Categories: Artigos

Uma empresa inesquecível

Uma empresa inesquecível 

Como é, ou será, uma empresa inesquecível?

Todas as vezes que perguntamos isto às pessoas, elas começam me dizendo: “Ah! Ela é, ou será, muito diferente de todas as que conheci até hoje”. Quando pergunto por quê, elas dizem que isso se deve a uma série de boas razões, que enumero a seguir:

1 – Porque ela sabe que os grandes capitais de que dispõe são a inteligência e a vontade de trabalhar e produzir de todos os que trabalham nela, e não o tempo e/ou a simples presença física delas, e sabe conquistar isto competentemente;

2 – Porque ela sabe que fornecedores, colaboradores e clientes não são públicos a serem explorados, mas sim a serem conquistados todos os dias e em todas as oportunidades possíveis;

3 – Porque ela sabe que jamais irá precisar de um código do consumidor para respeitar, pois tem o seu próprio código, no qual estão claramente explícitos princípios que dizem que o principal papel dos fornecedores não é apenas fornecer; que o principal papel dos seus colaboradores não é apenas trabalhar; e que o principal papel dos seus clientes não é apenas comprar, mas sim que todas estas pessoas têm que ser, na prática, transformados nos seus maiores vendedores;

4 – Porque ela sabe que ética é indispensável e insubstituível, e que, por isso, a grande “sacada” é a honestidade total e irrestrita em todas as suas relações e em todos os momentos;

5 – Porque nela todas as chefias têm a consciência clara de que o seu principal papel é desenvolver pessoas e não processos, pois todas as suas chefias sabem que é a dimensão das pessoas que resulta na dimensão da empresa, e não apenas as suas competências técnicas, e que a empresa só crescerá se e quando todas as pessoas que nela trabalham crescerem;

6 – Porque sabe que alegria é um dos maiores geradores de lucros que existe e que, por isso, todos trabalham para que o ambiente seja sempre o mais alegre possível;

7 – Porque todas as chefias, de todos os níveis, têm a clara consciência de que sabedoria não é sinônimo de diretoria e nem que criatividade é sinônimo de gerência, e que, portanto, há que se descobrir o tempo todo novas formas inteligentes de colocar todas as sabedorias e criatividades em pleno funcionamento para o bem comum;

8 – Porque ela sabe que hierarquizam-se apenas e tão somente as funções, mas nunca as pessoas e, principalmente, as idéias;

9 – Porque ela sabe que o segredo do sucesso em todo o trabalho coletivo tem um nome: “futuro comum”, e que, se isto estiver no coração e não apenas na mente de todos, todos se ajudarão e que, portanto, a chave é conquistar o coração das pessoas; isto se chama “sinergia emocional”;

10 – Porque ela sabe que o sucesso nas relações interpessoais está na capacidade dos detentores do poder saberem manter os conflitos de idéias no nível das idéias, não permitindo nunca que eles se tornem conflitos pessoais;

11 – Porque ela sabe, claramente, que quem aceita a mediocridade recebe a mediocridade, e que basta a incompetência de um para destruir a competência de todos; e que só o medíocre e incompetente aceita a mediocridade e a incompetência como padrão de desempenho.

Esta empresa inesquecível pode ser a sua. O que é preciso fazer para tornar tudo isto real? Bem, aí está um bom exercício para todos os que pretendem dar início a uma nova era em termos de conceitos e fundamentos de uma “nova empresa”.

Tudo isso porque, conforme você acabou de verificar, com toda a certeza será preciso “demolir” uma porção de verdades que habitam as “cabeças coroadas” para que seja possível “nascer” a empresa inesquecível.

   

Professor Ribeiro Sousa – Master Practitioner e Trainer em Programação Neuro Linguística
www.treinamentoeficaz.com.br
contato@treinamentoeficaz.com.br
Telefones: (11) 3361-4658 – Celular (11) 9 8336-5748

 

Denise Andrade

Share
Published by
Denise Andrade

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 dia ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.