Categories: Exterior

TAPA 2012 – Fomos conferir a maior feira de peças e acessórios da Tailândia

 

 

BANGKOC

Cidade de contrastes, bem parecida com São Paulo, assim é Bangkoc. Em meio a prédios luxuosos e mega shoppings a capital da Tailândia abriga os maiores templos do país. A cidade também é a maior e mais importante cidade do país.

Situada na margem esquerda do rio Chao Phraya nas proximidades do Golfo da Tailândia, a cidade possui cerca de 8 249 117 habitantes (2011), enquanto sua região metropolitana reúne um total mais de 14 565 520 habitantes, figurando como a maior aglomeração urbana da Tailândia e a 19ª maior do mundo.

Serve ainda como o maior e mais desenvolvido centro urbano, administrativo, financeiro, cultural e comercial do país. Uma complexa rede de canais deu à cidade o epíteto de Veneza do leste. Ainda hoje os canais são ricos em embarcações, habitadas como no passado, onde se têm também numerosos mercados.

Numerosas auto-estradas elevadas e um anel auto-estradal, que circunda a cidade inteira, estão sendo construídos. Essas infra-estruturas deverão atenuar o grande problema de trânsito da cidade. Outros projetos foram abandonados por falta de verba, em seguida à crise financeira asiática dos últimos anos.

Em 1999 foi aberta uma dupla linha ferroviária elevada (Skytrain), chamada oficialmente BTS. A primeira linha de metrô subterrânea foi aberta ao público em julho de 2004. Um novo sistema metropolitano, o MRT, foi inaugurado, e uniu a estação de Bang Sue com a de Hua Lamphong, passando a atravessar toda a cidade.

 

 

A FEIRA

A convite do Escritório Comercial da Tailândia – Embaixada Real da Tailândia, em São Paulo, fomos conferir a feira que está em sua 5ª edição, acontece a cada 2 anos e é organizada pela DITP (Department of International Trade Promotion). 400 empresas formaram cerca de 700 stands com 16.000 visitantes – apenas profissionais do setor.

A indústria automotiva é peça chave na economia tailandesa e a AutoMOTIVO foi escolhida a representar a América do Sul, juntamente com mais 5 países de outros continentes que fizeram a cobertura do evento. Os 400 expositores reunidos movimentaram U$ 16 milhões de dólares.

Antes de falar da feira é importante entender que o país possui muitas fábricas que fornecem ao mercado mundial (O&M e Aftermarket), algumas delas (veja a seguir nesta matéria) foram visitadas por nossa equipe. Muitas empresas brasileiras tem visitado o país em busca de parcerias comerciais e produtos para importação, ou até mesmo em busca de tendências.

Em entrevista concedida a nossa equipe, Mr.Vallop Tiasiri, Presidente do Thailand Automotive Institute (TAI) comentou: “Atualmente, as indústrias líderes do mercado automotivo do mundo todo, tem estabelecido parcerias na Tailândia para o mercado doméstico e de exportação. Isto agrega valor ao país; Há muito incentivo para investimentos na Tailândia favorecendo muito as empresas, principalmente no que se refere a promoção e infra-estrutura para o negócio. Desta forma, a TAI conduz pesquisa para prover recomendações e estratégias para auxiliar as operações comerciais em todos os aspectos, incluindo informações para estabelecimento de política e plano de trabalho”.

Os fabricantes de peças e acessórios são considerados peça chave para o desenvolvimento industrial. Muitas destas empresas são pequenas ou médias. O governo sabe da necessidade de aumentar a capacidade e eficiência para suportar a demanda no futuro deste setor mantendo-as competitivas mundialmente.

CURIOSIDADES

Assim como os brasileiros, o tailandês gosta muito de carros. Na cidade, é raro encontrar um carro original (sem acessórios). Todos utilizam algum acessório, principalmente os externos. Os carros japoneses tomam conta da cidade: Na ordem os preferidos: Toyota, Honda, Nissan, Subaru. Os preços são altos como no Brasil e os impostos aos importados de outros continentes também. A maioria dos taxis possuem cores chamativas como os da foto abaixo. O City abaixo possui motor ivtec, que no Brasil não está disponível.

PARA INFORMAÇÕES COMERCIAIS

Office of Commercial Affairs – ROYAL THAI EMBASSY Escritório Comercial da Tailândia – Embaixada Real da Tailândia . Rua Gomes de Carvalho, 1356 sala 112 Vila Olímpia – 04547-005 – São Paulo – SP – Brazil Phone: +55 11 3044 7301

 

fabio codellos

View Comments

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

2 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

3 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

5 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

7 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.