Por: Serginho e Billa, da Stop Car Audio Design
Quando o carro está em movimento, um fluxo de ar intenso (principalmente em velocidades elevadas, acima dos 150 km/h) passa por todos os lados. Os spoilers são equipamentos que tentam direcionar e/ou diminuir este fluxo de ar na parte inferior do carro. Desta forma, a pressão sobre o carro aumenta, ao mesmo tempo que a pressão entre o carro e solo abaixa, aumentando a aderência do veículo ao solo e criando um efeito que em F-1 se convencionou chamar efeito-asa, ou efeito-solo.
O resultado? A força para baixo (downforce) gerada por esta diferença de pressão empurra o carro nesta direção, mantendo-o mais colado no chão e, assim, melhorando seu desempenho em curvas.
Muita gente pensa que a instalação de spoilers tem a função de melhorar a aerodinâmica. Nada mais errado! Agora que você sabe para que serve um spoiler, não cometa mais este erro…
Spoilers tuning têm diversas formas. Há o spoiler dianteiro, traseiro e ainda os spoilers laterais – todos eles com a mesma função de ajudar o carro a grudar no asfalto (além de, claro, deixar nossos carrões mais incrementados e bonitos).
SUV médio ganha novo visual, mais tecnologia e fica mais barato A Chery na China…
versátil, versão turbo tem bom desempenho mas custa quase R$ 200 mil O Honda HR-V…
Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…
SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
This website uses cookies.