Destaques

Universo Corzus: onde os aficionados por som se encontram

WhatsAppWhatsAppFacebookFacebookTwitterTwitterLinkedInLinkedInEmailEmailShareShare

Empresa apresenta, nas linhas de produtos, a junção entre tecnologia, qualidade e soluções para o instalador.

Em atividade oficialmente desde 1992, a Corzus surgiu da união de dois amigos que gostavam muito de carros e som, e que tinham como profissão a engenharia eletrônica. “O Carlos tinha uma eletrônica, trabalhava com outros tipos de aparelhos eletrônicos, como TV. E eu trabalhava no setor de desenvolvimento, fazia o que chamávamos de engenharia reversa, que nada mais era que trazer produtos de fora e desenvolver aqui”, afirma o diretor Eduardo Sciammarella.

Os sócios, Eduardo Sciammarella e Carlos Faccini (diretor técnico), para atender a uma pequena demanda de amigos do bairro e dos encontros de final de semana, decidiram desenvolver o primeiro amplificador. E daí por diante não pararam mais!

“Criou-se então o Universo Corzus. Não tínhamos opção de amplificador aqui no Brasil, eram poucos os fabricantes e percebemos essa carência do mercado. A demanda que inicialmente era pequena foi crescendo e vimos uma oportunidade de fazer do que era apenas uma paixão, também um negócio”, conta Eduardo.

Preparação dos fios: processo minucioso

Com quase 30 anos de história, pode-se dizer que a Corzus cresceu e se desenvolveu junto com o mercado de som automotivo no Brasil. Eduardo conta que muitos processos que a Corzus realizava lá no começo, continuam e ele acredita que permanecerão – o contato com o cliente para identificar tendência é um deles.

“Nós realizávamos um trabalho de formiguinha, visitávamos lojistas, tentávamos entender a necessidade deles, viajávamos para fora do país para ver o que estava acontecendo lá fora para trazer para o Brasil, e isso na verdade é um processo que continua a ser realizado”.

Para Eduardo, o que talvez tenha mudado muito neste tempo todo, seja a troca de informações entre as empresas do setor: “Um monte de gente que fez desse mercado o que ele é hoje começou nesta época, as próprias revistas, os organizadores de eventos e competições, nessa década de 90. O nosso mercado apesar de ser relativamente pequeno, antes era menor ainda. E a troca de conteúdo entre as empresas acontecia de forma natural, nos desenvolvíamos juntos. Hoje essa ação está mais difícil”, afirma o diretor.

Certificado que a marca ganhou ao alcançar “registro mundial de som insano”, no parque do pião de Barretos

Linha de Produtos Corzus

A Corzus iniciou as atividades com o lançamento de um modelo de amplificador, e atualmente possui 22 modelos de produtos (em linha). Entre os produtos oferecidos estão: amplificadores, caixas amplificadas, alto-falantes, processadores, fontes e inversores. Das linhas: Spectro, Line Z e Revolution. Existem produtos na Corzus que resistem ao mercado.

“São produtos que funcionaram tão bem, que mesmo tentando, não conseguimos retirar do mercado. O CR703 é um deles. É um amplificador booster, que usa uma tecnologia de 20 anos atrás e é vendido até hoje”, afirma Eduardo.

Eduardo Sciammarella e Carlos Faccini, sócios e gestores da empresa

Segundo o diretor, o grande desafio da Empresa sempre foi o de desenvolver produtos que resistissem ao mercado. “Fazer um produto hoje, não é difícil, agora conseguir desenvolver um produto que permaneça, mesmo com todas as dificuldades e na outra ponta a má formação dos instaladores, isso é bem difícil”, conta.

Competições Automotivas

A Corzus sempre participou dos Campeonatos de Som. Uma passada de olhos na sala do Eduardo Sciammarella e você logo percebe a quantidade de troféus conquistados pela empresa ao longo dos anos.

“Nós sempre montamos carros e sempre participamos. É um marketing positivo. Além de ter o seu produto testado no limite. Você saber o que você está fabricando no extremo é sempre melhor. Você desenvolve um produto para tocar 100W, o competidor vai querer ver ele tocar 200W e vai no limite, porque ele também está buscando o melhor. Se ele está buscando um recorde ele tem que buscar algo diferente dos outros e para nós isso é muito importante”, afirma Eduardo.

A Corzus ficou um tempo afastada, pois sentiu que depois de um período que não se tinha nada, houve um crescimento exponencial e com ele uma banalização das coisas. “Não fazia mais sentido participarmos, e só voltamos quando entendemos que as competições que permaneceram são as comprometidas com o setor”.

A Empresa acredita tanto nisso, que os competidores que representam a marca Corzus são selecionados com critério. “Os melhores competidores eram os entusiastas e até hoje acabamos nos encontrando nos eventos. Recebemos sim vários e-mails de interessados, mas acabamos encontrando competidores vendo o trabalho deles no dia a dia e identificando neles objetivos e paixões semelhantes aos nossos”, conta.

