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Inteligência em vendas: equipes de alto desempenho em vendas

 

Quando chega a um novo clube qual a primeira coisa que um técnico faz?

Conhecer o plantel que tem em mãos!

Em vendas não pode ser diferente.

Não é nada raro gestores de vendas reclamarem das suas equipes. Não passa uma só semana em que eu não ouço que a equipe tem vendedores preguiçosos, que só vendem preço, são tiradores de pedido, se satisfazem com pouco; entre outros adjetivos menos elegantes.

Agora vamos pensar em como você pode mudar isso e criar uma equipe com alto desempenho.

1.  Defina o perfil da equipe. Pense em uma tática de jogo. Neste jogo você necessita de atletas que saibam cadenciar a partida, outros velozes e criativos, alguns com um pulmão invejável e por aí vai. Pense em cada região de vendas e se pergunte: – Qual seria o melhor perfil para aqueles clientes? Em determinados momentos funciona muito bem contratar alguém que mora na região de atuação e que faça parte do dia a dia da comunidade,. Em outros momentos isso pode ser um grande erro. Defina que tipo de pessoas você quer ter na sua equipe. Isso é o começo de tudo.

2. Paciência e tempo na contratação. A maioria dos gestores de vendas que conheço detesta contratar. Acham que isso é coisa do RH. Errado! Contratar bem não é perda de tempo. É INVESTIMENTO! Participe do processo seletivo, reúna-se mais de uma vez com o candidato, pesquise sobre sua atuação em empregos anteriores, ligue para clientes que ele atendeu, enfim… Contratar certo é uma grande vantagem competitiva.

3. Não tenha medo de demitir. Toda demissão é traumática, é chata e desagradável. Ninguém gosta de demitir, mas estender o sofrimento alheio é crueldade. O vendedor há tempos não atinge metas, não agrega a equipe, detesta os treinamentos que a empresa oferece, não aprende e nem muda nada com os feedbacks que recebe, não tem perfil e só está lá porque tem tempo de casa? A concorrência agradece. Já pensou que o emprego atual também pode ser um grande tormento para quem está nas condições acima citadas? Deixar como está só garante poucas vendas e péssimos resultados.

No próximo artigo veremos mais dicas de como construir uma equipe de alto desempenho, mas já percebemos que o ditado “pau que nasce torto, morre torto” é, em vendas, tão certo quanto o dia após a noite.

 

Por: Paulo Araújo, especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos.
Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender”
Imagem: Divulgação
Perguntas relativas ao assunto podem ser encaminhados para o e-mail: consultores@revistaautomotivo.com.br

fabio codellos

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