Categories: Fornecedores

Soundigital investe para acompanhar a demanda

Os produtos são testados individualmente na fábrica

O aumento do poder aquisitivo da “nova classe média” e o constante aumento de novos veículos nas ruas vem tendo reflexos positivos nas empresas brasileiras do setor de som e acessórios automotivos. Ao mesmo tempo, o consumidor se mostra cada vez mais bem informado e exigente.

Para fazer frente às mudanças do mercado, as empresas não podem ficar paradas e precisam investir na ampliação da capacidade produtiva e em pesquisa e qualidade de produtos.

É o que vem fazendo a fabricante gaúcha de amplificadores automotivos Soundigital, que recebeu a visita da equipe de reportagem da AutoMOTIVO. Localizada na cidade de Gravataí, pólo industrial na área metropolitana de Porto Alegre, a empresa está investindo na construção de uma nova e moderna fábrica, que deve ser inaugurada até o final do ano.

Projetado e construído sob-medida, o novo prédio terá o dobro da área das instalações atuais e abrigará instalações de ponta, que permitirão à Soundigital acompanhar o crescimento do mercado sem necessidade de novos investimentos. Demostrando a sua confiança no futuro, a empresa também vai continuar com as instalações atuais, no bairro de São Vicente.

Paralelamente à construção da nova fábrica, a Soundigital continua investindo em pesquisa e desenvolvimento, preparando a sua linha para 2014, que, segundo ela, trará produtos que incorporarão tecnologia que ainda não existe no mercado brasileiro.

Da escola para o mercado

A origem da empresa nos remete a 1996, quando o seu fundador, o então estudante de engenharia elétrica Juliano Anflôr, precisou desenvolver um amplificador digital classe D como trabalho para a faculdade.

Naquela época, Juliano imaginava apenas manter o equipamento resultante do projeto escolar para o seu próprio uso e não tinha intenção de comercializar o seu amplificador nem de começar sua própria empresa.

Mas o seu protótipo fez tanto sucesso entre amigos e conhecidos que ele começou a receber pedidos e passou a produzir diversos outros amplificadores. Logo, graças à divulgação boca-a-boca garantida pela avaliação positiva dos usuários, seus produtos já estavam participando de campeonatos de som automotivo.

Em pouco tempo, surgia a Soundigital, que passou a desenvolver diversas versões de amplificadores digitais, agregando novas melhorias. Hoje, mais de quinze anos depois, a empresa já conta com 110 colaboradores.

Aspectos da linha de produção

Tecnologia

A Soundigital destaca que a inovação faz parte das suas raízes e que está investindo na ampliação do uso de nanotecnologia em seus amplificadores, com uma linha integrada apenas por produtos que usam esse tipo de tecnologia. Entre outros pontos, ela lista o pioneirismo na produção de amplificadores com tampa transparente em chapa de policarborato, no emprego de indicadores de LED com chips e na adoção de voltagens acima dos 12 Volts, característica que permite mais potência com menor consumo de energia da bateria.

Uma característica para a qual ela chama a atenção é que, além de todo o cuidado tomado na montagem e no emprego exclusivo de componentes de primeira linha, cada um de seus produtos é testado individualmente antes de sair da linha de produção. Com isso, se minimiza a possibilidade de reclamações e de retorno de produtos em garantia.

Cristiano Kern e Juliano Anflôr

Produtos

Hoje, a linha de produtos da empresa reúne mais de 30 modelos diferentes, distribuídos entre quatro linhas de amplificadores digitais (Nano, 12 V, 24V e Alta Tensão), além de acessórios e fontes.

Os produtos Soundigital podem ser encontrados em lojas especializadas de todos os mercados brasileiros e também são exportados para países do Mercosul, os Estados Unidos e a Espanha, porta de entrada para o Mercado Comum Europeu.

Para divulgar a sua tecnologia, a Soundigital equipou a “Carreta Treme-Treme”, considerado o mais potente som automotivo do mundo, com 2,4 milhões de watts. Foram usados 24 amplificadores de 100.000 watts de potência cada um.

 

 

Política Comercial

A política comercial da empresa é de atendimento exclusivo a distribuidores, através de uma rede de representantes que cobre todo o Brasil. Segundo a Soundigital, a Região Sul, berço da empresa, ainda é onde seus produtos vendem mais.

Parte da equipe da fábrica da Soundigital

  Por Amadeu Castanho Neto

Fotos Equipe AutoMOTIVO

fabio codellos

View Comments

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.