João Tadeu da Silva, formado e pós-graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie, é vendedor por natureza, sempre ligado à arte de propagar e vender produtos e serviços e atua nesta área desde muito cedo.
No início da carreira, chegou a montar uma agência de publicidade, mas acabou dedicando sua vida profissional à sua grande paixão – a venda!
Toda a sua carreira profissional, está ligada ao setor automotivo. Iniciou sua trajetória, ainda nos anos 80, no Grupo Valeo, e desde então nunca mais abandonou essa área.
Acostumado a desafios, João Tadeu integrou e gerenciou equipes de vendas de importantes empresas do setor automotivo, sendo por último, a gerência comercial da Olimpus, na qual permaneceu por 6 anos. A Bosal, onde ele teve uma passagem no início dos anos 2000, hoje é sua representada. Ele também faz a gestão terceirizada do aftermarket da empresa, coordenando vendas e contratando representantes em todo o território nacional.
“Um desafio sempre renova a carreira e foi isso que busquei ao longo desses anos. Minha vontade sempre foi ter minha própria empresa de vendas”, afirma Tadeu.
Foi assim que, em 2006, ele fundou a JFK Representações, empresa que já nasceu com dois nomes fortes na carteira de representadas: Bosal e Stetsom. Hoje, a empresa também representa as marcas Kostal – Alarmes e Acessórios, Polidão e FIAMM.
No início, ela teve muitas dificuldades, como qualquer outra empresa, mas o seu grande diferencial foi – e ainda é – manter o nível qualificado do trabalho e o excelente relacionamento que conseguiu no mercado automotivo.
“Por onde passei deixei amigos, pessoas que conhecem e confiam no meu trabalho. Meu ‘network’ sempre foi grande e isso facilita muito o dia-a-dia de um vendedor”, afirma.
Outra característica de Tadeu é o perfil das empresas que representa. “Procuro trabalhar com aquelas que tenham um pensamento de negócio parecido com o meu, o de atuar em parceria, onde a fábrica, o representante e os clientes interagem. Ninguém caminha sozinho”.
A abertura às novidades e tecnologias de ponta tem se tornado cada vez mais importante nos dias atuais, onde a comunicação é instantânea e os grandes lançamentos se tornam obsoletos em questão de poucos meses.
“O mercado é dinâmico e tem urgência. O mais rápido vai engolir quem estiver parado. As renovações acontecem a todo instante e é preciso acompanhá-las para se manter ativo e qualificado no mercado de trabalho”. Claro que a rapidez da informação deve estar aliada a qualificação, planejamento e organização.
Ainda segundo Tadeu, outra mudança que ocorreu com a representação comercial ao longo dos anos foi a aproximação das cadeias. “Antes, cada um fazia a sua parte e a roda girava. Hoje o setor não caminha se não houver uma sinergia entre o fornecedor, representação, distribuidor e varejo. Todos precisam trabalhar juntos para que o setor se mantenha forte e a venda ativa”. O representante ainda afirma que só trabalha com empresas onde há essa sinergia. “Eu realmente gosto das empresas para as quais trabalho. Me sinto parte delas e gosto do ambiente criado. Acredito que se não tiver esse sentimento o trabalho também não será completo”.
Ainda tratando da questão da união entre os setores, João Tadeu vai além e afirma que durante muito tempo o setor de acessórios automotivos esteve apartado, mas que com o tempo isso tem mudado e provado que só com a união o segmento lucra e ganha mais espaço. “Um exemplo disso, é o ENAN (Encontro Nacional Automotivo de Negócios). Lá, em um mesmo ambiente, estão as principais empresas do setor e seus concorrentes, todos com um único objetivo, fazer negócios.”.
Para o representante, o mercado tem percebido e valorizado as boas ações. “Nós, empresários e consumidores brasileiros, temos aprendido a valorizar a qualidade. Se antes o mais importante era o preço, hoje a qualidade do produto e/ou serviço se sobressai. E mais do que isso, posso dizer que a ética e a transparência das informações tem conquistado cada vez mais espaço.”
Por tudo isso, a JFK Representações tem alguns lemas e o principal deles é: “É preciso ser profissional, ser transparente, ter ética e oferecer produtos de excelente qualidade, de forma justa e ainda que seja trabalhado de maneira conjunta”, afirma João Tadeu.
Outra característica importante da JFK é estar onde o cliente está. Por isso, o representante faz questão de participar de todos os eventos, sejam feiras, encontros nacionais ou regionais. “É importante se fazer presente”.
E por fim, é imprescindível atuar com responsabilidade, política comercial e transparência. “Não existe mais espaço para o meio termo, para o jeitinho. Hoje, o cliente valoriza qualidade e atendimento, porque já cansou de perder tempo e dinheiro. Por isso, ofereço produtos, serviços e atendimento de alta qualidade”.
Por: Denise Andrade
Fotos: Equipe AM
Mercado cresceu mais do que o esperado em função de um mês sem feriados como…
SUV da BYD é da marca FangchengBao e tem visual inspirado nos Defender da Land…
Mistura de perua esportiva com hatch chega a quase 1000cv de potência A primeira aparição…
Potência chega a 800cv e fica mais alta que as antigas versões Lamborghini Urus PHEV…
Rede de concessionários celebrou despedida do Camaro com grupo de colecionadores Camaro Collection em exposição…
SUV muda três anos após seu lançamento mantendo sua motorização 2.0 aspirada flex ou 1.8…
This website uses cookies.