Com expressivo crescimento na quantidade de empresas fornecedoras e no número de executivos de distribuidoras, o evento registrou com milhões de reais em vendas e se consolidou no calendário do mercado de som e acessórios automotivos, passando a ter lugar garantido nas agendas dos principais players do mercado.
Aguardada com muita expectativa depois do grande impacto obtido pelo primeiro ENAN, no ano passado, a segunda edição do ENAN – Encontro Nacional AutoMOTIVO de Negócios foi um grande sucesso em todos os aspectos.
Números recordes
Com um crescimento de mais de 50% no número de fornecedores e de distribuidores, a iniciativa da revista AutoMOTIVO e da editora Universus contou com maciço apoio do mercado, reunindo executivos de nada menos que 115 das principais empresas distribuidoras de som e acessórios de todo o Brasil e 50 renomados fabricantes e importadores (capacidade total).
Isso obrigou a organização a fazer um aumento na área ocupada no Pavilhão de Eventos do hotel Novotel Center Norte, num total de aproximadamente 2.000 metros quadrados, além de dezenas de apartamentos dedicados a hospedar os “hosted buyers”, executivos de distribuidoras especialmente convidados por indicação dos fornecedores participantes e trazidos de outros estados por conta do evento.
A procura por convites foi tão grande que, com o hotel lotado, a organização precisou reservar apartamentos extras em um outro hotel do grupo na mesma região e estabelecer um serviço de transporte com vans para esses convidados.
No total, foram mais de 400 participantes reunidos durante os três dias do evento, que graças ao foco bem definido na geração de negócios e relacionamento, gerou milhões de reais em pedidos e obteve maciça aprovação dos participantes.
“O sucesso foi tão grande que todas as nossas expectativas mais otimistas foram superadas. Ficou muito claro que o mercado de som e acessórios automotivos entendeu claramente que esse é o seu evento, cuidadosamente pensado e organizado para gerar resultados para todos os seus participantes, independente deles serem fornecedores ou distribuidores”, resumiu Fabio Codellos, diretor da AutoMOTIVO e da Editora Universus.
Muitas novidades
Idealizado para oferecer um ambiente informal, prático e acolhedor, no qual os principais fornecedores e distribuidores do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos pudessem se reunir com o objetivo de fazer negócios e aprofundar o seu relacionamento, o evento apresentou este ano diversas novidades na programação, no conteúdo, no tamanho da área ocupada e nas promoções para os participantes.
A primeira delas foi o início um dia antes, com um jantar de boas-vindas, introduzido pela organização com o objetivo de acolher os executivos de distribuidoras que chegavam de outros estados, aproveitar para apresentá-los aos fornecedores participantes, permitindo que o networking e a aproximação já tivessem início desde o primeiro momento.
Durante esse jantar, uma outra novidade: uma aplaudida palestra pelo conhecido conferencista profissional e consultor, Professor Ribeiro Souza, que discorreu sobre o tema Marketing de Resultados. Depois de apresentar diversas evidências de que os próximos anos o mercado tem tudo para crescer muito, o Professor Ribeiro enfatizou que no mercado dinâmico de hoje, as empresas já não devem trabalhar com metas, mas com métricas, acompanhando continuamente o mercado e o desempenho de vendas e tomando medidas imediatas.
Mais um ponto enfatizado por ele, acostumado a se apresentar para executivos de algumas das principais empresas do país, é que as empresas precisam deixar de discutir preços e passar a negociar em torno do valor. Sua palestra motivou todos os presentes e gerou demorados aplausos.
Outra novidade que teve muito sucesso foi a introdução de conteúdo técnico no ENAN, com um painel no fim dos trabalhos do segundo dia do evento, durante o qual foi feita a apresentação em primeira mão de um estudo inédito sobre o mercado brasileiro de acessórios, especialmente preparado feito pelo consultor alemão Stephan Keese.
Sócio-diretor e responsável pelo segmento automotivo da Roland Berger Strategy Consultants, umas das mais conhecidas e respeitadas empresas de consultoria estratégica do mundo, Keese apresentou dados que despertaram muito interesse dos centenas de participantes do painel. Leia nesta edição uma matéria com todo o conteúdo do estudo apresentado pelo consultor Stephan Keese.
Segundo explicou Regina Piza – diretora da AutoMOTIVO, estando diariamente em contato com muitos players do mercado brasileiro de som e acessórios automotivos, a equipe da revista pôde perceber que existia uma grande carência de números e informações e também que muitas questões de grande importância para todos deixavam se ser discutidas.
