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Brasil continua sendo o quarto maior mercado do mundo

Robôs em linha de montagem de automóveis

 

Enquanto muitos mercados cresceram até 27,6% em 2012, outros encolheram. Com nisso, a Italia, um dos berços da indústria automotiva, deixa de ser um dos dez maiores mercados do mundo

A empresa de consultoria Jato Dynamics, especializada informações sobre o mercado automotivo, divulgou um relatório que vai ajudar quem ainda está custando a acreditar que estamos em um dos maiores mercados automotivos do mundo a cair na realidade.

Segundo a empresa, o Brasil continua sendo o quarto maior mercado automotivo do mundo, só perdendo para a China, os Estados Unidos e o Japão e à frente de paises de grande tradição automobilística, como a Alemanha, a Grã-Bretanha e a França.

A China continua se mantendo no topo da lista, emplacando 16.366.255 veículos emplacados em 2012 e registrando um crescimento de 7,4% em comparação ao ano anterior. São números impressionantes, mas que se tornam ainda mais importantes quando se leva em conta que se referem apenas aos veículos de passeio, já que o país de origem da JAC, da Chery, da campeã de vendas Wuling e de muitas outras, utiliza uma metodologia diferente dos outros mercados.

Os Estados Unidos, líderes por décadas, aparecem em segundo lugar, com 14.492.600 carros de passeio e veículos comerciais leves vendidos no ano. O país sede da General Motors, da Ford e da Chrysler registrou um saudável aumento de 13,4% em relação aos números registrados no ano anterior.

Em terceiro lugar da lista, o Japão, país de origem da Toyota e da Honda, registrou um crescimento impressionante de emplacamentos, com 27,6% sobre o resultado de 2011. Foram 5.320.391 veículos vendidos no ano.

Em seguida vem o Brasil, com 3.634.639 veículos emplacados e um aumento de 6,1% nas vendas em comparação ao ano anterior.

 

Uns crescem, outros encolhem

A Alemanha, terrra natal da Volkswagen, da Mercedes-Benz, da BMW, da Audi e da Porsche, é a quinta colocada no ranking. A indústria automotiva alemã apresentou queda de 3,1% nas vendas, mas mesmo assim continuou na quinta colocação, emplacando 3.298.413 veículos no ano.

A Índia, país de origem da Tata e da Mahindra, fechou o ano com 3.093.646 veículos vendidos, resultado 10,4% superior ao de 2011, garantindo o sexto lugar na lista.

A Rússia, pátria da Lada, ficou com o sétimo lugar no ranking, emplacando 2.935.266 veículos em 2012, resultado 10,6% superior ao do ano anterior.

Em oitavo lugar a lista mostra a Grã Bretanha, um dos berços da indústria automotiva e terra natal de marcas como Rolls-Royce, Bentley, Jaguar e Land Rover, entre outras. Em 2012 foram vendidos 2.284.250 veículos no mercado britânico, que cresceu 3,8% em relação a 2011.

Afetada pela crise econômica, a França, onde ficam as matrizes da Renault, da Peugeot e da Citroen, apresentou significativa queda nas vendas, que encolheram 13,3% em relação a 2011. Mesmo assim, com 2.282.816 veículos vendidos, o país garantiu a nona posição no ranking.

A grande perdedora em relação à lista divulgada no ano passado foi a Itália, cujo mercado encolheu assustadores 21% em 2012, o que fez que a pátria da Fiat, da Ferrari, da Lamborghini e da Maserati saisse da lista dos dez maiores mercados automotivos do mundo.
Seu lugar foi ocupado pelo Canadá, cujo mercado cresceu 5,7% em relação a 2011 e absorveu 1.677.972 carros e veículos leves de carga.

 

Marcas mais vendidas

No que diz respeito às marcas mais vendidas em todo o mundo, a Volkswagen perdeu a liderança para a Toyota, que encerrou 2012 com nada menos que 24,1% de crescimento em comparação ao ano anterior.

Com crescimento de 11,1% nas vendas, a Volkswagen ficou em segundo lugar no ranking, seguida pela Ford e pela Chevrolet, que mantiveram a terceira e quarta posições com 1,7% e 5,5% de aumento nas vendas do ano, respectivamente.

A Honda merece destaque registrar a maior variação percentual entre as 10 maiores marcas, com crescimento de 25,2% em relação ao ano anterior. Em contrapartida, a Renault e a Fiat perderam vendas, com diminuição de 6,8% e 3,4% no número de veículos emplacados em comparação com 2011.

 

 

Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação

 

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