Home / Veículos / Carros / Volkswagen não produzirá mais o Fox após 18 anos de mercado

Volkswagen não produzirá mais o Fox após 18 anos de mercado

Hatchback teve 1,8 milhão de unidades produzidas e 1,3 milhão de unidades vendidas no Brasil

Modelo compacto foi projetado a partir do conceito Designed Around the Passenger

A Volkswagen informou que não fabricará mais o Fox após 18 anos de mercado. Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, o modelo teve 1,8 milhão de unidades fabricadas e 1,3 milhão de unidades vendidas ao longo destes anos. Veja a trajetória do carro que teve várias versões.

Modelo tinha configuração de duas portas

Lançado em 2003, o modelo compacto foi projetado a partir do conceito Designed Around the Passenger, em português, desenhado em torno do passageiro. Deste modo, foi desenvolvido “de dentro para fora”. Por isso, o carro tem como característica a posição mais elevada de dirigir, além de ter um bom aproveitamento do espaço interno mantendo suas dimensões compactas.

SpaceCross chegou ao mercado nacional em 2011

Com o passar dos anos e o sucesso de vendas a montadora lançou outras configurações do carro como o CrossFox, que foi lançado em 2005 no mercado brasileiro. A versão aventureira contava com detalhes exclusivos e o marcante estepe colocado na tampa do porta-malas. Por causa do seu estilo, talvez esse modelo seja o primeiro “SUV compacto” da marca no país para rivalizar com modelos com a mesma proposta da concorrência e também com o Ford EcoSport.

Volkswagen também lançou a perua SpaceFox em 2006

A Volkswagen também lançou a perua SpaceFox em 2006. Com o sucesso, o veículo ganhou uma nova opção em 2011, a SpaceCross, que assim como, o CrossFox, contava como detalhes aventureiros exclusivos.

Transmissão podia ser manual de cinco velocidades ou i-motion, que é um câmbio automatizado

Ao longo dos anos o Volkswagen Fox foi equipado com motor EA111 de 1.0 de 71 cv com 9,1 kgfm de torque. Também tinha o propulsor EA111 de 1.6, que entrega 104 cv com torque de 15,4 kgfm. Além disso, o modelo foi o primeiro da marca a ter um trem de força de três cilindros de 1.0 litros de 12V de 82 cv com torque de 9,7 kgfm. A transmissão podia ser manual de cinco velocidades ou i-motion, que é um câmbio automatizado.

Carro tem como característica a posição mais elevada de dirigir

Antes de sair de linha, o Volkswagen Fox podia ser comprado por R$ 61.690 na configuração Connect e por R$ 67.430 na versão Xtreme. As duas são equipadas com propulsor de 1.6 litro, que rende 104 cv com câmbio manual de cinco velocidades.

Antes de sair de linha modelo era vendido na versão Xtreme por R$ 67.430

É importante destacar que o Gol continua firme e forte e não sairá tão cedo de linha embora a Volkswagen esteja com dificuldades de fornecimento de peças para abastecer a fábrica de Taubaté onde o compacto veterano é feito. Atualmente, o modelo é vendido a partir de R$ 65.590.

Modelo tem um bom aproveitamento do espaço interno mantendo suas dimensões compactas

Já para o lugar do CrossFox, o T-Cross é o verdadeiro SUV compacto da montadora assim como o Nivus, ambos fabricados sob a plataforma MQB.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de outubro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Comente esta matéria

Fique tranquilo: o seu endereço de e-mail é apenas para controle interno e não será publicado. Os campos marcados são de preenchimento obrigatório! *

*

Voltar ao topo