ENAN 2014 – Três dias de evento, um ano de efeitos positivos

Quanto tempo dura um evento de três dias para distribuidores e fornecedores do mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos focado em geração de negócios e relacionamento?

A resposta lógica seria três dias, informação que, aliás, já estava inserida na pergunta. Só que uma observação mais apurada revela uma realidade diferente e muito mais ampla.

No caso do ENAN (Evento Nacional AutoMOTIVO de Negócios), realizado em março passado na cidade de São Paulo, esses três dias se prolongam e continuam gerando efeitos a curto, médio e longo prazo. É lá que os executivos de peso do mercado se encontram, conversam e realizam negócios que repercutem durante todos os meses seguintes.

Michel Salem da Digital Som Automotivo

Michel Salem, da distribuidora Digital Som Automotivo, só tem elogios para o evento: “Para os distribuidores, o ENAN foi um dos melhores eventos que poderia haver, pois temos o tempo todo dedicado para fecharmos novas parcerias, grandes negócios, sem a presença de público ou qualquer outro fator que nos disperse”.

Demanda aquecida e fidelidade

Antes mesmo de começar, o ENAN já estava movimentando o mercado. No mês que antecedeu a última edição e até durante o evento, foi incessante o trabalho de atendimento de ligações telefônicas e e-mails de distribuidores que queriam ser incluídos na restrita lista de convidados.

Para todos, a resposta foi a mesma: como evento focado em geração de negócios e relacionamento, o ENAN tem uma quantidade de participantes cuidadosamente balanceada.

A relação entre o número de distribuidores e de fornecedores é criteriosamente controlada pela organização, para garantir que todos possam ter a oportunidade de se reunir e para evitar as aglomerações típicas de outros tipos de evento.

Uma das diversas “marcas registradas” do ENAN é que são os fabricantes e importadores participantes que indicam com grande antecedência os distribuidores a serem convidados pela organização.

Cientes disso, muitos distribuidores estão se preocupando em manter uma relação mais próxima e um volume de vendas mais concentrado em seus principais fornecedores. E grande número de fornecedores está usando o mesmo critério para indicar os distribuidores a serem convidados.

Parley Fiamoncini, CEO da Technoise

Um deles é Parley Fiamoncini, CEO da Technoise, que deixa claro que o distribuidor que quiser ser indicado por ele deve manter um relacionamento fiel durante o ano inteiro: “Não adianta me procurar um mês antes da realização do evento e pedir a indicação. Eu dou prioridade aos meus parceiros”.

Vendas crescentes

Além da quantidade massiva dos distribuidores participantes que declarou ter fechado negócios durante o ENAN, um número ainda maior prevê que nos próximos meses estará fechando outras negociações iniciadas durante o evento, aproveitando a oferta de descontos e prazos diferenciados feita por muitos fornecedores.

Segundo avaliação feita no encerramento do ENAN, foram fechados mais de R$45 milhões em negócios durante o evento, número que deve crescer várias vezes com os negócios concluidos posteriormente.

Exatamente por esses motivos, muitos distribuidores passaram a fazer do ENAN um ponto de referência no seu calendário, se preparando para o evento e já chegando a São Paulo com verba pré-definida, listas de compras e relação de novos fornecedores que deseja conhecer.

Ao mesmo tempo, um número cada vez maior de fabricantes e importadores reserva o ENAN para fazer seus lançamentos e prepara condições especiais para o fechamento de negócios e conquista de novos distribuidores.

Luiz Neto, diretor da JFA Eletrônicos

Uma das muitas empresas que aproveitou o evento para lançar novos produtos foi a JFA Eletrônicos: “Nós sabíamos que encontraríamos boa parte de nossos clientes aqui e por isso trouxemos grandes lançamentos”, explicou o diretor Luiz Neto.

Um ano inteiro de trabalho

Enquanto isso, para a equipe da AutoMOTIVO o ENAN dura o ano inteiro. Antes mesmo de uma edição começar já estamos observando o que pode melhorar, anotando ideias de melhorias e de correções necessárias.

No contato com os participantes, tanto distribuidores quanto fornecedores, vamos aferindo percepções, testando a receptividade a novas ideias e aferindo reações. Nem bem o evento termina, já estamos reunidos e planejando a próxima edição. Que, seguindo a tradição iniciada com o primeiro ENAN, será ainda maior e melhor. Vale a pena esperar!

 

Por: Amadeu Castanho Neto / Denise Andrade

Fotos: Equipe AM

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

3 dias ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

4 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

6 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

1 semana ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

2 semanas ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

2 semanas ago

This website uses cookies.