Utilizando a mesma plataforma do Fit, se propõe a ser um SUV pequeno por fora, espaçoso por dentro e eficiente quanto ao consumo de combustível
CR-V é um sucesso para a Honda desde o lançamento, em 1995. O problema é que ele não se encaixa bem nas garagens e nos bolsos de muitos clientes, apesar de manter suas dimensões básicas desde a primeira geração, com cerca de 2,62 m de entre-eixos e comprimento médio de 4,50 m por todo este tempo.
O sucesso do Fit nos EUA e as necessidades de compradores mais jovens fizeram com que a marca japonesa escolhesse este país, mais especificamente a cidade de Detroit (EUA), para apresentar um conceito de utilitário feito sobre a mesma plataforma, a GSC. Sim, ele será vendido nos EUA, no Japão e provavelmente na Europa, mas o foco do futuro SUV são os países emergentes. Como o Brasil. O conceito é chamado de Urban Concept SUV.
O nome definitivo ainda é desconhecido. Ele pode ser batizado de HR-V, como o primeiro utilitário compacto da Honda, fabricado de 1999 a 2006, mas um nome totalmente novo é mais provável.
Com a desistência de fazer o compacto Brio no Brasil, a marca japonesa optou por produzir o novo utilitário-esportivo na fábrica de Sumaré, no interior de São Paulo.
Ao contrário da concorrente Toyota, que optou por fazer no Brasil o compacto Etios, a Honda resolveu abrir mão da produção nacional do Brio – modelo pequeno como o Etios e criado para mercados emergentes, para usar o mesmo espaço na linha de montagem de Sumaré (SP) para fabricar o seu novo utilitário-esportivo compacto.
A produção no Brasil deve ter início no ano que vem. Ele será lançado também no Japão, no fim deste ano, e nos Estados Unidos, em 2014. O modelo americano irá da fábrica que a Honda tem nos arredores de Celaya, no México.
Para a marca japonesa, o novo SUV é uma carta importante para os seus objetivos de dobrar a produção mundial de modelos compactos até o fim de 2016. A apresentação em Detroit foi estratégica, pois o mercado de utilitários compactos nos EUA vem vendendo muito bem.
Se o nome segue misterioso, seu design não mais
Embora tenha sido apresentado como conceito, o Urban SUV incorpora as linhas do modelo que entrará em breve na linha de produção. Nota-se que ele tem vários elementos de estilo do novo Accord. O modelo foi desenvolvido sobre a nova plataforma compacta da Honda, que também dará origem à nova geração do monovolume Fit.
Medindo 4,30m, ele é cerca de 22cm menor que o CR-V, o que lhe dá, segundo a marca japonesa, bastante agilidade no trânsito urbano. As linhas do teto são bastante curvas e se assemelham às de um cupê.
Também chamam à atenção as fileiras de luzes de LED nos faróis, que se unem à grade e parecem sustentados pela barra horizontal. Os vincos laterais lembram um pouco o Hyundai ix35. Já as lanternas traseiras incorporam um ar de modelos da Audi.
A julgar pelas dimensões e pela estratégia da Honda, o novo modelo deve competir no Brasil diretamente com Ford EcoSport, Renault Duster, Peugeot 2008 e o futuro Chevrolet Tracker.
De acordo com as primeiras informações da marca japonesa, ele terá a mesma mecânica do Fit, mas é provável que entre as opções também figure o novo motor 2.0 flex que equipa o Civic e estreia no CR-V em abril. Ele desenvolve 150cv com gasolina e 155cv com etanol.
O câmbio CVT e a tração integral certamente também farão parte do cardápio. Por dentro, o modelo terá um novo sistema multimídia da marca, que vai conjugar áudio, Bluetooth, navegação, entretenimento etc.
Também não foi revelado quanto este novo modelo custará, mas o valor ficará entre o que custa o FIT e a CRV.
Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação
Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…
SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
This website uses cookies.