O aumento do poder aquisitivo da “nova classe média” e o constante aumento de novos veículos nas ruas vem tendo reflexos positivos nas empresas brasileiras do setor de som e acessórios automotivos. Ao mesmo tempo, o consumidor se mostra cada vez mais bem informado e exigente.
Para fazer frente às mudanças do mercado, as empresas não podem ficar paradas e precisam investir na ampliação da capacidade produtiva e em pesquisa e qualidade de produtos.
É o que vem fazendo a fabricante gaúcha de amplificadores automotivos Soundigital, que recebeu a visita da equipe de reportagem da AutoMOTIVO. Localizada na cidade de Gravataí, pólo industrial na área metropolitana de Porto Alegre, a empresa está investindo na construção de uma nova e moderna fábrica, que deve ser inaugurada até o final do ano.
Projetado e construído sob-medida, o novo prédio terá o dobro da área das instalações atuais e abrigará instalações de ponta, que permitirão à Soundigital acompanhar o crescimento do mercado sem necessidade de novos investimentos. Demostrando a sua confiança no futuro, a empresa também vai continuar com as instalações atuais, no bairro de São Vicente.
Paralelamente à construção da nova fábrica, a Soundigital continua investindo em pesquisa e desenvolvimento, preparando a sua linha para 2014, que, segundo ela, trará produtos que incorporarão tecnologia que ainda não existe no mercado brasileiro.
Da escola para o mercado
A origem da empresa nos remete a 1996, quando o seu fundador, o então estudante de engenharia elétrica Juliano Anflôr, precisou desenvolver um amplificador digital classe D como trabalho para a faculdade.
Naquela época, Juliano imaginava apenas manter o equipamento resultante do projeto escolar para o seu próprio uso e não tinha intenção de comercializar o seu amplificador nem de começar sua própria empresa.
Mas o seu protótipo fez tanto sucesso entre amigos e conhecidos que ele começou a receber pedidos e passou a produzir diversos outros amplificadores. Logo, graças à divulgação boca-a-boca garantida pela avaliação positiva dos usuários, seus produtos já estavam participando de campeonatos de som automotivo.
Em pouco tempo, surgia a Soundigital, que passou a desenvolver diversas versões de amplificadores digitais, agregando novas melhorias. Hoje, mais de quinze anos depois, a empresa já conta com 110 colaboradores.
Tecnologia
A Soundigital destaca que a inovação faz parte das suas raízes e que está investindo na ampliação do uso de nanotecnologia em seus amplificadores, com uma linha integrada apenas por produtos que usam esse tipo de tecnologia. Entre outros pontos, ela lista o pioneirismo na produção de amplificadores com tampa transparente em chapa de policarborato, no emprego de indicadores de LED com chips e na adoção de voltagens acima dos 12 Volts, característica que permite mais potência com menor consumo de energia da bateria.
Uma característica para a qual ela chama a atenção é que, além de todo o cuidado tomado na montagem e no emprego exclusivo de componentes de primeira linha, cada um de seus produtos é testado individualmente antes de sair da linha de produção. Com isso, se minimiza a possibilidade de reclamações e de retorno de produtos em garantia.
Produtos
Hoje, a linha de produtos da empresa reúne mais de 30 modelos diferentes, distribuídos entre quatro linhas de amplificadores digitais (Nano, 12 V, 24V e Alta Tensão), além de acessórios e fontes.
Os produtos Soundigital podem ser encontrados em lojas especializadas de todos os mercados brasileiros e também são exportados para países do Mercosul, os Estados Unidos e a Espanha, porta de entrada para o Mercado Comum Europeu.
Para divulgar a sua tecnologia, a Soundigital equipou a “Carreta Treme-Treme”, considerado o mais potente som automotivo do mundo, com 2,4 milhões de watts. Foram usados 24 amplificadores de 100.000 watts de potência cada um.
Política Comercial
A política comercial da empresa é de atendimento exclusivo a distribuidores, através de uma rede de representantes que cobre todo o Brasil. Segundo a Soundigital, a Região Sul, berço da empresa, ainda é onde seus produtos vendem mais.
Por Amadeu Castanho Neto
Fotos Equipe AutoMOTIVO
Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…
SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
This website uses cookies.
View Comments
muito boooom
Obrigado, Luti!