Relacionamento Comercial

A Corzus tem atuação no Brasil todo e em vários países do Mundo, como: Espanha, Itália, México, Trinidade Tobago, Porto Rico, Argentina, Bolívia e na África do Sul. O relacionamento comercial no Brasil é estruturado com a rede de distribuição e representantes.

“Desde o quinto ano de existência da Corzus optamos por trabalhar com a rede de distribuição, devido a logística e alcance que é muito maior e o nosso objetivo era a produção. Com os lojistas, por mais que você tenha até uma margem melhor para trabalhar, o trabalho é muito maior e não tem o alcance que conseguimos com os distribuidores”, conta.

Como o alcance da Empresa é muito amplo, os produtos acabam tendo repercussão diferente de região para região. “Muda muito! Um produto que vende muito no Sudeste, não é o mesmo em outra região. E até o uso do produto, que as vezes é utilizado para um determinado projeto numa região, é utilizado para outro totalmente diferente”, afirma Eduardo.

Mesmo tendo abrangência nacional, não foi fácil introduzir a Corzus no país inteiro, o que para Eduardo foi mais fácil no exterior: “O produto brasileiro hoje é muito valorizado no exterior. E é muito mais fácil introduzir o produto lá fora. Essa relação comercial com o mercado internacional tem fluido naturalmente e preferimos que continue assim, de forma gradual, mas consistente”.

Lançamentos para 2019 e Desenvolvimento de Produtos

A empresa está otimista para 2019. “O cenário que nos apresenta é de mudanças e com certeza serão para melhor”, afirma Eduardo. Já para os próximos meses a Corzus irá lançar três novos produtos: Uma família nova de amplificadores para a Linha Z; um novo amplificador de alta potência na Linha Revolution e um processador de áudio.

Estes lançamentos são possíveis graças a troca que a Empresa realiza com lojistas e instaladores que testam o produto e os aproximam dos consumidores, dando feedback e possibilitando a Corzus fazer atualizações e upgrades em produtos já lançados.

“É o caso da linha Revolution, que percebemos em algumas visitas, que os instaladores estavam fazendo adaptações para obter mais entradas no amplificador. Então estamos relançando a linha já com novas entradas. Porque o nosso objetivo sempre foi esse, levar a solução ao instalador”, afirma Eduardo.

Alguns produtos da linha Z foram desenvolvidos para facilitar a instalação e baixar o custo para o consumidor . “Observando as instalações feitas em veículos cujo proprietário não quer trocar o aparelho de unidade central, vimos que se utiliza amplificadores com entrada RCA que precisam de um conversor de sinal e o Cabo RCA para efetuar a instalação, então resolvemos lançar os amplificadores próprios para este tipo de instalação que aceitam a entrada de sinal do aparelho original do veiculo, e não precisam de conversor de sinal nem de cabos RCA”. afirma Eduardo.

A Corzus apresenta algumas histórias de lançamentos de produtos inovadores, e que se destacaram no mercado, que nasceram desse contato com a loja e com a pesquisa intensa de mercado, entre elas o pioneirismo na criação do amplificador de três canais.

“Sempre procuramos inovar o que era comum, quando começamos foi assim. Nosso maior sucesso é a criação do amplificador de três canais. Chegávamos na loja e víamos o instalador com um módulo stereo e um módulo mono, e nos perguntávamos: O que eu posso fazer para ajudar ele a fazer a mesma coisa ou algo melhor com custo menor e mão de obra menor? Com a nossa visão de inovação, juntamos tudo num amplificador só para ele ter mais qualidade e menor custo e menor tempo”, conta Eduardo.

Linha de produção no galpão 1, local em que o produto começa a ser desenvolvido

É com essa visão de mercado e com a paixão de continuar desenvolvendo produtos que agreguem ao consumidor e facilitem o dia a dia do instalador, que a Corzus aumentará a linha de produtos no primeiro semestre, e continuará em busca de oferecer inovação e produtos que resistam ao mercado.

Estrutura da Fábrica

São dois galpões onde estão instalados:
Galpão 1 – escritório administrativo e comercial, estoque de matéria-prima, estoque de produtos, expedição, produção, linha de montagem, usinagem, corte, pintura e ferramentaria;
Galpão 2 – laboratório de desenvolvimento de produtos, eletrônica, teste de produtos e embalagem.

Por: Denise Andrade
Imagens: Equipe AM
Felipe Negri Vicentini

View Comments

  • My brother recommended I might like this web site. He was once totally right. This submit truly made my day. You can not imagine simply how a lot time I had spent for this information! Thank you!

Share
Published by
Felipe Negri Vicentini

Recent Posts

Revista Automotivo inicia processo de ampliação da rede de lojas.

Automotivo Store agora vai ter Quiosques em Shoppings de São Paulo e interior Center Norte,…

2 semanas ago

Como surgiu a ideia do ENAN?

Um relato dos criadores explica como surgiu a ideia de uma feira dedicada a acessórios…

4 meses ago

Fim de uma era? Pioneer fechará fábrica de Manaus inaugurada em 2003

A marca japonesa de grande tradição no país, a Pioneer irá fechar sua fábrica no…

4 meses ago

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

8 meses ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

8 meses ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

8 meses ago