Crossover vem equipado com motor 1.0 turbo de 130 cv
A Fiat dá passos largos rumo a uma nova fase de modelos com maior valor agregado e mais tecnologia embarcada. Depois do sucesso da Toro, a Fiat entra no segmento de crossovers com o Pulse, revelado ainda em março deste ano no programa Big Brother Brasil, da TV Globo, com nome escolhido pelo público.
Sim, a novidade é derivada do Argo que empresta a plataforma que foi devidamentre ampliada, com novo motor 1.0 turbo nas versões mais caras e uma nova identidade visual para a marca. A novidade entra hoje em pré-venda com preços entre R$ 79,9 mil (versão Drive 1.3 com câmbio manual) e R$ 115,9 mil, válido para o modelo mais caro denominado “Impetus turbo 200” com câmbio automático do tipo CVT, outra novidade para a linha.
Desenvolvimento local
O novo Pulse foi desenvolvido no Centro de Design da Fiat em Betim mas mirando outros mercados onde o SUV será vendido. Entra em cena um veículo de perfil arrojado ainda que tenha vários elementos do hatch mas que carrega uma personalidade própria. A dianteira de linhas arredondadas tem identidade visual afilada e unida por um filete cromado, parachoques destacados e retilíneos. Na lateral, se notam as mesmas portas do Argo assim como os vincos chamados pelo design de “chiaroscuro” (claro e escuro) mas que estão em um modelo de dimensões ampliadas com reforço de apliques plásticos. Na coluna C o Pulse é ampliado com um desenho mais esportivo mas que não se trata de um cupê. São 4,10m de comprimento, 1,58m de altura, 2,53m de entre-eixos e 1,78m de largura.
Cinco versões e dois motores
O Fiat Pulse chega em cinco versões ao mercado nacional: Drive manual e automático CVT com motor 1.3 Firefly de 109cv e também Drive, Audace e Impetus com o novo motor “Turbo 200” 1.0 de 130cv sempre com transmissão automática. Além dos controles de tração e estabilidade o Pulse arrisca uma proposta off road leve ao adotar o “TC+” que distribui a força para a roda com maior contato com o solo e também o ABS Off Road que equilibra a frenagem para manter a trajetória do carro.
Interior recebeu muita atenção
No primeiro contato com o Pulse se nota a preocupação da Fiat com a conectividade. Todo o painel, bancos e revestimentos do crossover são novos mas o destaque está com as duas telas, presente no cluster, e na nova multimídia de 10 polegadas, que equipa as versões mais caras. Com o novo tabelier, envolvente e com comandos voltados para o motorista a impressão é que o Pulse está mais para a Toro do que para o Argo. Forração das portas, volante, console integrado e os 18 porta objetos são novos.
Motor Firefly 1.3 ou turbo 1.0
Além do conhecido motor Firefly 1.3 litro disponível com câmbio manual ou automático CVT o Fiat Pulse estreia a opção do motor “Turbo 200”, primeiro três cilindros turbo da Stellantis que entrega 130cv e 20kgfm de torque. O novo motor tem bloco de alunínio, injeção direta de combustível e sistemas como vetorização de torque e outras tecnologias.
O motor turbo será combinado com o câmbio CVT que simula sete velocidades. A nova transmissão também pode ser combinada com o motor 1.3 Firefly de 109cv, propulsor que também conta com opção de câmbio manual. Na versão topo de linha há um modo Sport que trabalha com a vetorização de torque e melhora a performance do carro.
Seguindo a receita da Jeep o Pulse traz os “easter eggs” que são detalhes de design presentes, por exemplo, no mapa da Itália e suas trilhas off road, desenhos do carro sugerindo trajetos de aventura entre outros detalhes.
Nova multimídia e itens de segurança e comodidade
O Fiat Pulse traz novidades já conhecidas no Jeep Compass e na Fiat Toro como a tela digital no cluster de 10 polegadas, além da multimídia com sistema Uconnect de 10 polegadas integrado com o aplicativo próprio “Connect Me”. A partir do smartphone é possível localizar, abrir e fechar, determinar perímetro e limitar a velocidade entre outras funcionalidades. Nas versoes de entrada o Fiat Pulse tem multimídia de 8 polegadas mais simples mas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Uma novidade exclusiva é o sitema CART que permite fazer compras associadas ao cartão de crédito sem sair do carro. Há um convênio com o McDonalds que permite visualizar o cardápio e fazer o pedido. Além disso é possível pagar licenciamento, IPVA e até as multas por meio da ferramenta integrada com o sistema do Connect Car que é item de série.
Preços e versões
O Fiat Pulse vem de série com multimídia de 8 polegadas, farois em LED, direção elétrica, ar condiconado, cluster TFT e 4 airbags além do sistema TC+, controle de tração e estabilidade. O Fiat Pulse tem preços entre R$ 79,9 mil (versão Drive 1.3 Firefly com câmbio manual) e R$ 115,9 mil (Impetus Turbo 200 com câmbio CVT).
Durante a anteprima de lançamento, a Revista Automotivo só teve contato com as versões Impetus e Audace, ambas com motor 1.0 turbo de 130cv que estreia na linha com promessa de desempenho e economia de combustível. Ao primeiro contato é notável o trabalho de suspensão ajustado para o conforto e silêncio, mesmo em um pequeno trecho de terra onde pudemos acelerar e testar as habilidades off-road mais leves do Pulse. A aceleração do motor 1.0 turbo com o câmbio CVT é bem ágil, algo inesperado, e o carro entrega resposta interessante dentro da sua limitação de 130cv. Na versão mais cara há sistema de assistência à condução como manutenção da faixa e frenagem automática que poucos concorrentes trazem.
Dentro do segmento de crossovers compactos há outros 18 concorrentes. A Fiat mira especialmente no Volkswagen Nivus, o recém renovado Hyundai Creta, T-Cross 1.0, Caoa Chery Tiggo 3X e Chevrolet Tracker com motor 1.0 turbinados bem como o Nissan Kicks 1.6, Renault Duster 1.6 bem como Peugeot 2008 e Citroen C4 Cactus com motor 1.6 aspirado. Dentro de casa, há o Jeep Renegade com motor 1.8 e.TorQ como concorrente no segmento. Agora a Fiat entra de cabeça no segmento de crossovers indicando ainda que haverá um novo produto para o segmento de modelos novos e de maior valor agregado.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de outubro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.