Enquanto muitos mercados cresceram até 27,6% em 2012, outros encolheram. Com nisso, a Italia, um dos berços da indústria automotiva, deixa de ser um dos dez maiores mercados do mundo
A empresa de consultoria Jato Dynamics, especializada informações sobre o mercado automotivo, divulgou um relatório que vai ajudar quem ainda está custando a acreditar que estamos em um dos maiores mercados automotivos do mundo a cair na realidade.
Segundo a empresa, o Brasil continua sendo o quarto maior mercado automotivo do mundo, só perdendo para a China, os Estados Unidos e o Japão e à frente de paises de grande tradição automobilística, como a Alemanha, a Grã-Bretanha e a França.
A China continua se mantendo no topo da lista, emplacando 16.366.255 veículos emplacados em 2012 e registrando um crescimento de 7,4% em comparação ao ano anterior. São números impressionantes, mas que se tornam ainda mais importantes quando se leva em conta que se referem apenas aos veículos de passeio, já que o país de origem da JAC, da Chery, da campeã de vendas Wuling e de muitas outras, utiliza uma metodologia diferente dos outros mercados.
Os Estados Unidos, líderes por décadas, aparecem em segundo lugar, com 14.492.600 carros de passeio e veículos comerciais leves vendidos no ano. O país sede da General Motors, da Ford e da Chrysler registrou um saudável aumento de 13,4% em relação aos números registrados no ano anterior.
Em terceiro lugar da lista, o Japão, país de origem da Toyota e da Honda, registrou um crescimento impressionante de emplacamentos, com 27,6% sobre o resultado de 2011. Foram 5.320.391 veículos vendidos no ano.
Em seguida vem o Brasil, com 3.634.639 veículos emplacados e um aumento de 6,1% nas vendas em comparação ao ano anterior.
Uns crescem, outros encolhem
A Alemanha, terrra natal da Volkswagen, da Mercedes-Benz, da BMW, da Audi e da Porsche, é a quinta colocada no ranking. A indústria automotiva alemã apresentou queda de 3,1% nas vendas, mas mesmo assim continuou na quinta colocação, emplacando 3.298.413 veículos no ano.
A Índia, país de origem da Tata e da Mahindra, fechou o ano com 3.093.646 veículos vendidos, resultado 10,4% superior ao de 2011, garantindo o sexto lugar na lista.
A Rússia, pátria da Lada, ficou com o sétimo lugar no ranking, emplacando 2.935.266 veículos em 2012, resultado 10,6% superior ao do ano anterior.
Em oitavo lugar a lista mostra a Grã Bretanha, um dos berços da indústria automotiva e terra natal de marcas como Rolls-Royce, Bentley, Jaguar e Land Rover, entre outras. Em 2012 foram vendidos 2.284.250 veículos no mercado britânico, que cresceu 3,8% em relação a 2011.
Afetada pela crise econômica, a França, onde ficam as matrizes da Renault, da Peugeot e da Citroen, apresentou significativa queda nas vendas, que encolheram 13,3% em relação a 2011. Mesmo assim, com 2.282.816 veículos vendidos, o país garantiu a nona posição no ranking.
A grande perdedora em relação à lista divulgada no ano passado foi a Itália, cujo mercado encolheu assustadores 21% em 2012, o que fez que a pátria da Fiat, da Ferrari, da Lamborghini e da Maserati saisse da lista dos dez maiores mercados automotivos do mundo.
Seu lugar foi ocupado pelo Canadá, cujo mercado cresceu 5,7% em relação a 2011 e absorveu 1.677.972 carros e veículos leves de carga.
Marcas mais vendidas
No que diz respeito às marcas mais vendidas em todo o mundo, a Volkswagen perdeu a liderança para a Toyota, que encerrou 2012 com nada menos que 24,1% de crescimento em comparação ao ano anterior.
Com crescimento de 11,1% nas vendas, a Volkswagen ficou em segundo lugar no ranking, seguida pela Ford e pela Chevrolet, que mantiveram a terceira e quarta posições com 1,7% e 5,5% de aumento nas vendas do ano, respectivamente.
A Honda merece destaque registrar a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 25,2% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, a Renault e a Fiat perderam vendas, com diminuição de 6,8% e 3,4% no número de veículos emplacados em comparação com 2011.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.