Categories: CarrosPainel

Saiba as diferenças entre um carro de Stock Car e um carro normal

Um carro de Stock Car não é apenas um automóvel de rua modificado, mas exclusivamente produzido para a corrida.

O veículo é fabricado pela equipe da Stock Car por cima de uma gaiola de aço, chamada Santo Antonio, que visa proteger o piloto em caso de capotamento, evitando que ele seja atingido pelo teto do carro.

Além disso, possui revestimento anti-chamas, que blinda o condutor em caso de incêndio no motor, por exemplo.

Dentro do veículo, há apenas um banco de carbono para o piloto, diferente do carro usado para voltas rápidas – estes são carros de exibição, com mais um lugar para um passageiro.

O volante do carro usado na corrida é cheio de comandos: além do rádio, usado pelo piloto para se comunicar com a equipe, e da água que ele bebe, é onde fica o câmbio estilo borboleta de seis marchas.

Para trocar de marcha, o piloto deve pisar na embreagem, como em um carro manual que dirigimos pelas ruas da cidade.

Também igual aos carros normais é o combustível usado nos veículos de Stock Car: o etanol, que encontramos em postos por todo o País.

O tanque, porém, é maior, com capacidade para 106 litros, enquanto um tanque de um automóvel normal tem capacidade para cerca de 70 litros.

Essa característica pode ser justificada pelo consumo do carro de Stock Car, que é maior que em um veículo normal: um litro para cada um quilômetro percorrido contra um litro para cada seis quilômetros percorridos para os veículos de passeio.

Naturalmente, o motor de um carro de Stock Car também é muito mais potente que o da maioria dos veículos que circulam nas ruas.

Assim como o veículo em si, é fabricado pela equipe da Stock Car especialmente para as corridas e tem uma potência de 500 cavalos. Por cima de toda essa estrutura, vai a carroceria das montadoras patrocinadoras das equipes.

A manutenção de todas essas máquinas é apenas para precaução, já que dificilmente os carros quebram. A produção é cuidadosa e usa peças de última tecnologia, garantindo o espetáculo e a segurança dos pilotos.

Toda essa complexidade inviabiliza que um motorista de um carro normal consiga dirigir um veículo de Stock Car. Os competidores do circuito são experientes e possuem um grande currículo no mundo automobilístico.

Por isso, para nós, condutores do dia-a-dia, só nos resta assistir às corridas e aplaudir o talento dos habilidosos pilotos.

Denise Andrade

Recent Posts

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 dia ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

2 dias ago

Não é só Camaro: Luchini celebra 80 anos de história com linha Chevrolet

Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…

4 dias ago

Corolla Cross 2025: novo visual, novos equipamentos e mesmo preço

SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…

6 dias ago

Jeep Commander chega à linha 2025 com novas versões: veja os preços

SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…

1 semana ago

Camaro Meeting organiza evento na Luchini em homenagem ao “Camaro Collection”

Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…

1 semana ago

This website uses cookies.