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“Velocidade” é a palavra de ordem no ramo da representação

“É preciso ser profissional. Ser claro, honesto e oferecer um bom produto, de excelente qualidade, de forma justa e e ainda que seja trabalhado de maneira conjunta”

“É preciso ser profissional. Ser claro, honesto e oferecer um bom produto, de excelente qualidade, de forma justa e e ainda que seja trabalhado
de maneira conjunta”

João Tadeu da Silva, formado e pós-graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Mackenzie, é vendedor por natureza, sempre ligado à arte de propagar e vender produtos e serviços e atua nesta área desde muito cedo.

No início da carreira, chegou a montar uma agência de publicidade, mas acabou dedicando sua vida profissional à sua grande paixão – a venda!

Toda a sua carreira profissional, está ligada ao setor automotivo. Iniciou sua trajetória, ainda nos anos 80, no Grupo Valeo, e desde então nunca mais abandonou essa área.

Acostumado a desafios, João Tadeu integrou e gerenciou equipes de vendas de importantes empresas do setor automotivo, sendo por último, a gerência comercial da Olimpus, na qual permaneceu por 6 anos. A Bosal, onde ele teve uma passagem no início dos anos 2000, hoje é sua representada. Ele também faz a gestão terceirizada do aftermarket da empresa, coordenando vendas e contratando representantes em todo o território nacional.

“Um desafio sempre renova a carreira e foi isso que busquei ao longo desses anos. Minha vontade sempre foi ter minha própria empresa de vendas”, afirma Tadeu.

Foi assim que, em 2006, ele fundou a JFK Representações, empresa que já nasceu com dois nomes fortes na carteira de representadas: Bosal e Stetsom. Hoje, a empresa também representa as marcas Kostal – Alarmes e Acessórios, Polidão e FIAMM.

No início, ela teve muitas dificuldades, como qualquer outra empresa, mas o seu grande diferencial foi – e ainda é – manter o nível qualificado do trabalho e o excelente relacionamento que conseguiu no mercado automotivo.

“Por onde passei deixei amigos, pessoas que conhecem e confiam no meu trabalho. Meu ‘network’ sempre foi grande e isso facilita muito o dia-a-dia de um vendedor”, afirma.

Outra característica de Tadeu é o perfil das empresas que representa. “Procuro trabalhar com aquelas que tenham um pensamento de negócio parecido com o meu, o de atuar em parceria, onde a fábrica, o representante e os clientes interagem. Ninguém caminha sozinho”.

A abertura às novidades e tecnologias de ponta tem se tornado cada vez mais importante nos dias atuais, onde a comunicação é instantânea e os grandes lançamentos se tornam obsoletos em questão de poucos meses.

“O mercado é dinâmico e tem urgência. O mais rápido vai engolir quem estiver parado. As renovações acontecem a todo instante e é preciso acompanhá-las para se manter ativo e qualificado no mercado de trabalho”. Claro que a rapidez da informação deve estar aliada a qualificação, planejamento e organização.

Ainda segundo Tadeu, outra mudança que ocorreu com a representação comercial ao longo dos anos foi a aproximação das cadeias. “Antes, cada um fazia a sua parte e a roda girava. Hoje o setor não caminha se não houver uma sinergia entre o fornecedor, representação, distribuidor e varejo. Todos precisam trabalhar juntos para que o setor se mantenha forte e a venda ativa”. O representante ainda afirma que só trabalha com empresas onde há essa sinergia. “Eu realmente gosto das empresas para as quais trabalho. Me sinto parte delas e gosto do ambiente criado. Acredito que se não tiver esse sentimento o trabalho também não será completo”.

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Ainda tratando da questão da união entre os setores, João Tadeu vai além e afirma que durante muito tempo o setor de acessórios automotivos esteve apartado, mas que com o tempo isso tem mudado e provado que só com a união o segmento lucra e ganha mais espaço. “Um exemplo disso, é o ENAN (Encontro Nacional Automotivo de Negócios). Lá, em um mesmo ambiente, estão as principais empresas do setor e seus concorrentes, todos com um único objetivo, fazer negócios.”.

Para o representante, o mercado tem percebido e valorizado as boas ações. “Nós, empresários e consumidores brasileiros, temos aprendido a valorizar a qualidade. Se antes o mais importante era o preço, hoje a qualidade do produto e/ou serviço se sobressai. E mais do que isso, posso dizer que a ética e a transparência das informações tem conquistado cada vez mais espaço.”

Por tudo isso, a JFK Representações tem alguns lemas e o principal deles é: “É preciso ser profissional, ser transparente, ter ética e oferecer produtos de excelente qualidade, de forma justa e ainda que seja trabalhado de maneira conjunta”, afirma João Tadeu.

Outra característica importante da JFK é estar onde o cliente está. Por isso, o representante faz questão de participar de todos os eventos, sejam feiras, encontros nacionais ou regionais. “É importante se fazer presente”.

E por fim, é imprescindível atuar com responsabilidade, política comercial e transparência. “Não existe mais espaço para o meio termo, para o jeitinho. Hoje, o cliente valoriza qualidade e atendimento, porque já cansou de perder tempo e dinheiro. Por isso, ofereço produtos, serviços e atendimento de alta qualidade”.

Por: Denise Andrade

Fotos: Equipe AM

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