Home / Revista / Edições Anteriores / ENAN 2014 – Três dias de evento, um ano de efeitos positivos

ENAN 2014 – Três dias de evento, um ano de efeitos positivos

enan-abertura

Quanto tempo dura um evento de três dias para distribuidores e fornecedores do mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos focado em geração de negócios e relacionamento?

A resposta lógica seria três dias, informação que, aliás, já estava inserida na pergunta. Só que uma observação mais apurada revela uma realidade diferente e muito mais ampla.

No caso do ENAN (Evento Nacional AutoMOTIVO de Negócios), realizado em março passado na cidade de São Paulo, esses três dias se prolongam e continuam gerando efeitos a curto, médio e longo prazo. É lá que os executivos de peso do mercado se encontram, conversam e realizam negócios que repercutem durante todos os meses seguintes.

Michel Salem da Digital Som Automotivo

Michel Salem da Digital Som Automotivo

Michel Salem, da distribuidora Digital Som Automotivo, só tem elogios para o evento: “Para os distribuidores, o ENAN foi um dos melhores eventos que poderia haver, pois temos o tempo todo dedicado para fecharmos novas parcerias, grandes negócios, sem a presença de público ou qualquer outro fator que nos disperse”.

Demanda aquecida e fidelidade

Antes mesmo de começar, o ENAN já estava movimentando o mercado. No mês que antecedeu a última edição e até durante o evento, foi incessante o trabalho de atendimento de ligações telefônicas e e-mails de distribuidores que queriam ser incluídos na restrita lista de convidados.

Para todos, a resposta foi a mesma: como evento focado em geração de negócios e relacionamento, o ENAN tem uma quantidade de participantes cuidadosamente balanceada.

A relação entre o número de distribuidores e de fornecedores é criteriosamente controlada pela organização, para garantir que todos possam ter a oportunidade de se reunir e para evitar as aglomerações típicas de outros tipos de evento.

Uma das diversas “marcas registradas” do ENAN é que são os fabricantes e importadores participantes que indicam com grande antecedência os distribuidores a serem convidados pela organização.

Cientes disso, muitos distribuidores estão se preocupando em manter uma relação mais próxima e um volume de vendas mais concentrado em seus principais fornecedores. E grande número de fornecedores está usando o mesmo critério para indicar os distribuidores a serem convidados.

 Parley Fiamoncini, CEO da Technoise

Parley Fiamoncini, CEO da Technoise

Um deles é Parley Fiamoncini, CEO da Technoise, que deixa claro que o distribuidor que quiser ser indicado por ele deve manter um relacionamento fiel durante o ano inteiro: “Não adianta me procurar um mês antes da realização do evento e pedir a indicação. Eu dou prioridade aos meus parceiros”.

Vendas crescentes

Além da quantidade massiva dos distribuidores participantes que declarou ter fechado negócios durante o ENAN, um número ainda maior prevê que nos próximos meses estará fechando outras negociações iniciadas durante o evento, aproveitando a oferta de descontos e prazos diferenciados feita por muitos fornecedores.

Segundo avaliação feita no encerramento do ENAN, foram fechados mais de R$45 milhões em negócios durante o evento, número que deve crescer várias vezes com os negócios concluidos posteriormente.

Exatamente por esses motivos, muitos distribuidores passaram a fazer do ENAN um ponto de referência no seu calendário, se preparando para o evento e já chegando a São Paulo com verba pré-definida, listas de compras e relação de novos fornecedores que deseja conhecer.

Ao mesmo tempo, um número cada vez maior de fabricantes e importadores reserva o ENAN para fazer seus lançamentos e prepara condições especiais para o fechamento de negócios e conquista de novos distribuidores.

Luiz Neto, diretor da JFA Eletrônicos

Luiz Neto, diretor da JFA Eletrônicos

Uma das muitas empresas que aproveitou o evento para lançar novos produtos foi a JFA Eletrônicos: “Nós sabíamos que encontraríamos boa parte de nossos clientes aqui e por isso trouxemos grandes lançamentos”, explicou o diretor Luiz Neto.

Um ano inteiro de trabalho

Enquanto isso, para a equipe da AutoMOTIVO o ENAN dura o ano inteiro. Antes mesmo de uma edição começar já estamos observando o que pode melhorar, anotando ideias de melhorias e de correções necessárias.

No contato com os participantes, tanto distribuidores quanto fornecedores, vamos aferindo percepções, testando a receptividade a novas ideias e aferindo reações. Nem bem o evento termina, já estamos reunidos e planejando a próxima edição. Que, seguindo a tradição iniciada com o primeiro ENAN, será ainda maior e melhor. Vale a pena esperar!

enan---palestra enan---rodadas-de-negocios

Por: Amadeu Castanho Neto / Denise Andrade

Fotos: Equipe AM

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo