Como a Ford é uma das únicas montadoras que não tem um representante no segmento de SUVs médios circulando no Brasil, é grande a expectativa de que o Ford Kuga seja lançado por aqui no início do próximo ano. O SUV que nos Estados Unidos é conhecido como Escape, terá como principais concorrentes: Kia Sportage, Hyundai ix35 e a Honda CRV.
A expectativa aumentou porque o utilitário foi apresentado no último Salão de Buenos Aires (realizado no mês de junho). Lá a informação de que o carro utiliza a mesma plataforma do Focus (fabricado na Argentina) animou os fãs da marca que terão maior possibilidade de ver o carro circulando logo por aqui, e ainda, que se posicionará entre o EcoSport e o Edge.
A versão do Kuga apresentada no salão argentino é a que utiliza a plataforma do Focus, por isso possui muitas semelhanças: como a grade dianteira inferior que é tripartida e a superior ladeada por faróis mais estreitos. A linha de cintura elevada e acentuada por um vinco passa uma aparência musculosa ao SUV da Ford, já na traseira o destaque são as lanternas gigantes e bem desenhadas.
Por dentro, as semelhanças continuam, até os materiais são os mesmos, o painel possui desenho bastante arrojado e conta com detalhes em black piano enquanto o volante tem um aplique de plástico, que imita alumínio escovado. O Kuga mede 4.52 metros de comprimento, 30 cm a mais do que o Ecosport, já o porta-malas é de 442 Litros.
Em matéria de equipamentos o Kuga tem bastante a oferecer, mas na maioria das versões apenas como opcionais: sistema multimídia MyFord Touch e SYNC, sete airbags – entre eles um para o joelho do motorista -, sistema de monitoramento de pontos cegos, sensor de estacionamento, Park Assist, câmera de ré, entre muitos outros, mas um dos equipamentos que chama mais a atenção é a abertura elétrica do porta-malas – que detecta a presença do proprietário, quando o mesmo passar o pé sob a parte debaixo do para-choque traseiro.
A versão de topo terá rodas de liga leve de 19 polegadas, teto solar panorâmico, luzes diurnas, sensores dianteiros e traseiros, faróis inteligentes, assentos dianteiros aquecidos, e mesas de piquenique ligadas às costas dos bancos dianteiros.
Quanto a segurança, o Kuga recebeu 5 estrelas no crash test do EuroCap, com nota de proteção total de 88% – o mais elevado nível obtido por um SUV médio.
Lá fora, o Kuga é comercializado com o motor 1.6 litro da linha Ecoboost de 175 cavalos de potência (há ainda um bloco a diesel de 2.0 litros, com 140 cv ou 163 cv, e outro a gasolina 2.5 litros de 168 cv), associado ao câmbio PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem, que apresenta consumo médio de 9,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.
No Brasil, as versões à diesel, não podem vir assim, já que não há a opção de marcha reduzida. Quando iniciar a fabricação na Argentina, a motorização deverá seguir a do Focus, com unidades Sigma 1.6 e Duratec 2.0, ambas bicombustíveis. O moderno Ecoboost só virá quando o automóvel puder utilizar etanol também.
Por Denise Andrade
Fotos: Divulgação
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