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Um relê e pronto – como fazer o desbloqueio de tela

Na maioria das vezes, grande parte dos instaladores de som – ao instalar um equipamento de DVD player ou mesmo uma central multimídia – logo pensa: “O fio do parking (sinal de reconhecimento de freio estacionário, ou seja – que indica que o carro não se encontra em movimento) basta aterrar, e está feito”.

Para o leitor que não conhece muito o universo da instalação, explicamos: este sistema de fio parking é um bloqueio ao sinal de imagem nos equipamentos de DVD/multimídia automotivos, sempre que o carro estiver em movimento – e foi estabelecido por regras internacionais de segurança.

Porém, tem gente que quer o DVD com imagem funcionando com o veículo em movimento, e o instalador faz o aterramento para atender seu cliente.

Mas não é bem assim: esta técnica funciona bem, mas somente em casos específicos, como (por exemplo) os DVDs de tela de 3,5” – estes, bem mais simples, acabam por “aceitar” o simples aterramento do fio de parking.

Vamos usar como exemplo um equipamento com tela retrátil ou mesmo um double-din (2 DIN) com recursos mais evoluídos – é nesse momento que entra o nosso relê: este simples componente facilita e aperfeiçoa muito a instalação, valorizando a sua mão-de-obra e a apresentação da instalação ao seu cliente.

O relê – como ligar:

O relê usado nada mais é que um relê universal de quatro ou cinco pinos. Para ser mais especifico, eu uso o micro-relê, pois ele apresenta um tamanho muito reduzido, poupando preciosos espaços dentro do painel do veículo e mantendo um perfeito funcionamento do sistema, já que possui especificações técnicas suficientes para suportar o sistema de desbloqueio de parking, sendo que seu consumo de energia é ínfimo.

A ligação deste relê é bem simples: vamos utilizar ferro de solda, fio 0,75mm (da cor que desejar), cola quente, espuma isolante e pronto vamos ao que interessa…

No gráfico anterior podemos ter uma visão da disposição dos bornes do nosso micro relê mas, caso queira se certificar de qual é a linha 87 ou 87A é muito fácil: o borne central será (por convenção) sempre a linha 30.

Os que utilizamos também por convenção é a entrada do sinal, a ser chaveado com um simples multímetro na escala de continuidade e pode efetuar o teste da seguinte forma: com o relê desligado, a linha 30 se comunicará com a 87A e a 87 ficará em OL (sistema aberto) – ai ficou fácil.

Mas, lembre-se: sempre o borne 87 estará localizado na parte esquerda do relê (visto do borne 30 posicionado para seu peito), como mostra a figura acima (caso se confundir, basta efetuar o teste).

Manual de montagem

Borne 85 – neste borne vamos ligar um sinal negativo, obtido facilmente no chicote do aparelho.
Borne 86 – neste borne você irá ligar o chaveamento do aparelho (fio que possui sinal positivo quando o aparelho é acionado e cessa quanto desligamos o mesmo).
Borne 30 – neste borne vamos ligar o sinal o sinal que o equipamento necessita para o desbloqueio – geralmente, este sinal é negativo – então devemos anexar o mesmo ao fio terra do aparelho.
Borne 87 – este borne caracteriza a saída do sinal da linha 30, que deverá ser ligado no fio de parking do aparelho.

Após ter “estanhado” todos os bornes circunde o relê com fita isolante para que deste modo crie uma parede entre os bornes e preencha o mesmo com cola quente para que a mesma promova o isolamento necessário entre os bornes. Por fim feche o chicote com espuma.

Bem, efetuado estes passos, o DVD player está pronto para o uso, pois toda vez que o usuário ligar o seu aparelho será gerado um sinal no sistema de parking, liberando assim o vídeo com o carro em movimento, sanando de uma vez por todas aquela mensagem inoportuna de bloqueio de imagem.

“Em time que está ganhando também se mexe”

Ai vem uma pergunta que eu garanto que passou pela sua cabeça; ”eu sempre instalo sem relê, e funciona”.

Mas, neste caso, tem que mexer, pois o aterramento até funciona – mas, se o usuário retirar a frente por um longo período (ou mesmo o DVD player precisar ser reiniciado caso trave) você terá que remover a unidade do painel, desconectar o fio de parking do aterramento por alguns segundos e aterrar novamente, o que causa uma grande perda de tempo e não deixa de ser o modo incorreto de se trabalhar.

Use isto como argumento de vendas na hora de justificar a instalação e faça de um simples relê a valorização e o diferencial em seu trabalho!

Confira a matéria completa na 35ª edição da Revista AutoMOTIVO

fabio codellos

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  • Preciso de informações para instalar TV digital no Ford Fusion 2015.
    Consigo fazer apenas com relé.

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