Dono de uma concorrida agenda, o antropólogo Luiz Almeida Marins Filho, mais conhecido como Professor Marins, é um dos mais festejados palestrantes e consultores empresariais brasileiros e presença constante nos eventos que reúnem a elite do mundo dos negócios no Brasil.
Participar de uma de suas palestras é algo, antes de mais nada, agradável. O tempo passa rápido. Nada de teorias e montanhas de números ou referências eruditas. Humildade e simpatia, aliadas ao poder de observação, à objetividade e à linguagem acessível são algumas das suas principais características.
Dono de um rico currículo com diversos cursos universitários e de especialização em áreas que vão de História, Direito e Ciência Política a Negociação, Planejamento e Marketing, ele também é um autor celebrado que tem nada menos que 27 livros publicados e seu próprio programa de televisão.
Há mais de um ano os seus artigos enriquecem todos os meses as edições da AutoMOTIVO com observações e conselhos úteis e objetivos que fazem grande sucesso entre os leitores.
Encontro marcado
Entre apresentações nos principais eventos corporativos do país e trabalhos de consultoria para empresas de renome, este ano a sua agenda tem uma importante novidade: um encontro com os principais empresários e executivos do mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos.
Marcado para o dia 25 deste mês, o encontro será durante palestra que promete ser o ponto alto do jantar de abertura do ENAN 2014. A fim de poder preparar uma palestra sob-medida, o Professor Marins fez questão de conhecer com antecedência não só detalhes do nosso mercado como o perfil dos executivos que participarão do evento.
Para que você possa conhecê-lo melhor e ter uma rápida idéia do que a sua palestra reserva para os participantes do ENAN, fizemos uma animada sessão de perguntas e respostas. Confira:
Quais são os principais problemas encontrados pelos empresários brasileiros hoje?
São os problemas da mudança e de um ambiente cada vez mais competitivo. Todos temos muitos concorrentes, com qualidade semelhante e preços similares. Como diferenciar a empresa, fazendo uma diferença que o cliente realmente se disponha a pagar, é o maior desafio.
Quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas, de modo geral?
Além do citado acima, é encontrar, formar, treinar e manter gente excelente.
Quais são as principais qualidades que um empresário deve ter para ser bem sucedido?
Ele deve ter humildade. A palavra humildade tem a mesma origem da palavra humanus, que vem de hummus = terra. Ou seja humilde é aquele que tem o pé no chão. Cabeça nas nuvens, pensando alto, pensando grande, mas sem tirar os pés do chão.
O que o empresário deve evitar?
Um ego inflado.
O que ele deve fazer para ser bem sucedido?
Reunir em torno de si pessoas melhores que ele.
Como o senhor vê o Brasil nos próximos anos?
O Brasil está fadado a receber grande parte dos investimentos externos das empresas do mundo inteiro. Dos modernos BIITC – Brasil, Índia, Indonésia, Turquia e China, é o único país ocidental com renda per capita mais elevada e todas as condições para se desenvolver com qualidade. É claro que tudo dependerá da qualidade do voto dos brasileiros, pois numa democracia tudo depende do voto.
Há quantos anos o senhor trabalha como professor e palestrante?
Sou professor de universidade desde 1972, quando iniciei na Universidade Federal de São Carlos. Desde então venho lecionando e dando palestras para empresas.
E o que aprendeu em todo esse tempo como consultor e palestrante?
Que não há nada fácil na vida. O título de um de meus livros é “Tudo o que é fácil já foi feito”. Sem muita disciplina da vontade e muito foco, é impossível vencer.
Todas as suas palestras são iguais?
Preparo todas as palestras uma a uma. Levo mais tempo preparando uma palestra do que fazenda a palestra. Não há duas palestras iguais.
Sua palestra no ENAN 2014 focará nos desafios enfrentados em um mercado cada vez mais competitivo e foi preparada sob-medida considerando a realidade dos participantes do mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos. Que mensagem gostaria de enviar para os empresários e executivos que irão assisti-la?
Que prestem muita atenção nas pesquisas que irei mostrar e nos conceitos de caixa e foco que preparei com muita atenção para o ENAN 2014.
A sua formação é em Antropologia. Como isso o ajuda a entender as empresas?
Os métodos e técnicas da Antropologia estão sendo a cada dia mais essenciais à compreensão das empresas e seus mercados e ao planejamento de seu futuro. Descobrindo e revelando hábitos e costumes dos consumidores, a antropologia e a etnografia vêm sendo utilizadas por grandes empresas e agências de publicidade e comunicação em geral para o planejamento de novos produtos e serviços.
Toda empresa possui uma “cultura” que está oculta e que, na verdade, a define e a diferencia de outras empresas e organizações. Essa “cultura” é formada e moldada pelo conjunto das tradições (passado), necessidades (presente) e aspirações (futuro) da empresa e seus dirigentes.
Com o conhecimento dessa “cultura”, a empresa pode crescer com segurança aproveitando as razões de seu sucesso e modificando o que deve ser mudado sem romper com valores fundamentais da organização e das pessoas. Descobrindo, revelando e respeitando os valores culturais e o conjunto de crenças e valores nem sempre explícitos de uma empresa ou organização, as pessoas que a compõem podem dar muito mais energia e dedicação ao que fazem levando a empresa ou organização ao sucesso.
Essa é a base do trabalho da antropologia empresarial.
Poderia citar algumas das principais empresas que foram ou são suas clientes?
São muitos anos e dentre as empresas posso citar AmBev, Rodobens, Vale. No site www.anthropos.com.br há uma relação de clientes efetivamente faturados pela contabilidade.
Por: Amadeu Castanho Neto
Fotos: Divulgação
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.