Tecnologia a bordo (parte 1)

O mundo está moderno. A cada dia que passa, vemos na mídia soluções que têm como objetivo trazer segurança, conectividade ou somente tornar a vida das pessoas mais fácil e confortável.

Para acompanhar essas mudanças, as montadoras de carros estão se juntando a grandes empresas e investindo pesado em tecnologias que façam os motoristas se sentirem tão à vontade dentro de seus veículos quanto querem estar dentro de suas casas ou trabalhos.

A Revista AutoMOTIVO fez um levantamento dessas novidades e, nesta e na próxima edição apresenta algumas das tecnologias que em breve poderão estar dentro do seu carro.

Ford e Intel

A montadora americana está desenvolvendo em parceria com a empresa de tecnologia um projeto muito inovador para aplicação de câmeras internas nos automóveis, que poderão trazer funcionalidades inéditas para o motorista e passageiros.

Uma delas, por exemplo, seria permitir que o veículo identificasse o proprietário por meio de um software de reconhecimento facial ou ter acesso a imagens de dentro do carro pelo smartphone.

Chamado de Projeto Mobii (Mobile Interior Imaging), a pesquisa quer descobrir como as câmeras internas podem ser integradas à tecnologia de sensores e dados já existentes, para uma interação personalizada e contínua entre o motorista e seu veículo.

“Nosso objetivo com a pesquisa Mobii é explorar como os motoristas interagem com a tecnologia no carro e como podemos tornar essa interação mais intuitiva e preditiva”, diz Paul Mascarenas, diretor técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford.

O uso de um software de reconhecimento facial permite identificar diferentes motoristas e ajustar automaticamente as configurações do veículo às suas preferências pessoais.

Ao entrar no veículo, o motorista é autenticado pelo Mobii através de uma câmera com software de reconhecimento facial. A experiência de direção então é personalizada, exibindo informações específicas para esse motorista, como agenda, música e contatos.

Existe ainda, a possibilidade de usar um software de reconhecimento de gestos para uma comunicação intuitiva com o motorista. Uma combinação de gestos naturais e comandos de voz podem simplificar tarefas como ajustar o ar-condicionado ou abrir e fechar o teto solar.

Audi, Android e iOS

A Audi pretende conectar seus carros aos smartphones dos motoristas por meio das plataformas de software Google Android Auto e Apple CarPlay, que terão suas principais funções integradas no futuro sistema Audi Multi Media Interface (MMI).

“No futuro, nossos clientes poderão usar as funções disponíveis em seus smartphones também através dos sistemas de operação de seus carros”, diz o Prof.  Dr. Ulrich Hackenberg, membro do conselho de direção da Audi para o Desenvolvimento Tecnológico.

A Audi é a única fabricante de carros premium a participar como fundadora da Google Open Automotive Alliance (OAA). Essa iniciativa foi lançada no começo de 2014 com o objetivo de integrar a plataforma Android e seus aplicativos nos carros sob a bandeira “Android Auto”.

Os resultados iniciais já estão disponíveis na forma de serviços como a navegação através da Google Maps e do serviço de streaming Google Play Music.  A integração do CarPlay também está sendo efetivada através de uma intensa colaboração entre o laboratório de desenvolvimento da Audi no Vale do Silício e a Apple.

 

Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover anunciou também seu conceito da tecnologia “Jaguar Virtual Windscreen”, que traduzindo seria “Parabrisa virtual”, para auxiliar na dirigibilidade de seus veículos.

A tecnologia permite que informações vitais sejam projetadas em todo o para-brisa do veículo, como velocidade, dados de navegação e de funcionamento do carro.

O objetivo dessas pesquisas é proporcionar mais conforto e segurança, além de diminuir as distrações do condutor. A projeção de gráficos realistas e informações no para-brisa do veículo além de uma visão virtual e melhorada da estrada, podem equipar os futuros lançamentos das marcas.

Além do para-brisa virtual, a Jaguar Land Rover está desenvolvendo um sistema de controle por gestos, com o objetivo de manter os olhos do motorista na estrada e reduzir a necessidade do condutor de desviar os olhos para pressionar botões ou interruptores dentro do carro.

Baseada nos mais atuais sistemas de telas sensíveis ao toque, a tecnologia proporciona extrema precisão e detecta os motoristas a partir de 15 centímetros e permite comandos à distância por meio de gestos feitos dentro do carro.

Outra novidade da empresa para o futuro é o desenvolvimento de uma tecnologia que permitiria a substituição de espelhos retrovisores por imagens em 3D, que seriam geradas por câmeras e monitores virtuais.

Essas câmeras posicionadas no painel de instrumentos ou na área da coluna de direção, mostram imagens em alta resolução e em 3D, e cria a percepção de profundidade, permitindo ao motorista um melhor julgamento da distância e velocidade do outro veículo.

 

Texto: Laelie Machado

Imagens: Divulgação

Denise Andrade

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

5 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

6 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

1 semana ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

1 semana ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

2 semanas ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

2 semanas ago

This website uses cookies.