Em transformação no mundo todo, o segmento de pick-ups já não é mais visto só como uma ferramenta de trabalho, mas também como um veículo versátil, que ao mesmo tempo que encara trabalho pesado, oferece estilo e conforto aos seus usuários.
Foi pensando nesse consumidor evoluído que a Mercedes vem investindo centenas de milhões de Euros no projeto X-Class. De acordo com o diretor da empresa, Dieter Zetsche, “com a pick-up, a Mercedes-Benz preenche uma das últimas lacunas no seu portfólio. O objetivo é oferecer a cada cliente um automóvel adequado para as suas necessidades. A Classe X será padrão em um segmento em expansão”.
A versão urbana da pick-up impressiona pelo seu desenho e luxo. Na sua dianteira, faróis embutidos na grade dão ao veículo aspecto de SUV. As caixas de rodas se sobressaem na lateral e, além de adicionarem efeito de largura, integram o estribo lateral. As rodas aro 22 de liga leve conferem estilo e mantêm altura elevada com relação ao solo.
Na parte traseira, o símbolo da Mercedes é contornado por uma barra luminosa de LED, integrando todas as luzes de sinalização em uma peça só, o que dá um aspecto moderno e futurista, tornando-o o elemento mais marcante da parte externa do veículo.
A tecnologia também está presente no interior da X-Class: display central isolado de alta resolução, bem como a unidade de comando central com controlador e touchpad multifuncional, que torna possível utilizar todas as funções de telemática por meio de gestos ou a introdução de letras e caracteres, tal como em um smartphone.
A segunda versão da X-Class traz mais elementos clássicos de uma pick-up “pau pra toda obra”, como resistência, robustez e mobilidade em todo o tipo de terreno. Tudo isso (é sempre bom lembrar) somado ao luxo e à sofisticação de sempre da Mercedes. Os seus principais diferenciais são sua altura, 1,90m, e seus pneus de dimensão 35 x 11,5 que, acrescentados aos elementos em carbono fosco, à pintura lemonax metallic, ao guincho elétrico na dianteira e a um gancho metálico na parte traz, reforçam os atributos do veículo.
Pensando na segurança, sistemas modernos de assistência ao motorista com base em câmeras e sensores de ultrassom e radar apoiarão e aliviarão o esforço do motorista em muitas situações. Segundo a empresa, um grande número de sistemas de assistências virá como item de série.
O modelo terá como mercados principais Europa, América Latina, África do Sul e Austrália, sendo que já previsão para o lançamento oficial no velho continente: final de 2017. Ele será fabricado por meio de uma parceria de produção com a Renault-Nissan e terá suas primeiras unidades feitas na fábrica da Nissan em Barcelona, na Espanha.
Texto: Felipe Negri Vicentini
Imagens: Divulgação
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