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VW diminuirá produção em São Bernardo do Campo por falta de peças

Segundo sindicato local fábrica terá apenas um turno e terá lay-off

Produção em turno único deve começar a partir de novembro

O complexo industrial da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, no grande ABC, terá lay-off e irá funcionar em turno único. Com isso, 1,5 trabalhadores terão a suspensão temporária do contrato de trabalho. A montadora teve que tomar essa atitude por causa da falta de semicondutores, que tem paralisado produções no Brasil e no Mundo. Na fábrica paulista são produzidos os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. Essa informação foi divulgada pelo site Automotive Business, que ouviu o sindicato local.

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Essa suspensão de contrato de trabalho deve ser por dois ou cinco meses. Já a produção em turno único deve começar a partir de novembro. Além disso, a montadora alemã já sofreu com outras paralisações por falta de peças nas fábricas de Taubaté, no interior de São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. Nessas unidades são produzidos o Gol, o Voyage, o T-Cross, além do extinto Fox.

Essa suspensão de contrato de trabalho deve ser por dois ou cinco meses

Crise global por falta de equipamentos eletrônicos
Não é apenas a Volkswagen que sofre com a falta de semicondutores. Outras montadoras também têm tido problemas por conta da carência do componente tecnológico. A Chevrolet ficou um longo tempo paralisada, o que derrubou as vendas do Onix e Onix Plus, que só no mês passado voltou a ser produzido. O Tracker, que também tinha bons números de vendas, também foi prejudicado por não ter peças na linha de montagem.

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Além dessas duas, a Honda, a Hyundai, a Renault, a Fiat, entre outras, já sofreram por conta dessa crise global. É importante ressaltar, que esse problema teve início com a pandemia de COVID-19, pois a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender o forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo neste período. Desta forma, o setor automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns que afetaram todos os países, suspendeu encomendas destes equipamentos geralmente de origem asiática.

Marca já paralisou a produção do Gol neste ano

Contudo, com crescimento das vendas de veículos as fábricas de componentes eletrônicos não conseguiram dar conta da demanda do segmento automotivo. Por isso, os componentes demoram a chegar às fabricantes de automóveis, o que tem comprometido a produção de carros.

Acompanhe as últimas notícias do mercado automotivo no site da revista AutoMOTIVO, na nova edição de outubro, nas redes sociais e também no canal do Youtube da TV AutoMOTIVO.

Marcos Camargo

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