SUV médio tem motor de 1.3 litro turbo e com um elétrico, que juntos rendem 240 cv
A Jeep já começou a vender o Compass 4xe híbrido no Brasil por R$ 349.990. O crossover, que será posicionado acima da configuração S, ganhou uma tonalidade de azul nas logomarcas da empresa e da versão. O crossover também contará com equipamentos exclusivos e será equipado com motor 1.3 litro turbo com um outro elétrico, que juntos entregam 240 cv.
O que não mudou – Visualmente não há mudanças profundas. Portanto, segue com o padrão que consagrou o Compass no Brasil e no mundo. Dito isso, a versão híbrida traz alguns equipamentos já conhecidos como painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de smartphone por indução, sete airbags, teto solar panorâmico Command View, além de piloto automático adaptativo, frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres, ciclistas e veículos, sistema de reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga do motorista, park assist, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa e monitoramento de pontos cegos. Diferente do modelo pernambucano, o modelo 4Xe é feito em Melfi, na Itália.
O que há de novo – Se não houve mudanças no design, a Jeep colocou novos equipamentos no Compass 4xe. O crossover passa a contar com câmera de 360º, sistema de som premium da Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência além do sistema Adventure Intelligence com a Alexa da Amazon, que também está presente no Commander. Esse sistema permite ao motorista pesquisar pontos de recarga para o modelo plugin diretamente na central multimídia. Vale lembrar que aplicativos gratuitos no celular fazem a mesma função.
O utilitário esportivo também poderá ser comprado com as novas cores azul Shade, branco Alpine, prata Glacier e Black. As rodas de liga leve de 19 polegadas receberam um acabamento exclusivo na tonalidade preta.
Mecânica – O novo Jeep Compass 4xe híbrido vem equipado com um motor de 1.3 litros turbo a gasolina que entrega 180 cv a 5.750 rpm com torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Esse propulsor ainda conta com sistema eletro hidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape e motor gerador auxiliar acoplado para gerar energia aos sistemas elétricos. Além disso, tem um trem de força elétrico no eixo traseiro colocado na transversal, que entrega 60cv e tem torque de 25kgfm. Juntos os dois motores entregam a potência de 240 cv.
Por ser um híbrido plug-in, o crossover pode utilizar apenas o propulsor elétrico para rodar. Por conta disso, tem bateria de 11,4 kWh e uma autonomia no modo elétrico de 44 km. Em uma Wallbox de 7,4 kw, que será comercializada pela Jeep em parceria com a Weg, será possível carregar as baterias em 1,6 h. Já em uma tomada padrão pode levar até 4h.
Mesmo com as baterias o modelo não teve alterações nas dimensões. Desta forma, segue com 4.404 mm de comprimento, 2.636 mm de entre eixos, 1.645 de altura e 1.819 mm de largura. A capacidade do porta-malas é de 420 litros e do tanque de combustível é de 36,5 litros.
Segundo a Jeep o novo Compass 4xe pode cumprir de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 206 km/h. O consumo no trecho urbano é de 25,4 km/l e de 24,2 km/l na estrada, além de ter autonomia no modo híbrido de 927 km.
Outra novidade são os três modos de condução. O motorista tem a opção de utilizar o modo híbrido, que privilegia o motor elétrico, mas aciona o motor a combustão atrás de algoritmos para conferir mais eficiência na direção. Já o modo elétrico utiliza 100% o motor elétrico que pode atingir a velocidade máxima de até 130 km/h. Por fim, tem a opção E-Save que prioriza a recarga da bateria, com a utilização do motor a gasolina sendo ideal quando as baterias do elétrico estão em níveis muito baixos.
Concorrentes – Pelo preço o Jeep Compass 4xe terá como concorrentes o Toyota Rav4 Hybrid, Volvo XC60 e o recém-lançado Lexus NX 350h. Já no futuro pode ganhar os rivais Kia Sportage e Caoa Chery Tiggo 8 Pro híbrido, que podem chegar ao Brasil ainda neste ano. Em relação às versões híbridas do Toyota Corolla Cross, um rival direto nas configurações a combustão, não devem rivalizar diretamente, uma vez que são mais baratas do que o crossover da Jeep e apenas com tração 4×2. Para uma mudança de chave na linha Jeep o Compass é um bom começo e sua tecnologia pode se nacionalizar aqui com o tempo.
Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de abril, nas redes sociaise também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.
Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…
Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…
Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…
Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…
Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…
Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…
This website uses cookies.