O começo da história dela como representante, por exemplo, não foi natural como a maioria das histórias que conhecemos. Vânia era responsável pela área administrativa de uma distribuidora familiar que quebrou e o resultado foi uma cartela de credores. Um destes credores convocou a representante e fez a proposta: “você passa a trabalhar como representante da minha marca e a sua comissão vira pagamento da dívida que a sua empresa tem comigo”.
A representante não teve alternativa senão aceitar e, a partir daí, passou a trabalhar bastante a sua autoestima. “Imagina: eu tendo que vender produtos para clientes que, de certa forma, também eram meus credores”. Foi aí que Vânia afirma ter vivido um dos momentos mais marcantes da vida profissional: “Eu acabei tomando a decisão de procurar alguns dos meus credores e fazer a mesma proposta que recebi, me tornar representante deles e poder pagar a dívida com meu trabalho”, afirma.
Existiram alguns personagens cruciais para que as portas se abrissem para Vânia. Um deles é o Ocimar Garcia, diretor da Permak: “Ele acreditou em mim, me deu uma oportunidade e ainda aceitou receber só uma parte da comissão como forma de pagamento. E foi assim, com o apoio de pessoas como o Ocimar, que entrei no ramo da representação”, conta.
Mas o papel do diretor da Permak na carreira da representante, foi ainda mais significativo: foi ele também que a indicou ao responsável pela QSL (empresa de representação que atuava com a antiga marca Selenium). “Eu fui conversar com o responsável e me deparei com feras da representação, mas como a QSL tinha uma limitação em diversidade de produtos, a conta não valia a pena para os outros. Acabei ficando com a vaga!”, afirma a representante.
Podemos dizer que a Vânia Simieli contou com a sorte, mas ela tem uma frase bem mais interessante que define aquele momento: “a sorte é o encontro da oportunidade com a preparação”, mas na ocasião a preparação da representante era a vontade de trabalhar, de fazer acontecer.
E foi o que ela fez nos sete meses seguintes, antes de acontecer a segunda guinada na sua ainda curta carreira como representante. A Selenium encerrou as atividades com a QSL e formou uma equipe de representantes exclusiva. “Muitos foram dispensados e eu fiquei! E mesmo com todas as mudanças e aquisição da empresa pelo Grupo Harman, eu continuo representando a empresa, que hoje é a Harman do Brasil, na linha Car Audio JBL e Transducer”.
Atualmente a área de atuação da representante é São Paulo, porém, como atende distribuidores nacionais, ela ministra treinamento de produtos e participa de eventos em âmbito nacional. “Nós fazemos um planejamento anual baseado na minha carteira de clientes, e aí provisiono as visitas que preciso fazer ao longo do ano conforme as necessidades de cada cliente”.
A Vânia considera muito importante que o representante escute o cliente, mas também leve inovação para apresentar a ele. “Eu sento com o televendas, com os vendedores externos, se a empresa os tiver, com os coordenadores e gerentes e tento lhes mostrar oportunidades de negócios. Porque quando você trabalha com um produto de marca consagrada, eles acabam achando que não há nada a ser levado de novo, mas sempre há. Sempre há algo motivador ou alguma nova técnica que precisa sim ser mostrada”, afirma.
Ao longo dos anos, o setor automotivo também mudou muito. Mudaram leis, mas também o comportamento dos consumidores e profissionais do setor. Segundo Vânia, a ST (Substituição Tributária) ainda é unanimidade quando se fala em mudança no setor automotivo, e mesmo hoje ainda causa complicações.
“Mas acredito que o comportamento do consumidor é algo a que precisamos nos atentar. Há 15 anos, ninguém chegava à loja com uma sacola: o consumidor dizia o que precisava e confiava no projeto daquele lojista. Hoje, com o acesso à informação, ele compara, ele conhece as marcas, as potências, e chega à loja ciente do que quer. Cabe ao lojista estar tão antenado quanto para atendê-lo com qualidade e conquistá-lo. Os lojistas precisam encontrar um caminho de inovação para voltar a se comunicar com este consumidor informado”.
Um dos pontos fortes de São Paulo, região que a representante atende, é a diversidade. “São Paulo é muito grande e abriga um pouquinho de cada região do país por aqui. Isso é um ponto muito positivo a meu ver, pois abre o leque de opções a oferecer. Um exemplo é que o gosto musical da população, que nas periferias prefere o ‘som pesado’ e no restante da região o ‘som de qualidade’ predomina”.
Falando mais sobre o trabalho do representante em São Paulo, Vânia afirma que é uma região servida de profissionais/lojistas que proporcionam atendimento em qualquer local da cidade.
Por tudo isso, Vânia Simieli acredita que os papéis dos profissionais e suas funções devem estar muito bem definidos. “É papel da fábrica a divulgação de produtos para o consumidor final, estimulando a demanda de baixo para cima, e também o de colaborar com a profissionalização do mercado de lojistas e instaladores, com capacitação de produtos e gestão administrativa.
Assim como é papel do Representante estimular o vendedor, buscar inovações, apresentar ações motivadoras para que produtos, mesmo que já consagrados, continuem a vender e a ser aceitos pelo consumidor”, finaliza.
Texto: Denise Andrade
Imagens: Divulgação
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