Por isso, além de tudo, também foi incluido um debate na programação desta edição do ENAN. Numa concorrida sessão mediada por um jornalista da revista, executivos de distribuidores, fornecedores e representantes puderam pela primeira vez apresentar publicamente os seus pontos de vista e sugerir aprimoramentos nas relações entre os players do mercado.
Crescendo sem parar, mas mantendo o formato do evento
Para manter o mesmo ambiente acolhedor da primeira edição apesar do grande crescimento do número de empresas fornecedoras e de executivos de distribuidoras, a organização do ENAN 2013 precisou adicionar dois novos salões para que os fornecedores apresentassem seus produtos, uma nova sala de negociação e o restaurante foi instalado em um salão maior, que acomodou confortavelmente as centenas de participantes e também foi utilizado, com pequenas mudanças, para a palestra do Professor Ribeiro e para o painel técnico.
Com isso, o evento passou a contar com quatro salas de exposição e duas dedicadas à apenas às negociações, ocupando uma área total de cerca de 2.000 metros quadrados do Centro de Eventos do confortável e bem localizado hotel Novotel Center Norte.
Mesmo com o considerável aumento da área ocupada, o interesse dos participantes foi tanto que em alguns momentos foi preciso criar uma “lista de espera” para as salas de negociação, áreas em que fornecedores e distribuidores contam com áreas exclusivas para poderem negociar com discrição e silêncio. A organização já tomou providências para aumentar ainda mais a área ocupada pelo ENAN sem perder as características principais do evento. Essa deve ser apenas uma das muitas novidades que serão preparadas para que o ENAN 2014 ofereça ainda mais resultados para todos os seus participantes.
Uma Ferrari ao alcance de todos
Quem é que não gostaria de poder experimentar a aceleração brutal e o ronco de uma Ferrari? Ainda mais no Brasil, país em que se costuma dizer que cada brasileiro é um apaixonado por carros. Mesmo para quem está acostumado, o ronco do motor de 400 hp é de arrepiar!
Procurando oferecer para os participantes do ENAN 2013 uma oportunidade única e extremamente diferenciada, a revista AutoMOTIVO não deixou por menos e fez questão de que dezenas de participantes do ENAN tivessem a oportunidade de sentir a emoção de uma volta pelas ruas e avenidas de São Paulo num legítimo bólido vermelho da lendária fábrica de Maranello.
Estrategicamente posicionada bem em frente à entrada principal do ENAN, o carro atraiu a atenção de todos os participantes. Centenas deles fizeram questão de ser fotografados junto dela. Durante o almoço do último dia do evento, muitos executivos de distribuidoras e fornecedores vibraram ao terem seus nomes anunciados para o passeio na Ferrari.
Depoimentos:
“Um evento muito importante! É ótimo você ter em um mesmo espaço diversos fabricantes e distribuidores para poder conhecer melhor novos produtos e trocar ideias”.
Odair Flores, Ger. de Compras da Danfab Peças e Acessórios
“Parabéns pela realização da segunda edição do ENAN, foi um prazer para nossa empresa participar mais uma vez do evento, e permitir que apresentássemos um pouco de nossa empresa, nossa estratégia e nossos produtos para os distribuidores mais importantes dos segmento. Esperamos que a Universus continue com essa iniciativa e sempre contará com o apoio de nossa Cia. O segmento é carente de acontecimentos organizados e sérios como esse.
Walter Sitta Junior, Ger. Nacional de Vendas da JVC Kenwood
“Nós distribuidores e fornecedores devemos agradecer a iniciativa de vocês. Sabemos o quanto nosso mercado é carente de informações e ao mesmo tempo desorganizado, e são iniciativas e eventos como o ENAN que nos acordam para a realidade. Muito se fala que não é preciso grandes investimentos para se por ideias em prática, e vocês provaram isso pela segunda vez ao mercado, fazendo um evento prático e objetivo sem que nenhuma empresa utilizasse um investimento alto. Sei do trabalho e empenho de vocês para realização desta 2º edição. Ideias assim, precisam de gente disposta a trabalhar e que tenha competência para isto. Meus parabéns mais uma vez. Que brilhante demonstração que deram ao mercado!”
Beto Morschbacher, da AudioCar Distribuidora
Empresas presentes no ENAN 2013
Confira todas as fotos e vídeos do ENAN 2013 no site www.revistaautomotivo.com.br/ENAN e aguarde. BREVE A 3ª EDIÇÃO
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: André Nehmad
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.