Categories: Fornecedores

Soundigital investe para acompanhar a demanda

Os produtos são testados individualmente na fábrica

O aumento do poder aquisitivo da “nova classe média” e o constante aumento de novos veículos nas ruas vem tendo reflexos positivos nas empresas brasileiras do setor de som e acessórios automotivos. Ao mesmo tempo, o consumidor se mostra cada vez mais bem informado e exigente.

Para fazer frente às mudanças do mercado, as empresas não podem ficar paradas e precisam investir na ampliação da capacidade produtiva e em pesquisa e qualidade de produtos.

É o que vem fazendo a fabricante gaúcha de amplificadores automotivos Soundigital, que recebeu a visita da equipe de reportagem da AutoMOTIVO. Localizada na cidade de Gravataí, pólo industrial na área metropolitana de Porto Alegre, a empresa está investindo na construção de uma nova e moderna fábrica, que deve ser inaugurada até o final do ano.

Projetado e construído sob-medida, o novo prédio terá o dobro da área das instalações atuais e abrigará instalações de ponta, que permitirão à Soundigital acompanhar o crescimento do mercado sem necessidade de novos investimentos. Demostrando a sua confiança no futuro, a empresa também vai continuar com as instalações atuais, no bairro de São Vicente.

Paralelamente à construção da nova fábrica, a Soundigital continua investindo em pesquisa e desenvolvimento, preparando a sua linha para 2014, que, segundo ela, trará produtos que incorporarão tecnologia que ainda não existe no mercado brasileiro.

Da escola para o mercado

A origem da empresa nos remete a 1996, quando o seu fundador, o então estudante de engenharia elétrica Juliano Anflôr, precisou desenvolver um amplificador digital classe D como trabalho para a faculdade.

Naquela época, Juliano imaginava apenas manter o equipamento resultante do projeto escolar para o seu próprio uso e não tinha intenção de comercializar o seu amplificador nem de começar sua própria empresa.

Mas o seu protótipo fez tanto sucesso entre amigos e conhecidos que ele começou a receber pedidos e passou a produzir diversos outros amplificadores. Logo, graças à divulgação boca-a-boca garantida pela avaliação positiva dos usuários, seus produtos já estavam participando de campeonatos de som automotivo.

Em pouco tempo, surgia a Soundigital, que passou a desenvolver diversas versões de amplificadores digitais, agregando novas melhorias. Hoje, mais de quinze anos depois, a empresa já conta com 110 colaboradores.

Aspectos da linha de produção

Tecnologia

A Soundigital destaca que a inovação faz parte das suas raízes e que está investindo na ampliação do uso de nanotecnologia em seus amplificadores, com uma linha integrada apenas por produtos que usam esse tipo de tecnologia. Entre outros pontos, ela lista o pioneirismo na produção de amplificadores com tampa transparente em chapa de policarborato, no emprego de indicadores de LED com chips e na adoção de voltagens acima dos 12 Volts, característica que permite mais potência com menor consumo de energia da bateria.

Uma característica para a qual ela chama a atenção é que, além de todo o cuidado tomado na montagem e no emprego exclusivo de componentes de primeira linha, cada um de seus produtos é testado individualmente antes de sair da linha de produção. Com isso, se minimiza a possibilidade de reclamações e de retorno de produtos em garantia.

Cristiano Kern e Juliano Anflôr

Produtos

Hoje, a linha de produtos da empresa reúne mais de 30 modelos diferentes, distribuídos entre quatro linhas de amplificadores digitais (Nano, 12 V, 24V e Alta Tensão), além de acessórios e fontes.

Os produtos Soundigital podem ser encontrados em lojas especializadas de todos os mercados brasileiros e também são exportados para países do Mercosul, os Estados Unidos e a Espanha, porta de entrada para o Mercado Comum Europeu.

Para divulgar a sua tecnologia, a Soundigital equipou a “Carreta Treme-Treme”, considerado o mais potente som automotivo do mundo, com 2,4 milhões de watts. Foram usados 24 amplificadores de 100.000 watts de potência cada um.

 

 

Política Comercial

A política comercial da empresa é de atendimento exclusivo a distribuidores, através de uma rede de representantes que cobre todo o Brasil. Segundo a Soundigital, a Região Sul, berço da empresa, ainda é onde seus produtos vendem mais.

Parte da equipe da fábrica da Soundigital

  Por Amadeu Castanho Neto

Fotos Equipe AutoMOTIVO

fabio codellos

View Comments

Recent Posts

Polo, Strada e Onix: conheça os carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…

4 horas ago

Bao 5: conheça o jipe da BYD com 686cv que vai estrear no país em 2025

SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…

1 dia ago

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

6 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

7 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

1 semana ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

2 semanas ago

This website uses cookies.