Um concept de utilitário esportivo com motorização 100% elétrica é uma das atrações que a Audi prepara para o seu stand no tradicional Salão de Frankfurt, que acontece na segunda quinzena de setembro e é considerado um dos mais importantes do mundo.
Batizado de Audi e-tron quattro, o concept adianta muito do que a montadora de Ingolstadt deve incorporar no seu primeiro carro veículo elétrico a ser produzido em série, previsto para 2018.
Segundo a empresa, um dos objetivos do projeto é mostrar que dirigir um Audi elétrico será um prazer e não um compromisso.
Projetado desde o início como um carro elétrico, o concept tem comprimento entre o do Audi Q5 e o do Q7, com uma carroceria alongada na qual se destacam o teto baixo e as rodas enormes.
O espaçoso interior com visual clean e futurista oferece espaço para quatro ocupantes. Um dos destaques são os displays curvos com tecnologia OLED, que permite curvas e resulta em telas ultrafinas e leves.
A tecnologia laser OLED foi adotada pela Audi nos faróis do concept, que é o primeiro veículo já criado a usa-la.
O Audi quattro e-tron chama a atenção pela importância dada à aerodinâmica, desenvolvida de acordo com o conceito Audi “Aerosthetics”, que combina técnicas para reduzir o arrasto aerodinâmico com soluções criativas de design, como elementos aerodinâmicos móveis na frente, nas laterais e na traseira para melhorar o fluxo de ar ao redor do carro.
O cuidado alcança até a parte inferior da carroceria, que é inteiramente fechada para otimizar a penetração aerodinâmica. Graças a esse trabalho cuidadoso, o concept tem um coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) de apenas 0,25 que é um novo recorde no segmento de SUVs. Isso contribui consideravelmente para a autonomia de mais de 500 quilômetros.
Na motorização, a Audi usou sua experiência com o esportivo elétrico R8 e-tron, adotando três motores elétricos, um no eixo dianteiro e dois no eixo traseiro, para tracionar o concept e-tron quattro.
A grande bateria de lítio-íon está posicionada entre os eixos, abaixo do piso do compartimento de passageiros. Esta posição confere ao concept um baixo centro de gravidade e uma distribuição de carga por eixo equilibrada, além de dar ao carro uma melhor dinâmica de condução e segurança de condução do que outros veículos do segmento.
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