A China é o maior mercado automotivo do mundo, produzindo impressionantes 28,3 milhões de veículos por ano. Sua importância no mercado mundial aumentou ainda mais depois que algumas das montadoras mais importantes da Europa e dos Estados Unidos resolveram se associar a empresas locais e passaram a produzir na China. Como resultado, em 2016 só a Volkswagen vendeu 3,98 milhões de veículos no mercado chinês, enquanto a General Motors vendeu 3,87 milhões e a Ford 1,27 milhão. Se esses números não bastarem, basta dizer que no ano passado o mercado local absorveu mais de nove milhões dos 164 modelos de SUVs fabricados no país.
A presença de grande número de milionários e de grande número de consumidores dispostos a gastar completa esse quadro, justificando a realização de um Salão do Automóvel com forte foco local, mas com a presença de marcas de renome mundial.
Evidentemente, todo Salão tem foco no mercado onde é realizado, no entanto alguns dos Salões europeus e americanos costumam apresentar lançamentos e concepts com foco em outros mercados do mesmo continente ou até do resto do mundo.
No caso do Salão de Shanghai, que se alterna como Salão de Beijing (Pequim), o foco local é muito forte, em função da presença de montadoras que não atuam em outros países. Os stands de grandes multinacionais e de marcas locais com atuação no Exterior, no entanto, acabam garantindo novidades interessantes.
Na edição deste ano, realizada em maio, além dos tradicionais modelos “inspirados” em outros bem sucedidos no Ocidente e da presença maciça de utilitários esportivos na maioria dos stands, foram os concepts que acabaram chamando mais a atenção. Entre os veículos conceituais mostrados em Shanghai chamaram a atenção o Audi SUV e-tron Sportback, o Chevrolet FNR-X Concept, o Citroen C5 AirCross, o Jeep SUV Yuntu, o Mercedes Concept Classe A Sedan, os Pininfarina K550 e K750, o Qoros Model K-EV, o Renault R.S. 2027 Vision, o Skoda Vision E e o Volkswagen I.D. Crozz.
Nos stands não faltaram atrações para todos os gostos, entre modelos esportivos, elétricos, híbridos, ícones da indústria automotiva como o Ford Mustang, além de veículos das muitas marcas locais e de montadoras de destaque mundial como BMW, Infiniti, Lexus e Mercedes-Benz, entre outras. O Ford EcoSport, agora modelo mundial, estreou no mercado chinês equipado com câmbio automático de seis marchas e estepe para fora, se diferenciando das versões vendidas na Europa e nos Estados Unidos, nas quais o estepe fica do lado de dentro.
Veja a seguir algumas das novidades do Salão de Shanghai 2017:
Texto: Amadeu Castanho Neto
Imagens: Divulgação
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
SUV líder no segmento de sete lugares ganha duas novas versões com motor 2.0 turbo…
Evento reunirá proprietários de Camaro na Luchini de Jundiaí O Chevrolet Camaro chegou ao fim…
This website uses cookies.