Categories: Pick-ups

Nova Saveiro

Um modelo que oferece muitas opções e oportunidades de negócios ao mercado de acessórios

A pick-up compacta Volkswagen Saveiro ganhou novo visual em sua linha 2014 e recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca. Ao mesmo tempo, a Nova Saveiro recebeu mais itens de série e inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado.

Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro que, tem design esculturado exclusivamente para a pick-up, mais marcado nas extremidades, reforçando a imagem de robustez do veículo.

Também completamente novos são o capô, os para-lamas dianteiros e as grades oferecidas nas diversas versões, todos detalhes exclusivos do utilitário. Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida em toda linha.

Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários.
A pick-up vem com o motor EA-111 1.6l VHT, que é Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas.

Oportunidades

Informações – não oficiais – obtidas junto a diversas concessionárias Volkswagen dão conta de que o modelo mais vendido é a versão de entrada. Isso representa uma excelente oportunidade para todo o setor de acessórios automotivos, pois mesmo comprando o modelo de preço mais acessível, o consumidor está de olho na Saveiro Cross, que na tabela custa R$15 mil a mais. E mesmo os que compram o modelo topo de linha tendem a continuar fazendo da sua pick-up um veículo exclusivo e personalizado.

Portanto, tanto fabricantes quanto varejistas podem aproveitar a oportunidade, oferecendo aos consumidores não só acessórios que permitam dar aos modelos básicos as características dos de topo de linha, quanto de transformar qualquer opção da Saveiro num modelo mais chamativo e com o toque único do cliente.

Alguns dos equipamentos oferecidos só nas versões anteriores já são bem conhecidos do nosso mercado, como os espelhos retrovisores com função tilt down, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada e retornando à posição normal ao desengatar.

Centrais multimídia podem fazer o papel do I-System, sistema que concentra no mostrador multifunção do painel, as informações do rádio – como a sintonia, nome da música, status do telefone e dados do computador de bordo.

Versões oferecidas

A Nova Saveiro chega ao mercado com três versões: a de entrada (Trend), com opções de cabine simples ou estendida; a Trooper e a Cross – com cabine estendida. Segundo a assessoria de imprensa da Volkswagen, a montadora não divulga um número oficial de qual das versões vende mais.

O que se sabe é que em abril, mês em que a fábrica fez a substituição dos modelos antigos pelos da nova geração, as vendas da Saveiro somaram 5073 unidades. No entanto, são números que ainda refletem o estoque da versão anterior. Até o final da primeira quinzena de maio, já tinham sido emplacadas 24.696 unidades da Saveiro.

 

Nova arquitetura eletrônica

Uma inovação importante introduzida na nova geração da Saveiro é a nova plataforma eletrônica, que merece ser estudada com cuidado por fabricantes e instaladores. Ela permitiu a adição de uma grande variedade de dispositivos e funções de conveniência e segurança, como a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.

Também é o caso do detector de colisões, que ativa automaticamente as luzes de alerta e destrava as portas em caso de acidente, facilitando a saída ou o eventual socorro aos ocupantes. Ou do Emergency Stop Signal que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás.

Já o sistema batizado de ECO Comfort exibe várias recomendações ao motorista. Nas versões com sensores de aproximação traseiros, o novo rádio mostra uma visão gráfica do veículo que indica a aproximação dos obstáculos. No tocante ao som, o novo aparelho oferecido pela Volkswagen possibilita o comando via teclas no volante multifuncional, conexão Bluetooth para telefone,entre outras funções.

Detalhes das três versões

Em sua versão de entrada, tanto na opção cabine simples como na estendida, a Nova Saveiro traz de série novos faróis com moldura escurecida, além de substanciais mudanças no para-choques, capô e para-lamas. Também são de série itens vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas.

O pacote Trend oferece novos faróis de parábola dupla com moldura escurecida, rodas de 14 polegadas com calotas pintadas em cromo brilhante, rack de teto e um novo logotipo de identificação na tampa traseira.

A versão Trooper adiciona o conjunto do para-choques dianteiros na cor da carroceria, airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro), freios ABS e o novo I-System.

O modelo topo de linha Saveiro Cross agrega na dianteira as mudanças mais perceptíveis, como o novo para-choque e a grade do radiador em formato de colmeia com friso cromado.

Nas laterais, as molduras pretas das caixas das rodas dianteiras e traseiras ganharam acabamento texturizado. O friso lateral, com a identificação do modelo, corre paralelo à moldura da soleira, ambos em preto.

Na traseira, o modelo ganhou uma nova faixa na tampa da caçamba, que tem capota marítima de série. E no teto, racks são pretos, específicos para a Cross.

 

Por: Denise Andrade
Fotos: Divulgação

fabio codellos

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

20 horas ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

5 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.