Pouca gente sabe, mas o QG de engenharia da Kia não fica na Coréia, mas na Alemanha. Mais precisamente em Frankfurt, onde está baseado o badalado Peter Schreyer, seu Chief Design Officer, tirado a peso de ouro da Audi e responsável pela marcante renovação do visual dos produtos da Kia. Foi em Frankfurt que nasceu o “concept” Kia Gran Turismo ou simplesmente GT, apresentado em 2011 no Frankfurt Motor Show, um dos mais tradicionais e badalados salões de automóveis de todo o mundo.
A excelente acolhida que o público dispensou ao “concept” mostrou aos executivos da montadora a viabilidade de produzir um GT “de rua” e o projeto passou a ser desenvolvido pela equipe de Peter Schreyer. Como seria de se esperar de um Gran Turismo, os protótipos de pré-produção foram testados na famosa pista de Nurburgring, tradicional “casa” do Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula Um e o resultado final de todo esse esforço foi apresentado na edição de 2017 do Salão de Detroit.
Ao contrário de outras criações da equipe de Schreyer, o Kia Stinger não tem um visual muito moderno, como suas outras obras ou mesmo como o “concept” sugeria. De certo modo, seu design é conservador, remetendo a modelos como os da Maserati ou da BMW. Provavelmente isso é proposital, mirando num segmento específico de consumidores mais maduros, interessados em comprar um carro que não chame demais a atenção, mas que tenha um desempenho esportivo quando necessário.
Enquanto a equipe de Peter Schreyer cuidava do estilo do Stinger, a parte de desempenho ficou aos cuidados da equipe de Albert Biermann, ex-vice-presidente da divisão M (de veículos esportivos) da BMW e agora chefe de Desenvolvimento de Alto Desempenho da Kia. Portanto, a aparência semi-comportada do sedan da Kia deve encobrir um carro que dá prazer de pilotar quando se pisa fundo no acelerador.
A Kia oferece o Stinger com duas opções de motorização turbo: um 2.0 litros de quatro cilindros que desenvolve 255 hp e um V6 de 3.3 litros, que entrega 365 hp. Nos dois casos a transmissão é automática, com 8 velocidades e 5 diferentes modos de condução.
A tração pode ser só traseira ou integral. Para segurar toda essa potência, a Kia instalou freios Brembo nas quatro rodas de liga leve de 19 polegadas. Como não poderia deixar de ser, o motorista tem à disposição um grande número de equipamentos avançados de segurança, que a Kia chama de Tecnologia Drivewise: Alerta de Atenção ao Motorista (Driver Attention Alert – ADA), Assistência de Colisão Avançada (FCA), Frenagem de Emergência Autônoma (AEB), Advanced Smart Cruise Control (ASCC), Assistência de Manutenção de Faixa de Trânsito (Lane Keep Assist – LKA), Detecção de ponto cego (BSD) e Alerta de Trânsito Cruzado Traseiro (RCTA), entre outros.
Ainda às contas com a cobrança abusiva de IPI, a Kia não tem planos imediatos de trazer o Stinger para o Brasil. Isso, no entanto, não quer dizer que o modelo não esteja presente no stand da empresa no próximo Salão Internacional do Automóvel, em 2018. Vamos esperar – e torcer!
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
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