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ID.3 e ID.4: veja os carros elétricos que a VW vai lançar no Brasil

Revista Automotivo viu de perto os dois futuros carros elétricos da marca alemã que já estão no Brasil

ID.4 tem Pack de 77kw e promete até 522 km com uma recarga

De olho em um segmento promissor a Volkswagen vai lançar em breve os novos ID.3 e ID.4 elétricos e promete que as novidades serão mais importantes quanto o Fusca, o Golf e o New Beetle. A Revista Automotivo teve contato com as novidades de perto no Studio Volkswagen, montado dentro da fábrica Anchieta em São Bernardo do Campo/SP.

ID.3 tem Pack de 58Kw de baterias de íons de lítio o que rende algo como 426km de autonomia

Ainda sem definir quais serão as versões e quando serão lançados aqui, a ideia da Volkswagen é justamente introduzir as novidades eletrificadas. E elas vão incomodar os modelos já vendidos aqui como Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, que são carros do mesmo porte do ID.3 assim como Renault Zoe, Fiat 500e, JAC E-JS1 e E-JS4 e Peugeot e-208 GT. Mas como são esses dois modelos?

ID.3 tem um acabamento interno com cores claras

Como é o ID.3
Pessoalmente o ID.3 surpreende pelo tamanho. Apresentado em 2019, o ID.3 é o primeiro membro desta nova geração que pretende ser tão inovadora quanto foi o Fusca e o Golf em seus tempos gloriosos do passado. É um carro com visual limpo e futurista com dianteira curta, porte elevado e traseira de corte reto e esportivo.

Multimídia é ponto de destaque com 10 polegadas neste modelo usando um novo sistema e interface com comandos de voz

O ID.3 tem 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de entre os eixos com porta-malas de 385 litros é rodas aro 20. O porte é bem parecido com o do Golf atual não vendido do Brasil.

Modelo tem um painel diminuto de boa definição

Por dentro, um painel limpo concentra o novo volante (que já conhecemos aqui), um painel diminuto de boa definição e o controle do veículo está em um botão que se desloca para frente e para trás (uma vez que nos motores elétricos não há transmissão).

Porta-malas tem 385 litros

A multimídia é ponto de destaque com 10 polegadas neste modelo usando um novo sistema e interface com comandos de voz, controle de carga e uso de potência, navegação nativa além de som e entretenimento. O aparelho estava funcionando em português (de Portugal) mas ainda será ajustado antes do lançamento.

Modelo tem porta-malas de 543 litros é as rodas são aro 21

Como é o ID.4?
O ID.4 é o Crossover de médio-grande porte da família ID. Apesar de compartilhar a mesma plataforma MEB com o mesmo espaço interno interno do ID.3 o SUV tem dianteira e traseira ampliada. Lado a lado dá para perceber que a plataforma modular permitirá vários produtos diferentes nesta nova família.

Modelo conta com uma grande central multimídia e painel digital

O ID.4 tem 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura, com 2,76 m de entre os eixos com porta-malas de 543 litros é as rodas tem aro 21. O porte é bem parecido com o do Golf atual não vendido do Brasil.

Modelo tem um bom acabamento interno

E o motor elétrico?
Primeiro vale esclarecer: o ID.3 e o ID.4 tem várias opções de motorização na Europa mas ainda não estão definidas as versões que serão oferecidas aqui no Brasil. Vale lembrar apesar deste lançamento a marca irá investir em modelos híbridos flex para a fase de transição.

Central mostra todos os dados do veículo em tempo real

As duas unidades às quais tivemos acesso estão equipadas com o motor traseiro de imãs permanentes na posição transversal de 150kw, equivalente a 204cv e 31kgfm de torque. O ID.3 tem Pack de 58Kw de baterias de íons de lítio o que rende algo como 426km de autonomia (ciclo WLTP) enquanto o ID.4 tem Pack de 77kw e promete até 522km com uma recarga que pode ser feita em um wallbox residencial, eletropostos de carga e também pontos de carregamento de alta voltagem.

Modelo conta com o novo volante da marca alemã

Qual será o preço?
Os dois veiculos trazem itens como ar condicionado dual zone, faróis com matriz de LED e ajustes automáticos, suspensão dianteira McPherson e traseira Multilink. O preço? Ainda não está definido. Na Europa o ID.3 parte de € 40 mil, bem mais caro do que quando lançado no início de 2020, o que daria algo como R$ 280 mil em conversão direta. Até o final do ano a Volkswagen irá divulgar mais informações e confirmar os modelos que serão oferecidos no Brasil no próximo ano.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de outubro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Marcos Camargo

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