Depois de fazer sucesso no exterior, o clássico pode voltar ao Brasil

O nome Santana é muito familiar para nós, brasileiros. Afinal, convivemos com ele por doze anos, desde 1994 até 2006. No começo, era um sedan médio para famílias, projetado e fabricado exclusivamente no Brasil. Doze anos depois, já cansado, parou de ser fabricado, depois de ter se transformado no queridinho dos taxistas.

Daqui ele viajou para a China, onde seu bom espaço interno e a sua mecânica resistente fizeram com que fosse novamente adotado pela maioria dos taxistas. No ano passado, ele ganhou uma nova versão, totalmente reformulada e que, em pouco tempo, pode estar de volta ao seu berço natal.

A nova versão do Santana (que muita gente prevê que será batizada de Novo Santana) é uma das muitas novidades previstas para agitar o mercado automotivo brasileiro nos próximos anos e uma das grandes esperanças da Volkswagen do Brasil para renovar a sua linha no país.

A rigor, o modelo tem poucas coisas em comum em relação ao seu antepassado, além do nome, do fato de ser um sedan de estilo puxando para o lado mais conservador, do tamanho médio e do logotipo da Volkswagen na grade frontal.

Mecânica

Como os tempos são outros, a nova versão parte de uma plataforma menor, a PQ35, a mesma usada pelo Polo europeu, mas com bons resultados finais, graças a uma espichada que lhe dá 4,47 metros de comprimento e 2,60 m. de distância entre eixos, uma das medidas determinantes para garantir um bom espaço interno. Essas medidas o tornam 25 cm. maior que o Voyage e o Polo Sedan.

Em termos de preço, o posicionamento também será novo. Se antes ele era o topo da linha da marca, agora vai ficar no meio, posicionado entre as versões mais caras do Voyage e do Jetta mais barato, substituindo a versão sedan do Polo.

O motor também deve ser novo, um flex 1.6 com 16 válvulas da família EA-211, com aproximadamente 120 HP usando álcool e câmbio de cinco marchas. Mais para a frente, a fábrica deve introduzir a opção de transmissão automática, que vem tendo procura crescente em todo o mercado.

Estilo

O estilo não tem nada de excepcional, com um visual agradável e equilibrado, puxando para o lado conservador, que de vários ângulos lembra bastante o Jetta. O público-alvo, que deve ser de famílias que querem um carro com um bom compromisso entre espaço e preço, não pede nada mais que isso e ainda ficará feliz em ter um carro cuja aparência remete a um importado muito mais caro.

O projeto do novo Santana foi desenvolvido na matriz da Volkswagen, na Alemanha, com a colaboração de equipes da China e do Brasil.

A ideia teria sido de criar um carro inspirado no Jetta, com uma solução técnica atualizada, mas que tivesse um custo de produção bem mais acessível que o irmão alemão, para que fizesse sucesso em mercados estratégicos para a Volks, como o Brasil e a China.

Aparentemente, o objetivo foi alcançado. Como muita água deve passar debaixo da ponte até que ele esteja disponível nas concessionárias da marca, resta esperar e ver como o mercado vai recebê-lo.

 

 

Por Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

Recent Posts

Bao 5: conheça o jipe da BYD com 686cv que vai estrear no país em 2025

SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…

4 horas ago

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

5 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

6 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

1 semana ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

1 semana ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

2 semanas ago

This website uses cookies.