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Professor Marins: Diferenciar a empresa é o maior desafio

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Dono de uma concorrida agenda, o antropólogo Luiz Almeida Marins Filho, mais conhecido como Professor Marins, é um dos mais festejados palestrantes e consultores empresariais brasileiros e presença constante nos eventos que reúnem a elite do mundo dos negócios no Brasil.

Participar de uma de suas palestras é algo, antes de mais nada, agradável. O tempo passa rápido. Nada de teorias e montanhas de números ou referências eruditas. Humildade e simpatia, aliadas ao poder de observação, à objetividade e à linguagem acessível são algumas das suas principais características.

Dono de um rico currículo com diversos cursos universitários e de especialização em áreas que vão de História, Direito e Ciência Política a Negociação, Planejamento e Marketing, ele também é um autor celebrado que tem nada menos que 27 livros publicados e seu próprio programa de televisão.

Há mais de um ano os seus artigos enriquecem todos os meses as edições da AutoMOTIVO com observações e conselhos úteis e objetivos que fazem grande sucesso entre os leitores.

Encontro marcado

Entre apresentações nos principais eventos corporativos do país e trabalhos de consultoria para empresas de renome, este ano a sua agenda tem uma importante novidade: um encontro com os principais empresários e executivos do mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos.

Marcado para o dia 25 deste mês, o encontro será durante palestra que promete ser o ponto alto do jantar de abertura do ENAN 2014. A fim de poder preparar uma palestra sob-medida, o Professor Marins fez questão de conhecer com antecedência não só detalhes do nosso mercado como o perfil dos executivos que participarão do evento.

Para que você possa conhecê-lo melhor e ter uma rápida idéia do que a sua palestra reserva para os participantes do ENAN, fizemos uma animada sessão de perguntas e respostas. Confira:

Quais são os principais problemas encontrados pelos empresários brasileiros hoje?
São os problemas da mudança e de um ambiente cada vez mais competitivo. Todos temos muitos concorrentes, com qualidade semelhante e preços similares. Como diferenciar a empresa, fazendo uma diferença que o cliente realmente se disponha a pagar, é o maior desafio.

Quais são os principais desafios enfrentados pelas empresas, de modo geral?
Além do citado acima, é encontrar, formar, treinar e manter gente excelente.

Quais são as principais qualidades que um empresário deve ter para ser bem sucedido?
Ele deve ter humildade. A palavra humildade tem a mesma origem da palavra humanus, que vem de hummus = terra. Ou seja humilde é aquele que tem o pé no chão. Cabeça nas nuvens, pensando alto, pensando grande, mas sem tirar os pés do chão.

O que o empresário deve evitar?
Um ego inflado.

O que ele deve fazer para ser bem sucedido?
Reunir em torno de si pessoas melhores que ele.

Como o senhor vê o Brasil nos próximos anos?
O Brasil está fadado a receber grande parte dos investimentos externos das empresas do mundo inteiro. Dos modernos BIITC – Brasil, Índia, Indonésia, Turquia e China, é o único país ocidental com renda per capita mais elevada e todas as condições para se desenvolver com qualidade. É claro que tudo dependerá da qualidade do voto dos brasileiros, pois numa democracia tudo depende do voto.

Há quantos anos o senhor trabalha como professor e palestrante?
Sou professor de universidade desde 1972, quando iniciei na Universidade Federal de São Carlos. Desde então venho lecionando e dando palestras para empresas.

E o que aprendeu em todo esse tempo como consultor e palestrante?
Que não há nada fácil na vida. O título de um de meus livros é “Tudo o que é fácil já foi feito”. Sem muita disciplina da vontade e muito foco, é impossível vencer.

Todas as suas palestras são iguais?
Preparo todas as palestras uma a uma. Levo mais tempo preparando uma palestra do que fazenda a palestra. Não há duas palestras iguais.

Sua palestra no ENAN 2014 focará nos desafios enfrentados em um mercado cada vez mais competitivo e foi preparada sob-medida considerando a realidade dos participantes do mercado brasileiro de equipamentos de som e acessórios automotivos. Que mensagem gostaria de enviar para os empresários e executivos que irão assisti-la?
Que prestem muita atenção nas pesquisas que irei mostrar e nos conceitos de caixa e foco que preparei com muita atenção para o ENAN 2014.

A sua formação é em Antropologia. Como isso o ajuda a entender as empresas?
Os métodos e técnicas da Antropologia estão sendo a cada dia mais essenciais à compreensão das empresas e seus mercados e ao planejamento de seu futuro. Descobrindo e revelando hábitos e costumes dos consumidores, a antropologia e a etnografia vêm sendo utilizadas por grandes empresas e agências de publicidade e comunicação em geral para o planejamento de novos produtos e serviços.
Toda empresa possui uma “cultura” que está oculta e que, na verdade, a define e a diferencia de outras empresas e organizações. Essa “cultura” é formada e moldada pelo conjunto das tradições (passado), necessidades (presente) e aspirações (futuro) da empresa e seus dirigentes.
Com o conhecimento dessa “cultura”, a empresa pode crescer com segurança aproveitando as razões de seu sucesso e modificando o que deve ser mudado sem romper com valores fundamentais da organização e das pessoas. Descobrindo, revelando e respeitando os valores culturais e o conjunto de crenças e valores nem sempre explícitos de uma empresa ou organização, as pessoas que a compõem podem dar muito mais energia e dedicação ao que fazem levando a empresa ou organização ao sucesso.
Essa é a base do trabalho da antropologia empresarial.

Poderia citar algumas das principais empresas que foram ou são suas clientes?
São muitos anos e dentre as empresas posso citar AmBev, Rodobens, Vale. No site www.anthropos.com.br há uma relação de clientes efetivamente faturados pela contabilidade.

Por: Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

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