Pesquisa exclusiva feita pela AutoMOTIVO traz raio-X da relação do varejo com fornecedores e distribuidores

Primeiro de uma série de artigos

Se existe uma verdade incontestável a respeito do mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos é que faltam dados para entendê-lo melhor. Fabricantes, distribuidores, varejistas, e até nós da AutoMOTIVO, a revista de negócios especializada nesse mercado, muitas vezes somos obrigados a “voar no escuro” por falta de estudos, dados e informações confiáveis.

Para podermos entender melhor o nosso mercado e, a partir daí, orientar melhor as matérias que publicamos e os eventos que promovemos, decidimos fazer uma série de pesquisas abrangentes e detalhadas com varejistas, distribuidores e fabricantes.

A primeira delas foi feita nos dois últimos meses com varejistas de todo o Brasil e a análise das respostas coletadas oferece um inédito raio-X sobre o varejo de som e acessórios automotivos no país, permitindo um melhor conhecimento da realidade do varejo e um melhor entendimento das suas necessidades.

A pesquisa abrange diversos aspectos, como produtos e marcas mais vendidos, tipo de veículo atendido, tempo de prestação do serviço, práticas comerciais, publicidade e marketing, entre outros, num total de trinta questões.

São muitos dados, que exigem mais de um artigo para serem explorados. Nesta primeira análise, vamos nos debruçar sobre as respostas de algumas questões que permitem conhecer melhor a avaliação e expectativas dos varejistas sobre o mercado e o que eles acham que mais faz falta.

Nas próximas edições, continuaremos analisando outros aspectos do varejo especializado, como alguns dos seus hábitos de compra e como é o relacionamento com os distribuidores, entre outros..

Avaliação e expectativas

Perguntados sobre como avaliavam o ano de 2013, os varejistas que participaram da pesquisa revelaram que o ano passado foi bom para os negócios: a soma dos respondentes que consideraram o período “muito bom” (7,89%) e “bom” (39,47%) para os negócios chegou a 47,36% do total.

Mais de um quarto dos varejistas participantes (26,32%) respondeu que 2013 foi um ano normal, enquanto que outros 26,51% o avaliaram como “ruim” (21.05%) e “péssimo” (5,26%). Em resumo, praticamente três quartos dos respondentes acharam que o ano foi de normal a muito bom, enquanto que o restante o considerou ruim ou péssimo.

Para este ano, as expectativas dos varejistas que participaram da pesquisa é ainda melhor: nada menos que 62,16% dos respondentes afirmaram que acham que 2014 vai ser melhor do que o ano passado.

Outros 24,32% acreditam que este ano será tão bom quanto 2013 e só 13,51% acham que os negócios vão piorar. Ou seja: nada menos do que 86,39% dos empresários participantes estão otimistas!

Falta de apoio promocional

Ao responderem sobre o que faz mais falta para o mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos, os varejistas apontaram três itens de maior importância entre as nove opções oferecidas.

O mais votado foi “mais apoio promocional para ajudar a vender produtos”, opção escolhida por nada menos que 76,32% dos participantes, num recado claro para fornecedores e distribuidores.

O assunto já gerou debate durante a edição de 2013 do ENAN, mas aparentemente ainda não foi bem processado por vários players e, como mostram as respostas à pesquisa, merece maior atenção.

Duas opções ficaram com o segundo e terceiro lugar entre as mais votadas na hora de informar o que mais falta para o mercado: tanto mão de obra especializada quanto treinamento sobre instalação correta dos produtos foram marcadas por 71,05% dos varejistas. Como no caso anterior, são questões que dependem de iniciativas de fornecedores e de distribuidores para saírem do papel.

O que mais falta para o lojista especializado

“Eventos para conhecermos pessoalmente as novidades” fazem falta para mais de metade dos respondentes, com 57,89%, sendo a quarta mais escolhida. Muitos deles comentam sobre o fato de que a maioria dos lançamentos só acaba sendo manuseada e conhecida na hora da instalação.

“Mais crédito para as empresas” foi a resposta que ficou em quinto lugar, escolhida por 65,79% dos varejistas participantes da pesquisa. Em sexto lugar ficou a opção “mais crédito para os consumidores”, que somou 26,32% das respostas.

Fecham a lista as três opções restantes, “produtos inovadores”, “produtos diferentes dos que existem hoje” e “mais lançamentos de produtos”, que mostram que embora se diga que o consumidor está sempre atrás de novidades, para os lojistas elas não estão no topo da lista de prioridades.

Um dos participantes ainda fez questão de fazer um comentário à parte, ressaltando a importância da assistência de fornecedores e distribuidores nos casos de problemas com produtos em garantia e registrando que em muitos casos, o atendimento prestado deixa a desejar.

 

Confira as outras matérias desta série:

 

Por: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Equipe AutoMOTIVO

Denise Andrade

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