mini fusíveis – encontrados de 3 A a 30 A. Na maioria das vezes, são utilizados em CD players e caixas de fusíveis do veículos

ATC ou ATO – encontrados de 3A a 40 A, também são encontrados nas caixas de fusíveis dos veículos.

Maxi Fuse – encontrado de 30A a 100 A, estes são os mais utilizados para amplificadores nesta faixa de corrente.

Fusível de vidro (5×20, AGC ou AGU) – Estes foram muito utilizados entre as décadas de 80 e 90. Estão quase obsoletos.

Fusível ANL (fusível “faca”)– Encontrados de 35 A a 750 A, ele é o utilizado para sonorizações de alta performance.

Outra opção para sonorizações de alta performance são os disjuntores automotivos, com desarme automático, encontrados na faixa de corrente de 80 A a 500 A.
Isto geralmente ocorre por contato do cabo condutor positivo com qualquer parte metálica do veículo, ou mesmo um curto-circuito interno na rede de consumo. No nosso caso, amplificadores, ou mesmo um simples CD player.

fabio codellos

Recent Posts

Salão do Automóvel de SP 2025 recebeu mais de meio milhão de visitantes

Qual o balanço do salão do automóvel de são paulo 2025? Durante o evento, bem…

4 dias ago

Veikko by NP no Salão do Automóvel: confira o que marca levou para o evento

fabricante de soleiras, protetores e adesivos está no maior evento de carros do Brasil A…

1 semana ago

Ecotap no Salão do Automóvel: veja o que marca levou para o evento

No setor de acessórios, marca destacou produtos de borracha no maior evento do setor A…

1 semana ago

Renault Kardian recebe nota máxima no LATIN NCAP

SUV compacto é bem avaliado em novo teste pelo órgão independente Renault Kardian obtém nota…

1 semana ago

Corzus está no Salão do Automóvel 2025: veja os lançamentos da marca

Fabricante de amplificadores e caixas levou últimas novidades para o evento Screenshot Além de participar…

1 semana ago

Brucke engates no Salão do Automóvel: confira as novidades

Fabricante levou linha de engates e acessórios para o Salão Screenshot "Uma alegria estarmos com…

1 semana ago

This website uses cookies.