Últimas Notícias

VW diminuirá produção em São Bernardo do Campo por falta de peças

Segundo sindicato local fábrica terá apenas um turno e terá lay-off

Produção em turno único deve começar a partir de novembro

O complexo industrial da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no grande ABC, terá lay-off e irá funcionar em turno único. Com isso, 1,5 trabalhadores terão a suspensão temporária do contrato de trabalho. A montadora teve que tomar essa atitude por causa da falta de semicondutores, que tem paralisado produções no Brasil e no Mundo. Na fábrica paulista são produzidos os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. Essa informação foi divulgada pelo site Automotive Business, que ouviu o sindicato local.

Novo Polo! Kit Farol de Milha/Neblina com Daylight, da Suns. Veja o vídeo!

Essa suspensão de contrato de trabalho deve ser por dois ou cinco meses. Já a produção em turno único deve começar a partir de novembro. Além disso, a montadora alemã já sofreu com outras paralisações por falta de peças nas fábricas de Taubaté, no interior de São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. Nessas unidades são produzidos o Gol, o Voyage, o T-Cross, além do extinto Fox.

Essa suspensão de contrato de trabalho deve ser por dois ou cinco meses

Crise global por falta de equipamentos eletrônicos
Não é apenas a Volkswagen que sofre com a falta de semicondutores. Outras montadoras também têm tido problemas por conta da carência do componente tecnológico. A Chevrolet ficou um longo tempo paralisada, o que derrubou as vendas do Onix e Onix Plus, que só no mês passado voltou a ser produzido. O Tracker, que também tinha bons números de vendas, também foi prejudicado por não ter peças na linha de montagem.

10 acessórios indispensáveis para o novo VW Nivus. Veja o vídeo!

Além dessas duas, a Honda, a Hyundai, a Renault, a Fiat, entre outras, já sofreram por conta dessa crise global. É importante ressaltar, que esse problema teve início com a pandemia de COVID-19, pois a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender o forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo neste período. Desta forma, o setor automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns que afetaram todos os países, suspendeu encomendas destes equipamentos geralmente de origem asiática.

Marca já paralisou a produção do Gol neste ano

Contudo, com crescimento das vendas de veículos as fábricas de componentes eletrônicos não conseguiram dar conta da demanda do segmento automotivo. Por isso, os componentes demoram a chegar às fabricantes de automóveis, o que tem comprometido a produção de carros.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de outubro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Marcos Camargo

Recent Posts

Acessórios podem reduzir vida útil da bateria do carro: veja como evitar

Soleiras iluminadas, multimídias com alta resolução e sistema de som de alta performance demandam atenção…

3 semanas ago

Mercedes E53 AMG: novo esportivo é o primeiro sedã híbrido plugin da marca

Sedã promete desempenho e economia a bordo com impulso elétrico A Mercedes Benz vem descobrindo…

3 semanas ago

Mercedes Sprinter ganha tela colorida e outras novidades na linha 2025

Motor não muda e preços partem de R$ 250 mil: veja as novidades no site…

4 semanas ago

Texnologia de painéis pode mudar conceito de acessórios para carro

Painel holográfico foi apresentado pela Hyundai em conjunto com a Zeiss Depois das multimídias e…

4 semanas ago

Chery vai lançar picape híbrida em 2025 para brigar com Hilux e Ranger

Picape será 4x4 e terá motor 1.5 ou 2.4 turbo. Por Marcos Camargo Jr Depois…

4 semanas ago

Veja os carros para PCD com mais descontos em outubro

Versa, Compass, Pulse e outros carros vendidos com desconto de fábrica além das isenções de…

1 mês ago

This website uses cookies.