Capacitor é um componente muito usado em eletrônica, composto por duas chapas (de material eletricamente condutivo) que ficam separadas por um material isolante (veja a figura 1). Seu valor (capacitância) é determinado pela área da superfície total das chapas e pela distância entre as mesmas (essa distância é determinada pela espessura do material isolante). O valor do capacitor é dado em microfarad (que é um milionésimo de um farad = 1/1000000). É expresso dessa forma porque sua unidade (farad) de capacitância é muito grande e não seria prático usá-la na maioria das aplicações.
Todos os capacitores possuem capacidade de carga. Para entendermos melhor como isso funciona, vejamos a figura 2. Nesta figura, podemos ver dois capacitores de diferentes diâmetros (com capacitâncias diferentes), ambos com 16 volts e ligados num sistema automotivo com 12 volts. O capacitor maior pode armazenar mais energia (se forem preenchidos no mesmo nível/tensão). Assim, o capacitor de 1 farad vai armazenar mais energia que o de 0,5 farad, porém ambos os capacitores terão a mesma tensão, ou seja: 12 volts (e NÃO 16 volts, pois não foram carregados com essa tensão). Quando uma corrente contínua (DC) é aplicada a um capacitor, há um fluxo inicial de corrente e, quando a tensão através dos terminais do capacitor é igual à tensão aplicada, a corrente pára de fluir. Se a fonte de corrente DC for removida do capacitor, ele irá armazenar energia em seus terminais (eles continuarão carregados). Para descarregá-lo, basta unir os pólos externos (as perninhas metálicas dele) ou conectá-lo a um circuito que demande energia (como uma lâmpada, por exemplo). Mas, atenção: somente feche um curto-circuito nos pólos de um capacitor se você REALMENTE souber o que está fazendo! Pode ser muito perigoso fechar um curto-circuito num capacitor de grande porte. Se estiver com as mãos molhadas e tocar os pólos de um capacitor grande, você correrá o risco de ficar sem um dos dedos…

Capacitores com valores acima de 0,5 farad são chamados de mega-capacitores ou Stiffening. Uma das funções de um mega-capacitor desses, quando conectado na entrada de alimentação de um amplificador, é descarregar parcialmente a fonte de alimentação do amplificador quando a tensão que vem do alternador ou bateria começa a cair – ou quando o amplificador exige grandes quantidades de energia, e o conjunto alternador + bateria não consegue fornecer essa energia de forma “tão rápida” (Veja a figura 3). A descarga em si é apenas por uma fração de segundo, pois o capacitor não age (nem pode agir) como bateria. Ele apenas serve para preencher o que em outro caso seria um pequeno déficit no fornecimento de energia. Já viu as luzes de cortesia do teto do carro tremeluzindo quando o som fica em alto volume? Isto representa um défict de energia, pois o amplificador teve um consumo extra para amplificar sinais de baixa frequência (os graves que você tanto gosta de ouvir…). Esta seria uma situação em que um mega-capacitor seria bem vindo. Lembre-se de que um mega-capacitor de 1 farad sempre vai fornecer mais energia do que um de 0,5 farad (para as mesmas condições de carga e recarga, é claro).
No próximo mês, veremos como os capacitores podem ser utilizados como divisores de frequência para alto-falantes.

Confira a matéria completa na 35ª edição da Revista AutoMOTIVO

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

2 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

3 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

5 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.