Empresa mantém margem próxima ao pré-pandemia com crescimento no varejo
Mesmo no período de maior impacto da pandemia do coronavírus na economia, a Maestro Frotas mostrou resiliência no 2º. trimestre de 2020 e manteve receitas e margens muito próximas às do 1º. trimestre, quando o Covid-19 afetou os resultados apenas nas duas últimas semanas de março.
Diante de um cenário repleto de incertezas, a companhia decidiu preservar a liquidez e teve resultados positivos de abril a junho: a margem bruta cresceu e o lucro operacional alcançou R$ 9,067 milhões, um aumento de 5,5% em comparação ao mesmo período de 2019.
A gestão da companhia agiu com rapidez para enfrentar um quadro desafiador sem precedentes. Com a sua estratégia alicerçada no resiliente segmento de aluguel de longo prazo, na solidez dos seus canais de venda de usados e na flexibilidade financeira baseada no perfil de endividamento alongado, a Maestro foi muito bem sucedida, como mostra seu desempenho no 2º. trimestre.
Entre outras medidas, a Maestro Frotas decidiu adotar uma série de iniciativas digitais, que possibilitaram manter a venda de mais de 90% de veículos no varejo on-line, e contou com o apoio dos lojistas parceiros, que mantiveram as compras no atacado. Também prospectou novas cidades e regiões para fora do tradicional eixo Rio-São Paulo para venda de usados, e conseguiu com essa postura abrir novas frentes e manter volumes e preços de venda de seus usados.
Essa linha de atuação permitiu alcançar números expressivos. O Ebitda, um dos principais indicadores de desempenho das empresas, foi de R$ 9,224 milhões. O valor foi 4% inferior ao do 1º trimestre, principalmente pela queda da receita de locação.
A receita bruta de locação foi de R$ 17,167 milhões no 2º. trimestre, o que significa redução de 9,0% e 7,1% respectivamente em relação ao trimestre anterior e mesmo período do ano passado. Já a receita de venda de carros foi de R$ 10,675 milhões, em comparação a R$ 11,998 milhões do trimestre anterior e R$ 12,008 milhões do mesmo período de 2019.
Vale lembrar, no entanto, que os veículos continuam sendo vendidos com valores superiores aos equivalentes custos contábeis, em linha com a série histórica de longa data, o que demonstra uma sólida política de precificação dos valores residuais da frota e dos contratos com os clientes.
Com esse desempenho positivo, a Maestro conseguiu manter sua frota, e consequentemente sua receita recorrente, ao final do 2º. trimestre, o que colaborou de forma decisiva para que os efeitos de um mercado adverso não tivessem impacto expressivo nos resultados. Mais do que isso, a companhia conseguiu ter rentabilidade e margem para manter suas operações e honrar seus compromissos, graças à carteira diversificada, alta penetração geográfica e ampliação do mix de clientes em vários setores. Com isso, a companhia reforçou sua confiança em uma retomada consistente, que permita o cumprimento dos seus objetivos de médio e longo prazos.
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