Categories: Concept Cars

Uma pick-up fora de estrada para sheik nenhum botar defeito

Que tal aliar a qualidade da Mercedes-Benz e a preparação refinada da sua divisão esportiva, a AMG, deixar um fora de estrada parrudo o suficiente para tirar de letra qualquer Rali dos Sertões ou Rali Dakar, sem abrir mão de toda a sofisticação que se espera de um veículo que tem a estrela da Mercedes no capô?

O resultado dessa aliança é a Mercedes-Benz G63 AMG 6X6, uma pick-up fora de estrada capaz de encarar qualquer tipo de desafio sem abrir mão do conforto e da sofisticação exigidos por quem se dispõe a encarar os cerca de 1,5 milhões de reais pedidos na Europa para quem estiver disposto a esperar a fabricação e entrega de um dos trinta exemplares anuais que devem começar a ser entregues a partir do próximo ano. O mercado-alvo é o árabe, mas nada impede que se importe uma máquina dessas para rodar no Brasil.

Medidas de respeito

Essa super pick-up, de 5,87m. de comprimento, 2,21m. de altura e 2,11m. de largura, acomoda apenas quatro privilegiados passageiros e é capaz de cruzar trechos de terreno cobertos de água com até um metro de altura ou superar as dunas mais assustadoras do deserto, graças à tração nas seis rodas.

Enfrentar terrenos pedregosos também não vai ser problema para a G63 AMG 6X6, em função do vão livre do solo de 47 centímetros, obtido graças ao uso de rodas de liga leve calçadas com pneus de 37 polegadas, pontas de eixos especiais e ajustes na suspensão reforçada. Em compensação, subir a bordo vai exigir um pouco de sacrifício da maioria das pessoas.

Mecânica

A plataforma usada é a da pick-up G320 CDI, modelo desenvolvido pela montadora alemã especialmente para atender as forças armadas da Austrália e produzido na fábrica que a Mercedez-Benz mantém para seus Classe G na cidade de Graz, na Áustria . Debaixo do capô, um motor V8 biturbo, de 5,5 litros e 551 cavalos de potência e impressionantes 77,4 kgfm de torque, garante que o modelo ofereça desempenho à altura do seu preço e da assinatura da AMG, divisão de desempenho esportivo da montadora alemã.

Apesar dos 3.775 quilos do conjunto, o motorzão consegue levar a G63 AMG 6X6 de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h, ótima para um fora de estrada e excelente para um veículo de quase quatro toneladas.

Todo cuidado foi tomado com a alimentação do motor, incluindo injeção direta de gasolina e duas bombas de combustível: uma de baixa pressão junto ao tanque e outra de alta pressão junto ao motor. Como o veículo foi pensado para ser usado em terrenos difíceis, foram instalados dois tanques de combustivel, com capacidade total de 159 litros.

A transmissão oferece nada menos do que cinco diferenciais blocantes e pode ser personalizada para adaptar o veículo a cada situação de uso específica. Para evitar que o motorista esquente a cabeça com as múltiplas combinações possíveis, os engenheiros da Mercedes-Benz desenvolveram um programa que resume o número de opções a apenas três, controladas através de interruptores dotados de luzes indicativas de acionamento, instalados no console central.

Interior

Se por fora a G63 AMG 6X6 deixa claro que aguenta qualquer tranco, seu interior não deixa nada a desejar quando comparado aos SUVs mais luxuosos, no que a Mercedes-Benz chama de “luxo esportivo”. Os quatro ocupantes são acomodados em luxuosos assentos individuais ajustáveis eletricamente. Revestidos com couro, são aquecidos e dotados de ventilação.

O acabamento interno abusa do couro e de detalhes em madeira. Já o porta-malas é revestido com bambu. Os instrumentos e equipamentos não saem da média, mas painel é bem equipado e oferece comandos no volante, sistema de som padrão Mercedes e sistema multimídia com tela central e GPS.

Por Amadeu Castanho Neto

Fotos: Divulgação

fabio codellos

View Comments

Share
Published by
fabio codellos

Recent Posts

Tiggo 7 na China já deixou modelo brasileiro para trás: veja o que muda

SUV médio ganha novo visual, mais tecnologia e fica mais barato A Chery na China…

1 dia ago

Honda HR-V Touring 2024: teste completo, consumo, ficha técnica

versátil, versão turbo tem bom desempenho mas custa quase R$ 200 mil O Honda HR-V…

2 dias ago

Polo, Strada e Onix: conheça os carros mais vendidos do Brasil em abril de 2024

Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…

3 dias ago

Bao 5: conheça o jipe da BYD com 686cv que vai estrear no país em 2025

SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…

3 dias ago

BYD Denza Z9 GT estreia com estilo de Porsche Panamera na China

Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…

1 semana ago

Lamborghini Urus não perde motor V8 em nova versão híbrida: conheça

Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…

1 semana ago

This website uses cookies.